Carlinhos Brown e Sérgio Mendes, indicados à "Melhor Canção Original", são os representantes do país na cerimônia deste ano

Neste domingo (26), os flashes estarão voltados para as estrelas de Hollywood que estarão na disputa pela estatueta do Oscar.

O Brasil, que já figurou entre os indicados várias vezes, ficou de fora da categoria de Melhor Filme Estrangeiro deste ano, mas não deixará de marcar presença na festa. A animação "Rio", de Carlos Saldanha , foi indicada na categoria  Melhor Canção Original, com a música "Real in Rio". A canção disputará o prêmio com "Man or Muppet", de Bret McKenzie , tema do filme "Os Muppets"

Siga o iG Gente no Twitter e receba as notícias das celebridades em tempo real

Carlinhos Brown e Sérgio Mendes , intérpretes de "Real in Rio", são os únicos representantes do País na cerimônia deste ano. Vários brasileiros já passaram pelo tapete vermelho e dividiram os holofotes com as estrelas e astros de Hollywood.

FOTOS: As transformações visuais das atrizes

De F ernanda Montenegro , indicada à Melhor Atriz por "Central do Brasil" em 1998, a Caetano Veloso , que se apresentou na premiação em 2003, relembre os brasileiros que já participaram do maior festa do cinema:

Sônia Braga, estrela do indicado
Divulgação/Getty Images
Sônia Braga, estrela do indicado "O Beijo da Mulher Aranha", compareceu à cerimônica em 1986
Em 1986, "O Beijo da Mulher Aranha" foi indicado em quatro categorias do Oscar, incluindo Melhor Filme. O filme impulsionou a carreira de Sonia Braga em Hollywood, que passou a atuar em várias produções por lá.

Na ocasião, a atriz, que estava no ápice de sua popularidade no Brasil depois de estrelar a novela "Gabriela", compareceu à cerimônia e roubou os holofotes no tapete vermelho, esbanjando sensualidade.

Diretor de
Reprodução
Diretor de "O Beijo da Mulher Aranha", Hector Babenco esteve na cerimônia de 1986 e viu William Hurt ganhar o prêmio de Melhor Ator pelo papel no filme

 "O Beijo da Mulher Aranha" foi um grande sucesso nas bilheterias americanas em 1985, fazendo com que Hector Babenco , diretor do filme, se tornasse um nome reconhecido mundialmente. O argentino naturalizado brasileiro esteve na cerimônia realizada no início de 1986 e viu, emocionado, William Hurt ganhar o Oscar de Melhor Ator por sua atuação no longa.

O papel rendeu a primeira indicação a um ator interpretando um homossexual. Em seu discurso de agradecimento, William mencionou os "brasileiros corajosos que ajudaram a realizar o filme", e ainda disse algumas palavras em português: "Saudade, Brasil".

Divulgação
"O Quatrilho" foi indicado ao Oscar de Melhor Filme Estrangeiro em 1996. Glória Pires e Patrícia Pillar foram à cerimônia do Oscar

 "O Quatrilho" foi indicado na categoria Melhor Filme Estrangeiro em 1996, mas perdeu para o russo "O Sol Enganador". O diretor do filme, Fábio Barreto , e as atrizes Glória Pires e Patrícia Pillar , marcaram presença na premiação.

Divulgação
"O que é isso companheiro?" concorreu à Melhor Filme Estrangeiro em 1998

 Em 1998 foi a vez do irmão de Fábio, Bruno Barreto , ter seu filme indicado ao Oscar. "O Que é isso companheiro?" concorreu na categoria Melhor Filme Estrangeiro. Mas não levou a estatueta dourada. O filme foi derrotado pelo checo "Kolya".

Fernanda Montenegro concorreu ao Oscar de Melhor Atriz por
Reprodução
Fernanda Montenegro concorreu ao Oscar de Melhor Atriz por "Central do Brasil" em 1999

Em 1999, o Brasil ficou torcendo para Fernanda Montenegro . Indicada na categoria de Melhor Atriz por "Central do Brasil", ela perdeu o prêmio para Gwyneth Paltrow , ganhadora por seu papel em "Shakespeare Apaixonado".

Fernanda compareceu à premiação na companhia de Walter Salles , diretor do filme, e do ator mirim Vinícius de Oliveira , seu colega de elenco no longa.

Ao lado de Lila Downs, Caetano Veloso cantou o tema do filme
Reprodução
Ao lado de Lila Downs, Caetano Veloso cantou o tema do filme "Friday" no Oscar de 2003
Caetano Veloso se apresentou na maior premiação do cinema em 2003. Ao lado da cantora mexicana Lila Downs , ele interpretou "Burn It Blue", música tema do filme "Frida", indicada como "Melhor Canção Original".

O longa recebeu mais cinco indicações, incluindo melhor atriz para Salma Hayek , mas levou apenas as estatuetas de Melhor Maquiagem e Melhor Trilha Sonora.

Caetano, foi aplaudido e agradeceu ao público em português, dizendo "obrigado".

Em 2004, Fernando Meirelles marcou presença no Oscar, concorrendo por Melhor Diretor por
Reprodução/Youtube
Em 2004, Fernando Meirelles marcou presença no Oscar, concorrendo por Melhor Diretor por "Cidade de Deus"

Fernando Meirelles disputou o prêmio de Melhor Diretor por "Cidade de Deus" na cerimônia de 2004 com grandes nomes do cinema. Peter Jackson acabou levando a estatueta por "O Senhor dos Anéis: O Retorno do Rei".

O filme brasileiro recebeu mais três indicações, mas não saiu vencedor em nenhuma das categorias. Fernando não pareceu muito surpreso com a derrota. “Venceu o que era lógico e razoável. A Academia criou esse prêmio para valorizar e promover o cinema americano. 'Cidade de Deus' era reconhecidamente a zebra mais listrada deste ano. Acho até que fomos longe", declarou o diretor à revista "IstoÉ" na ocasião.

_CSEMBEDTYPE_=inclusion&_PAGENAME_=gente%2FMiGComponente_C%2FConteudoRelacionadoFoto&_cid_=1597651327930 &_c_=MiGComponente_C Em 2005, Gisele Bundchen brilhou no tapete vermelho do Kodak Theater. A modelo acompanhou Leonardo DiCaprio , seu namorado na época, que foi indicado à Melhor Ator por "O Aviador". O vencedor na categoria foi Jamie Foxx , pelo filme "Ray", em que interpretou o músico Ray Charles .

_CSEMBEDTYPE_=inclusion&_PAGENAME_=gente%2FMiGComponente_C%2FConteudoRelacionadoFoto&_cid_=1597651328512 &_c_=MiGComponente_C

 Na última cerimônia do Oscar, em 2011, Camila Alves foi quem roubou os holofotes no tapete vermelho. A modelo brasileira acompanhou o marido, o ator americano Matthew McConaughey .

Em 2011, "Lixo Extraordinário', silme sobre o lixão carioca de Jardim Gramacho, concorreu ao Oscar de Melhor Documentário, mas perdeu para o americano "Inside Job".

Vik Muniz , diretor do documentário, marcou presença na premiação. _CSEMBEDTYPE_=inclusion&_PAGENAME_=gente%2FMiGComponente_C%2FConteudoRelacionadoFoto&_cid_=1597651328947 &_c_=MiGComponente_C

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.