A bola está nas mãos de Anne Hathaway e James Franco. Relembre outros mestres de cerimônia do evento mais concorrido do show biz

Hugh Jackman
Getty Images
Hugh Jackman
Escalar Anne Hathaway e James Franco como hosts do Oscar 2011, que acontece na noite deste domingo (27) é uma tentativa da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas para dar um ar mais jovial à cerimônia, que passou muitos anos com fama de cansativa e entediante por conta dos longos discursos, categorias técnicas e piadas repetitivas.

Em 2010, a revista "New York Magazine" publicou um artigo uma semana depois da premiação indicando aquela como a mais chata dos últimos dez anos, mesmo com dois grandes comediantes no comando, Alec Baldwin e Steve Martin . Tudo isso com base um um cálculo que media a duração e a obviedade da apresentação, entre outros quesitos.

Esta será a primeira vez que um homem e uma mulher apresentarão juntos o Oscar desde 1957, quando a noite foi regida pelo comediante Jerry Lewis e a atriz Celeste Holm . Ainda assim, Jerry não dividiu o mesmo palco com Celeste, que apresentava uma cerimônia simultânea, em Nova York. Anne, inclusive, será a pessoa mais jovem da história a estar à frente do Oscar, aos 28 anos - até então, os mais jovens haviam sido Diana Ross , Goldie Hawn e Jerry Lewis , todos com 30 anos.

A aposta 2011 para o Oscar já tem até apelido. Nos bastidores da premiação, eles são chamados pelos roteiristas de Francaway . Anne brinca que a dupla foi orientada a não torcer por ninguém dos indicados, nem mesmo a James, que concorre ao trofeu de Melhor Ator. "Ah, dane-se esse cara", brincou ele em entrevista à revista "Hollywood Reporter", acrescentando que ele pretente comentar sobre a festa ao vivo, pelo Twitter.

Hugh Jackman
Getty Images
Hugh Jackman

Segundo James e Anne, eles nunca haviam se conhecido antes de serem convidados, mas a química foi imediata. "Eu estava esperando pra ter química com o James Franco há anos", disse ela. James adianta que não está nervoso com sua primeira vez no palco do Kodak Theatre. "Ninguém acha que eu sou o Chris Rock ou o Billy Crystal ", disse ele se referindo aos comediantes que já estiveram em seu papel.

Hugh Jackman
Getty Images
Hugh Jackman
"Vamos celebrar os filmes deste ano, mas também vamos fazer referências a filmes consagrados no passado. Queremos fazer isso através da perspectiva de dois atores jovens que estão emergindo como grandes talentos da indústria", explicou o produtor Don Mischer sobre a escolha dos apresentadores. Nesta semana, foram divulgadas imagens de James e Anne recriando cenas do filme "Grease", originalmente protagonizado por John Travolta e Olivia Newton-John .

Muito se especula sobre qual tipo de humor, entre outros artifícios, será usado para entreter a plateia mais poderosa do show biz. E o trabalho dos roteiristas ficou ainda mais difícil depois da represália que o britânico Ricky Gervais sofreu, após apresentar a cerimônia do Globo de Ouro, em janeiro. Suas piadas de "mau gosto" deixaram muita gente chateada. Ele acabou banido do programa e odiado por grandes nomes de Hollywood, como Bruce Willis e Tom Hanks .

Nesta quinta-feira, Gervais escreveu em seu blog o que seria um "discurso reserva" para James e Anne, caso a plateia não estivesse gostando do que estavam ouvindo: "Vocês provavelmente me conhecem do filme '127 Horas', onde interpreto um homem que prefere cortar os braços do que ficar onde ele está. Isso parece radical, mas na metade desta cerimônia vocês vão começar a se identificar com ele", publicou o comediante inglês, se referindo a James Franco.

Estar a frente do Oscar pode ser o maior papel da vida de Anne e James, que aos poucos já são apontados como os maiores astros desta geração - a dupla foi protagonista da concorrida capa "Hollywood Issue" da "Vanity Fair" deste ano. "O Oscar é a grande chance da indústria, uma noite por ano, de divertir e lembrar o mundo de que os filmes tem entretido gerações", disse o produtor Don Mischer. E este ano, é a vez deles.

