Relembre as celebridades cujas vidas foram contadas nos sambódromos

Roberto Justus e Ticiane Pinheiro com a bandeira da Rosas de Ouro. A escola homenageia o empresário no carnaval 2012
Tiago Archanjo/AgNews
Roberto Justus e Ticiane Pinheiro com a bandeira da Rosas de Ouro. A escola homenageia o empresário no carnaval 2012


O carnaval 2012 está a todo vapor, e como já é tradição, algumas escolas de samba decidiram homenagear figuras famosas do cenário brasileiro. Em São Paulo são duas celebridades: o apresentador e empresário Roberto Justus e o ex-presidente Lula .

Veja também: Crimes, dramas, musas e paixões: os carnavais nas novelas

Justus é o homenageado da escola paulista Rosas de Ouro , que desfila nesta sexta-feira (17). "O Reino dos Justus" é o samba enredo, que descreve simbolicamente as origens do apresentador, desde a vinda de seus pais, nascidos na Hungria, para o Brasil. E o próprio Justus vai desfilar na avenida durante a passagem da Rosas de Ouro.

Ao lado de Marisa, Lula veste a camisa do Corinthians. A Gaviões da Fiel tem o ex-presidente como tema do carnaval 2012
Ricardo Stuckert/Instituto Lula
Ao lado de Marisa, Lula veste a camisa do Corinthians. A Gaviões da Fiel tem o ex-presidente como tema do carnaval 2012

Já a Gaviões da Fiel , que desfila neste sábado (18), elegeu o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva como tema. "Verás que um filho fiel não foge à luta - Lula, o retrato de uma nação" é o título do samba enredo, que conta sua saga política desde a infância, passando pelos tempos de operário.

Mas Lula não desfilará. Os médicos que acompanham o tratamento do ex-presidente - que luta contra um câncer na laringe - desaconselharam Lula a participar do desfile.

Escolher celebridades das artes, dos esportes, da TV e da política para serem temas de samba enredo já é uma prática comum no carnaval.

Relembre a seguir os famosos que já ganharam essa homenagem.

Leia também: Guilhermina Guinle e Dado Dolabella no Camarote Recife Antigo

Roberto Carlos

Roberto Carlos foi o homenageado da Beija Flor, campeã em 2011
AP
Roberto Carlos foi o homenageado da Beija Flor, campeã em 2011

Em 2011, o cantor ganhou o samba enredo " Roberto Carlos : A simplicidade do Rei", que deu a vitória à escola carioca Beija-Flor de Nilópolis . O astro desfilou em um carro alegórico, e várias personalidades amigas do Rei também surgiram na avenida: Hebe Camargo , Alcione, Fafá de Belém, Erasmo Carlos, Wanderléa, Zico , Edson Celulari e Cláudia Raia marcaram presença.

Veja também: Roberto Carlos cai no samba na quadra da Beija-Flor

Sílvio Santos

Sílvio Santos desfila em 2001 pela escola carioca Tradição
Reprodução
Sílvio Santos desfila em 2001 pela escola carioca Tradição

Dez anos antes, o carnaval de 2001 celebrou a vida de Silvio Santos . A escola carioca Tradição veio com o samba "Hoje é domingo, é a alegria, vamos sorrir e cantar!", contando com o próprio Sílvio desfilando no carro abre alas. Colegas do SBT também participaram: Gugu Liberato , Hebe Camargo - na época, contratada da emissora -, e até o lendário locutor Lombardi .

Detalhe: como os desfiles são transmitidos pela TV Globo, acabou ocorrendo um fato raro - Silvio Santos apareceu e foi assunto em plena tela da emissora concorrente.

E no carnaval deste ano, mais uma vez Silvio é celebrado: a Grande Rio terá um carro alegórico dedicado ao apresentador. Mas desta vez Silvio não estará presente. Para encarnar o animador, foi escolhido o humorista Ceará , do "Pânico na TV!", já acostumado a imitar Silvio na televisão.

