Tamanho do texto

Campanhas de fim de ano da TV Globo estão no ar há 40 anos. Relembre as mais marcantes

Roberto Carlos e Regina Duarte nos bastidores das gravações da campanha de fim de ano da TV Globo
TV Globo
Roberto Carlos e Regina Duarte nos bastidores das gravações da campanha de fim de ano da TV Globo


"Hoje, é um novo dia, de um novo tempo, que começou..." Quem estava ligado na Globo em algum fim de ano entre 1971 e 2011, certamente se lembra desta canção. E quem não estava? Sendo assim, é quase em coro que os brasileiros ecoam o marcante refrão: "Hoje a festa é sua, hoje a festa é nossa, é de quem quiser, quem vier..." Em 2011, a música ganha status de hino, sendo cantada pelo mais popular cantor  do Brasil: Roberto Carlos .

Leia também: Roberto Carlos: "Senti falta de gravar o especial de fim de ano"

Cantando diante de um grande elenco, o ídolo é o destaque da campanha de fim de ano da Globo para o Reveillon 2012. Na primeira parte da campanha, apresentadores da casa fazem dublê de atores, interpretando personagens populares: Xuxa é a babá, Fausto Silva é o garçom, Ana Maria Braga faz a cozinheira, William Bonner é o carteiro, entre outros.

Xuxa interpretou uma babá na vinheta de fim de ano da emissora
TV Globo
Xuxa interpretou uma babá na vinheta de fim de ano da emissora

Logo depois, Roberto Carlos aparece entoando a famosa canção, e atrás dele o elenco de astros e estrelas da emissora também cantarola a letra de "Um Novo Tempo", canção composta por Nelson Motta e os irmãos Marcos Valle e Paulo Sérgio Valle em 1971, para ser o fundo musical da primeira campanha de fim de ano que a Globo colocou no ar. Na época, em preto e branco, os atores e atrizes do elenco da emissora, vestindo roupas elegantes, cantavam a canção em um palco.

Roberto Carlos canta
TV Globo
Roberto Carlos canta "Um Novo Tempo", assistido pelo elenco de estrelas da Globo

De lá para cá, as campanhas foram se sofisticando, e algumas marcaram época - quase todas trouxeram como tema musical "Um Novo Tempo". Relembre a seguir as mais inesquecíveis nesses 40 anos.

1978
1979 seria o Ano Internacional da Criança. Antenada com a data, a campanha global do final de 78 trazia o elenco da emissora contracenando com uma multidão de crianças. Rodada em película de cinema, a campanha mostrava os atores brincando em um parque de diversões, ao lado dos pequeninos. O elenco do "Sítio do Picapau Amarelo" da época aparece em destaque, assim como as atrizes Sônia Braga e Joana Fomm , estrelas de "Dancin' Days", o grande sucesso daquele momento - as duas surgem carregando crianças em plena discoteca, cenário da novela. O arranjo da música também acompanhou a moda e veio em ritmo de discoteca.

1985
No final de 85, "Roque Santeiro" era o grande sucesso da TV brasileira - atualmente, a novela está no ar em reprise no Canal Viva . Portanto, a Globo optou por colocar o elenco da novela no cenário principal da história: a praça de Asa Branca. A vinheta mostrava os personagens correndo para a praça, e caía a noite. Via-se então a praça toda iluminada com luzes natalinas, e os atores da novela cantando "Um Novo Tempo".

1989
"Não tem pra ninguém, a Globo 90 é nota 100!" Essa era a música tema no final de 89, descartando a clássica "Um Novo Tempo". A Globo se preparava para comemorar 25 anos em 1990, e a campanha trazia o gigantesco elenco de estrelas da casa, dividido em setores, cada um vestindo uma cor. É até hoje uma das mais emocionantes. Vale a pena ver de novo no YouTube, e constatar que muitos astros continuam no ar na Globo. Os penteados são uma atração à parte.

1991
"Invente, tente, faça um 92 diferente". Novamente a emissora inovava. A ideia era mostrar os artistas da Globo desempenhando funções artísticas inusitadas. Assim, Fátima Bernardes fazia um número de sapateado, Adriana Esteves dançava ballet, Glória Maria cantava. E Xuxa surgia fantasiada de diva negra, estrelando um dueto ao lado de Grande Otelo : o samba "Boneca de Piche".

1992
No final de 92, a Globo trouxe uma campanha que lembra um pouco a atual, de 2011. Cada vinheta mostrava um setor do trabalho brasileiro. Ao final, um dos astros da emissora mostrava o rosto, revelando fazer parte daquele universo. Assim, Renato Aragão era bombeiro, Tony Ramos vivia um lixeiro, Andréa Beltrão era secretária, Xuxa trabalhava em uma construção.

Leia também: Xuxa recebe convidados famosos em show beneficente de Natal

Serginho Groisman encarna um sorveteiro na campanha 2011, uma ideia semelhante à campanha de 1992
TV Globo
Serginho Groisman encarna um sorveteiro na campanha 2011, uma ideia semelhante à campanha de 1992

1996
No final de 96, as vinhetas mostravam imagens de crianças em preto e branco. As imagens iam se transformando, revelando quem eram aqueles pequenos: futuros astros da emissora, como Regina Duarte, Glória Pires , Tarcísio Meira e Fátima Bernardes.

Leia também: Fátima Bernardes se despede do "Jornal Nacional"

Ana Maria Braga vive a cozinheira na vinheta de final de ano
TV Globo
Ana Maria Braga vive a cozinheira na vinheta de final de ano

2000

A campanha, marcando os 35 anos da Globo, mostrava grandes momentos da história da emissora. E depois surgia o habitual encontro dos artistas da casa, brindando com champanhe em clima de Reveillon.

Ao final da campanha 2011, Roberto Carlos aplaude o elenco e é aplaudido
TV Globo
Ao final da campanha 2011, Roberto Carlos aplaude o elenco e é aplaudido