Exclusivo: o iG adianta trecho do livro “Medida Certa – Como Chegamos Lá!”, em que Renata e Zeca Camargo relatam bastidores da dieta

Renata Ceribelli antes e depois:
TV Globo
Renata Ceribelli antes e depois: "Os exercícios físicos são o segredo"

Renata Ceribelli: menos 12 quilos em seis meses
AgNews
Renata Ceribelli: menos 12 quilos em seis meses

 Seis meses após o fim do quadro "Medida Certa", no “Fantástico”, Renata Ceribelli segue emagrecendo. A fórmula do sucesso de seu novo corpo, muito mais delgado, é contado em forma de depoimento em “Medida Certa - Como chegamos lá!”, livro que escreveu a quatro mãos com Zeca Camargo . Em 272 páginas, eles revelam, alternando capítulos em forma de depoimentos, o que não foi ao ar no programa de TV: as angústias, a ansiedade e a reprogramação interna gerada por novos hábitos alimentares estão descritos na obra, lançamento da editora Globo que chega às livrarias em 14 de dezembro.

Siga o iG Gente no Twitter e acompanhe todas as notícias sobre sua estrela favorita

O iG Gente adianta na íntegra o capítulo que relata os acontecimentos da semana número 10 da dieta de Renata, em que a jornalista conta como lidou com a perda de peso: sua tímida comemoração quando tirava medidas, a relutância em usar roupas com manequim menor, a patrulha de mais de 2 milhões de espectadores e a demanda instantânea para entrevistas em revistas femininas e de boa forma. "Uma vez estava em um casamento e o garçom passava com a bandeja de champanhe direto por mim: ´Você não pode´, ele anunciava", lembra Renata, rindo. Ela também se apoiou no colega de batalha Zeca Camargo para enfrentar as situações que apareciam, conforme conta no livro, em trecho da semana 10 da dieta.

VEJA: 10 quilos mais magra, Renata recupera o guarda-roupa

LEIA MAIS: Renata Ceribelli: “A pior coisa é realmente não ter mais o domingo”

"Nesse aspecto, a convivência com o Zeca estava sendo um aprendizado. Ao menor sinal de vitória, ele curte, comemora, anuncia, exibe, grita para o mundo! Se passar por alguma privação, alguma dificuldade, imediatamente ele se presenteia e se apropria de todas as recompensas possíveis.Minha reação já é bem mais tímida. Como se tudo fosse uma obrigação e, portanto, não merecesse prêmios. Que atitude mais ditatorial comigo mesma! Isso me fez pensar muito durante esses noventa dias. Eu achava muito estranho o Zeca festejar tanto por tão pouco. Mas, entenda bem, “tão pouco” na minha visão autoritária comigo mesma. Fui descobrindo que ele estava certo. Tinha que comemorar. Estávamos numa luta enorme, com nossa vida exposta, trabalhando muito, conquistando novos hábitos, cativando o público e atraindo seguidores, e eu não conseguia me apropriar desse sucesso todo? "

LEMBRE: Antes e depois, as mudanças no corpo de Zeca Camargo

VEJA TAMBÉM: Renata Ceribelli sobe o caminho do Cristo Redentor de bicicleta

No quadro exibido de abril a junho deste ano, Renata emagreceu dez quilos e perdeu 13 centímetros de cintura. Foram 90 dias de regime, aliado à muita movimentação corporal. Em nenhum momento ela abandonou a disciplina. Assim que acabou a atração, Renata tirou férias de um mês e foi para a Europa. “Lá eu me permiti sair da rotina de vida! Apesar de ter bebido um pouco mais, e de lá ser mais difícil encontrar pão e arroz integral, consegui manter a rotina de exercícios. Em Paris, Budapeste e Londres eu andava muito de bicicleta, e isso me ajudou a não engordar. Os exercícios físicos são o segredo”, explica ela, que convive feliz com as vantagens da nova silhueta.

"Estar com o corpo mais leve faz muita diferença. O exercício rende mais, a preguiça vai embora, o bom humor impera. Eu estava com condicionamento físico, e os benefícios eram imensos. Quanto mais condicionada eu me sentia, mais vontade e disposição eu tinha para treinar."

LEIA TAMBÉM:  Renata Ceribelli e Zeca Camargo gravam quadro do "Fantástico"

Assim que chegou das férias, voltou a se pesar e não se decepcionou: perdeu bastante gordura, 12 quilos, e ganhou massa muscular, 4,2 quilos. “Depois do 'Medida Certa', minhas extravagâncias são bem comedidas e os doces não são problema. Mas acho gostoso tomar um vinho de vez em quando.” Os novos contornos do corpo são ideais para o posto que assumirá no próximo domingo (11) como apresentadora do "Fantástico", lugar que era de Patrícia Poeta. Segundo ela, sua nova figura não deve pegar o público de surpresa: "Acho que vai ser bem natural, as pessoas já estão acostumadas com a minha nova forma no vídeo".

Acompanhe mais algumas dicas que Renata comprovou na prática e também conta no livro: "Entendi algo que ainda estava confuso na minha cabeça. Devemos fazer, no mínimo, quatro refeições por dia, mas o ideal para quem quer perder peso são seis: café da manhã, lanche da manhã, almoço, lanche da tarde, jantar e ceia. O problema é que essa programação só pode ser cumprida por quem tem horário fixo: café da manhã por volta das 7 ou 8 horas; almoço entre 12 e 13 horas; lanche entre 15 e 16 horas; jantar por volta das 19 ou 20 horas; e ceia entre 22 e 23 horas. "

Renata Ceribelli: nova silhueta em capas de revistas
Divulgação
Renata Ceribelli: nova silhueta em capas de revistas

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.