Tamanho do texto

Seja na TV fechada, na TV aberta ou nos serviços de streaming, o sexo e a nudez são recursos bastante utilizados em séries

Quem gosta de assistir séries sabe que o sexo é um tema recorrente em boa parte das produções. Em algumas, as cenas de nudez são compreensíveis e adicionam muita coisa às tramas, mas, em outros, elas parecem estar ali só para gerar buzz nas redes sociais.

Leia também: Tudo o que você precisa saber sobre as 14 produções brasileiras da HBO

Cena de
Reprodução/HBO
Cena de "Girls", série da HBO que acabou nesse domingo (16)

Outra impressão que os fãs de séries têm é de que alguns canais gostam mais de fazer produções mais adultas do que outros, principalmente os das TVs fechadas no Brasil e nos EUA.

Um desses canais é a HBO . Nesse domingo (16), a emissora encerrou uma de suas produções que eram recheadas de cenas adultas, "Girls" . Criada e protagonizada por Lena Dunham, a série contava a história de quatro garotas de Nova York, focando em seus dramas.

#Repost @hbo with @repostapp ・・・ When in doubt: dance.

Uma publicação compartilhada por Girls on HBO (@girlshbo) em

A série teve muitas cenas controversas, entre elas a de um beijo grego, que mostrou a personagem Marnie recebendo sexo oral no ânus. Outras cenas também geraram bastante polêmica, como a de sexo explícito logo no primeiro episódio, e outras envolvendo a protagonista Lena Dunham.

Leia também: Oito produções originais que colocam em xeque a qualidade da Netflix

Entretanto, as cenas de sexo e nudez em "Girls" tinham um propósito. A maioria delas não pareciam deslocadas no episódio e faziam algum sentido na trama, algo que não acontece em outras produções da HBO, por exemplo.

Em "Game of Thrones", o maior sucesso do canal, algumas cenas de sexo parecem estar ali apenas para chamar a atenção. Tanto que Emilia Clarke, que interpreta Daenerys Targaryen, se recusa a aparecer em cenas de nudez e é substuída por uma dublê de corpo em algumas delas.

As que trazem alguma novidade para a série são bem polêmicas. Entre as mais controversas, está um estupro cometido por Ramsay Bolton contra Sansa Stark, e uma cena de incesto entre os irmãos Cersei e Jamie Lannister.

Daenerys Targaryen

Uma publicação compartilhada por Game Of Thrones (@gameofthrones__hbo) em

Mesmo outras séries menos famosas, como "Insecure", "Big Little Lies" e "True Blood" também usam a nudez e o sexo como recursos. Em "Big Little Lies", por exemplo, uma cena de nudez frontal de Alexander Skarsgård chocou a internet.

Leia também: "A Culpa é do Cabral" e a celebração do humor brasileiro no Comedy Central

Brasil

Mas, no Brasil, alguns canais não ficam atrás das produções recheadas de cenas picantes. O GNT, por exemplo, tem algumas séries com cenas mais adultas. Em "Lúcia McCartney", minissérie do canal, uma cena de nudez de Eduardo Moscovis movimentou a web. "Espinosa", outra série da emissora, também chamou a atenção com cenas quentes.

7 DIAS BEATRIZ NADA SERÁ COMO ANTES

Uma publicação compartilhada por Bruna Marquezine ♡ (@brumarquezine) em

Na TV aberta, a Globo é pioneira nisso. As séries e novelas exibidas às 23h têm cenas mais adultas do que as novelas que passam mais cedo. Neste ano, sequências de nudez de Bruna Marquezine, em "Nada Será Como Antes", e Sophie Charlotte, em "Os Dias Eram Assim". viralizaram na web. Outra novela, "Liberdade, Liberdade", também fez sucesso com cenas quentes de Andreia Horta e Bruno Ferrari.

Streaming

Nos serviços de streaming, algumas produções também apelam para o sexo. Enquanto a Netflix tem séries como "Narcos" e "Easy", a Amazon Prime Video sai na frente nesse quesito.

@emrata as Alison in Episodes 5 "Art and Life" #easy #netflix #easynetflix #netflixoriginalseries #alison #emilyratajowski

Uma publicação compartilhada por Easy (@netflixeasy) em

Produções originais do Amazon Studios, "Transparent" e "Fleabag" são programas não recomendados para assistir em família. Tirando sarro de situações cotidianas, as cenas de sexo explícito são recorrentes na maioria dos episódios.

Leia também: "13 Reasons Why" e adaptações literárias que você talvez não conheça

Life is too short to live for others. #TransparentTV

Uma publicação compartilhada por Transparent (@transparentamazon) em

Seja na TV aberta, na TV fechada ou no streaming, as cenas de sexo e nudez são um recurso válido para as tramas das séries – mas, quando não são bem usadas, parecem mais um soft porn que pode ser exibido na televisão.