Hubs de Gente

enhanced by Google
 

Susana Vieira

Posição no Ranking dos famosos:
Compartilhar:
  • Nome

    Susana Vieira

  • Idade

    68 anos (23/08/1942)

  • Naturalidade

    São Paulo (SP)

  • Signo

    Virgem

  • Status

    namorando Sandro Pedroso

Suzana se formou bailarina. O balé abriu portas para virar atriz na TV Tupi nos anos 60. Passou pela TV Excelsior antes de ir para a Globo, nos anos 70, onde está até hoje, com um dos maiores salários da emissora. Casou-se três vezes, a última, com um policial 28 anos mais jovem que morreu de overdose durante a separação. Suzana lançou um CD em 2010.

Ler biografia completa

FAMOSOS RELACIONADOS

  • Antônio Fagundes
  • Regina Duarte
  • Gabriela Duarte
  • Ana Maria Braga
  • Marcello Antony
  • Carolina Dieckmann

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Todas as notícias

Suzana Vieira no Twitter

  • AtarYeah @GirlAcid São as divas: Vera fisher, Suzana Vieira, Ana Maria Braga e Hebe.
  • AtarYeah @GirlAcid É são as divas: Vera fisher, Suzana Vieira, Ana Maria Braga e Hebe.
  • liviodiaraujo Luan Santana fazendo propaganda de Asepsia é meio que Suzana Vieira fazendo propaganda de Corega, né não?!
  • liviodiaraujo Luan Santana fazendo propaganda de Asepsia é meio que Suzana Vieira fazendo propaganda de Corega, né não?!
  • ju_09 Você vai ao programa da Oprah e ganha um tênis exclusivo da Nike e um relógio. Você vai ao Faustão e ganha a Suzana Vieira pagando peitinho.
  • AtarYeah @GirlAcid São as divas: Vera fisher, Suzana Vieira, Ana Maria Braga e Hebe.
  • AtarYeah @GirlAcid É são as divas: Vera fisher, Suzana Vieira, Ana Maria Braga e Hebe.
  • matheus_fabio Ri muito com o video de suzana vieira cantando kkkkkkk..... é o Brasil em cena como diz a capa do cd!!!
  • eniohumberto faustão ta fazendo a linha suzana vieira #interrompendopqelenaotempacienciacominiciantes
Siga o Twitter do iG Gente

Biografia completa de Susana Vieira

BIOGRAFIA

A jovem Sonia Maria Vieira Gonçalves teve educação esmerada. É filha de Marius Vieira Gonçalves, adido militar da embaixada brasileira em Buenos Aires, e da funcionária da embaixada Maria da Conceição Gonçalves. A família, formada por Sonia e os irmãos Sérgio, Sérvulo, Suzana (também atriz, conhecida como Suzana Gonçalves) e Sandra chegaram a morar em Londres e outros países. Sonia, que adotou o nome da irmã Suzana para a vida artística, fala vários idiomas e estudou balé. Apresentou-se no Teatro Cólon de Buenos Aires e formou-se bailarina clássica pelo Theatro Municipal de São Paulo.

Em 1961, casou-se com Régis Cardoso (1934-2005), então diretor que na época atuava na extinta TV Tupi (Canal 4). Em 1963 ela integrava o corpo de baile da emissora, acompanhando números musicais, quando o então diretor Cassiano Gabus Mendes (1929-1993) a considerou uma mulher bonita. Fez alguns pequenos papéis, mas a carreira não foi em frente, em parte por intervenção do marido, que a queria como dona de casa. Suzana teve seu filho único, Rodrigo Otávio Vieira Cardoso (19.09.1964).

E partiu para a hoje extinta TV Excelsior (Canal 9), onde começou a trabalhar em 1966, nas novelas “Almas de Pedra”, as “Minas de Prata” e “Ninguém Crê em Mim”, sempre sob direção de Walter Avancini. A carreira na TV Tupi viria em 1967, com a novela “Estrelas no Chão”. Mas parece que a carreira de Suzana seria mais promissora na TV Excelsior: de lá veio seu primeiro papel como protagonista em “A Pequena Karen”.

Passou a integrar o elenco da Rede Globo em 1970. O divórcio com Régis Cardoso, que já integrava o corpo de diretores da emissora, aconteceu em 1972.