Leia também: Sílvio Santos e os 30 anos de sua TV

Xuxa

Xuxa como destaque da Caprichosos de Pilares em 2004
Reprodução
Xuxa como destaque da Caprichosos de Pilares em 2004

Em 2004, a escola carioca Caprichosos de Pilares escolheu Xuxa como tema, com o enredo "Xuxa e seu reino encantado no carnaval da imaginação". A apresentadora desfilou no último carro, fechando o desfile. Apesar de muitos elogios, a escola amargou um 13º lugar.

Veja também: Xuxa ataca como atriz em "As Brasileiras"

Pelé

Em 2003, a escola paulista Barroca Zona Sul optou pelo Rei do Futebol. "De Três Corações a Coroação: Quem Sou Eu? Rei Pelé" era o samba, que pegou o 14o lugar.

O enredo da Caprichosos em 2004 era
Reprodução
O enredo da Caprichosos em 2004 era "Xuxa e seu reino encantado no carnaval da imaginação"

Dercy Gonçalves

Recentemente, Dercy Gonçalves foi tema da minissérie global "Dercy de Verdade". Mas alguns anos antes, ela já havia sido o mote do samba enredo "Bravíssimo - Dercy Gonçalves, o retrato de um povo", da escola carioca Unidos do Viradouro, em 1991. Na época aos 83 anos, Dercy foi destaque de um carro alegórico, onde desfilou com os seios à mostra.

Dercy Gonçalves desfilou em vários carnavais. Em 1991, foi tema da Viradouro e mostrou os seios na Sapucaí
Reprodução
Dercy Gonçalves desfilou em vários carnavais. Em 1991, foi tema da Viradouro e mostrou os seios na Sapucaí

Os Trapalhões

O quarteto formado por Didi, Dedé, Mussum e Zacarias ganhou em 1988 e enredo "O Mundo Mágico dos Trapalhões", da escola carioca Unidos do Cabuçu. Os quatro humoristas desfilaram na Marquês de Sapucaí.

Chico Buarque

_CSEMBEDTYPE_=inclusion&_PAGENAME_=gente%2FMiGComponente_C%2FConteudoRelacionadoFoto&_cid_=1597633800694 &_c_=MiGComponente_C

Em 1998, foi a vez do cantor e compositor. "Chico Buarque da Mangueira" deu a vitória à escola carioca, apesar de ter empatado com a Beija-Flor. Chico desfilou em um carro alegórico, trajando a roupa típica dos sambistas da velha guarda.

Caetano, Gil, Gal e Bethânia

Poucos anos antes, em 1994, a Mangueira não teve a mesma sorte ao focalizar o quarteto Caetano Veloso, Gilberto Gil, Gal Costa e Maria Bethânia. O enredo "Atrás da verde e rosa só não vai quem já morreu" marcou época e até hoje é cantado nos carnavais. Mas a escola ficou em 12º lugar na apuração, mesmo contando com os quatro artistas desfilando na avenida.

Ana Maria Braga

_CSEMBEDTYPE_=inclusion&_PAGENAME_=gente%2FMiGComponente_C%2FConteudoRelacionadoFoto&_cid_=1597633800713 &_c_=MiGComponente_C

Em 2004, a paulistana Águia de Ouro veio com um samba inusitado: "Sou mais São Paulo... Ana Maria Braga conta 450 anos da culinária paulistana". Ou seja, a apresentadora não era o tema do enredo, mas era citada na letra: "Sou Ana Maria Braga de fé, feliz, alegre, faceira, vaidosa, teimosa, sou guerreira". Ana Maria Braga fechou o desfile da escola, sambando em um carro alegórico.

Falta Hebe Camargo

A grande ausência nesta lista é Hebe Camargo. Destaque nos desfiles sobre Silvio Santos em 2001 e de Roberto Carlos em 2011, a apresentadora de 82 anos ainda deve virar enredo. A escola carioca Grande Rio cogitou homenagear Hebe em 2011, mas a ideia não se concretizou. Resta aguardar os futuros carnavais.

Veja também: Hebe Camargo comemora 82 anos no trio elétrico de Claudia Leitte

_CSEMBEDTYPE_=inclusion&_PAGENAME_=gente%2FMiGComponente_C%2FConteudoRelacionadoFoto&_cid_=1597635346419 &_c_=MiGComponente_C

    Leia tudo sobre: Lula
    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.