A carreira de Suzana Vieira deslanchou. Fez interpretações que lhe renderam premiações da Associação Paulista de Críticos de Arte (APCA) em 1975 e 1976, nas telenovelas “O Espigão” e “Escalada”, respectivamente. As novelas eram dirigidas por Régis Cardoso e escritas por Cassiano Gabus Mendes, seus amigos de longa data. Mas a primeira protagonista na TV Globo foi a vilã Nice, de “O Anjo Mau”. A babá ambiciosa e bela vivida por Suzana Vieira contaminou as multidões. Ela chegou a apanhar na rua, e um abaixo-assinado exigiu que o autor da novela – Cassiano Gabus Mendes – matasse a heroína no final, o que acabou acontecendo.

Vieram outras protagonistas como Marina Steen, de “A Sucessora”. Em 1981, Suzana Vieira posou nua na extinta revista “Status Plus”; em 1985 participou de um ensaio na revista “Playboy”, mas não chegou a ser capa. Em 1983, Suzana Vieira aceitou o convite para trabalhar numa novela mexicana, “Profesión: Señora”.

Depois disso, interpretou papéis na TV Globo, mas de menor expressão. O ostracismo acabou em 1995, com o sucesso de “A Próxima Vítima”, uma espécie de thriller cheio de assassinatos escrito por Silvio de Abreu que contaminou o público. Suzana estava linda, com seus cabelos cacheados. Outro papel de destaque foi o de Lorena, de “Mulheres Apaixonadas”, de 2003, uma mulher madura e linda que vive um romance com um rapaz mais jovem. Depois veio o sucesso como Do Carmo, a nordestina batalhadora em “Senhora do Destino”. Conta a história que ofereceram os dois papéis a Suzana: ela poderia ser a mocinha Do Carmo ou a vilã Nazareh Tedesco (Renata Sorrah fez o papel). Ela ficou com a mocinha, e Renata faturou todos os prêmios de melhor atriz do ano.

Suzana Vieira está completando 50 anos de carreira gravando uma novela em Portugal, “Caminho da Felicidade”, que tem a supervisão de Aguinaldo Silva e é uma coprodução entre a SIC e a TV Globo. Ela fará o papel de Lara Romero, já conhecido, porque Suzana o interpretou na minissérie “Cinquentinha” (2009). A personagem Lara Romero é uma atriz trapalhona que vivia escondendo a idade. Seu par romântico é seu namorado na vida real, o também ator Sandro Pedroso. Recentemente Suzana atacou de cantora e gravou um CD com 12 trilhas de novelas.

 

<span>O primeiro papel de destaque de Susana Vieira foi a ambiciosa babá Nice, de "Anjo Mau", em 1976. Dai pra frente, a atriz foi ganhando cada vez mais reconhecimento</span> - <strong>Foto: Reprodução</strong> <span>Inesquecível para os fãns de Susana Vieira é a personagem Branca Letícia de Barros Mota de "Por Amor"</span> - <strong>Foto: Reprodução</strong> <span>Susana se casou com o policia Marcelo Silva em 2006, e depois da descoberta de traição dele, em 2008 se separaram. No mesmo ano Marcelo morreu de overdose</span> - <strong>Foto: AgNews</strong> <span>Depois de anos de profissão, Susana fez grandes amigos, como a atriz Carolina Dieckmann, que viveu a filha de Susana em "Senhora do Destino"</span> - <strong>Foto: Divulgação</strong> <span>Depois do tumultuado relacionamento com Marcelo Silva, Susana se reergueu e conheceu o mágico Sandro Pedrosa</span> - <strong>Foto: AgNews</strong> <span>E com Sandro, Susana estreou sua primeira novela internacional, "Laços de Sangue"</span> - <strong>Foto: Divulgação</strong>

 

Telenovelas

1962 – A Noite Eterna
1962 – A Única Verdade
1963 – Terror nas trevas
1966 – A Pequena Karen
1967 – Estrelas no Chão
1968 – A Última Testemunha
1968 – Amor Sem Deus
1968 – Os Tigres
1969 – Algemas de Ouro
1969 – Seu Único Pecado
1970 – As Bruxas
1970 – Pigmaleão 70
1971 – Minha Doce Namorada
1972 – O Bofe
1974 – O Espigão
1975 - Escalada
1976 – Anjo Mau
1976 – Duas Vidas
1978 – A Sucessora
1978 – Te Contei?
1979 – Os Gigantes
1981 – Baila Comigo
1982 – Elas por Elas – participação especial
1983 – Profésion: Señora
1984- Partido Alto
1985 – Um Sonho a Mais
1985 – Ti Ti Ti
1986 – Cambalacho
1987 – Bambolê
1989 – O Salvador da Pátria
1993 – Fera Ferida
1995 – A Próxima Vítima
1996 – Vira-Lata
1997 – Salsa e Merengue
1997 – Por Amor
1998- Anjo Mau (participação especial)
1999- Andando Nas Nuvens
2001- A Padroeira
2003 – Mulheres Apaixonadas
2004 – Senhora do Destino
2007 – Paraíso Tropical
2007 – Duas Caras
2009- Caminho das Índias
2010 – Laços de Sangue (como Lara Romero)


Minisséries e seriados

1982 – Quem Ama Não Mata
1990 – Boca do Lixo
1990 – Delegacia de Mulheres
1992 – Anos Rebeldes
1996 – Sai de Baixo
1999 – Chiquinha Gonzaga
2006 – Minha Nada Mole Vida
2006 – Sob Nova Direção
2009- Zorra Total
2009 – A Turma do Didi
2009 – Casseta e Planeta
2009 – Cinquentinha

Suzana Vieira emprestou o nome da irmã para ser atriz. Diz que lhe deu sorte. Ao contrário da irmã, tão bonita e talentosa quanto ela, conhecida como Suzana Gonçalves, que teve um nódulo nas cordas vocais e perdeu a voz. Hoje é fazendeira em Rondônia.

O primeiro marido de Suzana foi Régis Cardoso (1934-2005), com quem ela se casou em 1961, e que não parecia muito contente com a carreira da atriz nos primeiros tempos. Quis que ela largasse tudo para ser apenas dona de casa, o que não aconteceu. Em 1964, Suzana teve seu primeiro e único filho, Rodrigo Otávio Vieira Cardoso, nascido em 19 de setembro de 1964. Tem dois netos, Bruno e Rafael.

Separou-se de Régis Cardoso amigavelmente em 1972. Teve relacionamentos, mas só voltou a se casar em 1986, com Carson Gardeazabal, de quem se separou em 2003. Três anos depois, em 30 de setembro de 2006, casou-se novamente com o policial militar Marcelo Silva, 38 anos, que ela conhecera no início daquele ano, quando foi madrinha da bateria da escola de samba Grande Rio. Marcelo fazia a segurança da agremiação.

Em dezembro de 2006, começaram os escândalos. Marcelo foi preso em flagrante, acusado de depredar um quarto de motel, onde estava ao lado de uma mulher, supostamente garota de programa. Foi perdoado por Suzana Vieira, mas expulso da Polícia Militar.

Nos dois anos que se seguiram de casamento, foi flagrante a alteração física da atriz, que engordou e apareceu nas telas visivelmente abatida. Em meados de 2008, novo escândalo: a atriz teria se separado de Marcelo Silva ao descobrir um romance dele com a estudante Fernanda Cunha, de 24 anos. Fernanda e Marcelo começaram a dar entrevistas em programas de TV, em diversas emissoras, cobrando cachês e tentando obter alguma notoriedade. Foram execrados publicamente pela apresentadora Ana Maria Braga, em seu programa matinal “Mais Você” do dia 24 de novembro na TV Globo, que chamou Marcelo de “lixo”.

Dias depois, em 11 de dezembro de 2008, Marcelo Silva morreu por overdose de cocaína após uma série de alucinações, no estacionamento do Hotel Transamérica, no Rio de Janeiro. Fernanda Cunha estava ao lado dele e não conseguiu perceber o que acontecia com o policial. Foi a mãe do rapaz que buscou socorro dos bombeiros. Suzana Vieira foi ao velório, mas não atendeu a familiares do ex-policial.

Refeita da tragédia, Suzana namora o ator e mágico Sandro Pedroso, 25 anos, com quem contracena na novela portuguesa “Caminho da Felicidade”, coprodução entre a SIC e a TV Globo.

Além do escândalo do último casamento, Suzana também ocupou o noticiário nos últimos anos por conta do seu temperamento explosivo. Em 2006, Suzana Vieira resolveu discutir em cena os critérios dos jurados do quadro “Dança no Gelo”, em que atores realizam a façanha de dançar de patins no gelo, no programa “Domingão do Faustão”.

Em maio de 2009, quando gravava uma participação especial no “Programa do Didi”, interrompeu Geovana Tominaga, repórter do “Vídeo Show” que estava fazendo uma entrevista, agarrou o microfone e disse que “não tinha paciência com quem estava começando”. A gafe causou o cancelamento de sua participação no programa “Estrelas”, de Angélica, como uma espécie de punição à atriz pela atitude explosiva.

Em 2010, estava em “Nova Jerusalém”, pronta para viver o papel de Maria na “Paixão de Cristo”, espetáculo que atrai milhares de pessoas ao interior do Estado de Pernambuco, quando esbravejou: “isto aqui é uma selva. Eu só consigo me comunicar com meu namorado com sinais de fumaça e tambores”. Os nordestinos da região sentiram-se ofendidos.
 

Ver de novo