Relembre outros apresentadores do Oscar, através das décadas.

TOQUE FEMININO

Após 26 anos de supremacia masculina, a atriz Thelma Ritter , famosa pelo filme "O Milagre na Rua 34", foi a primeira mulher a co-apresentar o Oscar ao lado do comediante Bob Hope, em 1954. Depois dela, outros nomes surgiram como Diana Ross , Goldie Hawn , Jane Fonda e Liza Minelli

A primeira mulher a apresentar a cerimônia em voo solo, no entanto, foi Whoopi Goldberg , em 1993, ano que consagrou o filme "A Lista de Schindler". Ela retornou ao palco outras três vezes e protagonizou uma das cenas mais memoráveis da Academia, quando entrou vestida de Rainha Elizabeth, em 1999, em homenagem Gwyneth Paltrow no filme "Shakespeare Apaixonado". "Eu sou a Rainha Africana. Alguns talvez me conheçam como a Rainha Virgem, mas não consigo imaginar quem", disse em seu discurso.

Além destas, a comediante Ellen DeGeneres comandou o show de 2007. Mas foi apontada como um dos apresentadores mais sem graça.

Hugh Jackman
Getty Images
Hugh Jackman

OS VETERANOS

Ninguém bate o comediante Bob Hope , que apresentou o Oscar 18 vezes em 38 anos. Sua primeira foi em 1940, quando ele fazia sucesso com o filme "Never Say Die" - a noite consagrou "E O Vento Levou" como Melhor Filme.

Billy Crystal vem em seguida com 8 cerimônias, entre 1989 e 2003. Ele ficou na memória da Academia como o apresentador que cantava, dançava e fazia o ridículo para entretar as noites que, na época, chegavam a durar seis horas. A performance de Hugh Jackman , em 2009 foi considerada como uma "versão pobre" das apresentações de Billy. Sua entrada no palco amarrado como Hannibal Lecter é considerado um dos melhores momentos do Oscar.

Hugh Jackman
Getty Images
Hugh Jackman

IMPROVÁVEIS

Frank Sinatra , Charlton Heston , Burt Reynolds , Richard Pryor , Jane Fonda , Goldie Haw e até a Diana Ross já foram anfitriões do Oscar. A maioria deles como co-apresentador, mas estavam lá!

Hugh Jackman
Getty Images
Hugh Jackman

OSCAR TALK SHOW

O apresentador dos apresentadores Johnny Carson começou a onda em 1979, ano que consagrou o filme "O Franco Atirador". Naquela época, a escolha da Academia foi bastante questionada pela ala mais tradicional do cinema, já que Carson nunca tinha feito  filme, era conhecido apenas na TV. Mas foi um sucesso que ele pôde repetir outras quatro veses.

David Letterman também teve sua chance, em 1994, mas não foi bem sucedida. Ele foi considerado, na época, como o pior apresentador do Oscar. Suas piadas recorrentes na TV não se encaixaram no perfil da cerimônia e ele nunca mais voltou.

Jon Stewart fez seu debut em 2006 e chegou a voltar em 2008, mas na época, a Academia já buscava novos ares, fugindo da linha stand-up.

Hugh Jackman
Getty Images
Hugh Jackman

TROFÉU SAIA JUSTA

Uma piada pesada pode custar seu passaporte à cerimônia do Oscar (pode tirar sarro, mas não ofender!). Em 2005, Chris Rock foi um pouco além da conta e nunca mais foi convidado - ele chegou a brincar, dizendo que ninguém nem sabia quem era Jude Law . O mesmo aconteceu com Chevy Chase , em 1988, que abriu seu discurso com "Boa noite, pessoas falsas de Hollywod". Todo mundo riu por educação, mas ele foi banido da festa. E também com David Letterman.

Hugh Jackman
Getty Images
Hugh Jackman

SHOW TIME

Não basta apenas ser engraçado ou saber atuar. No Oscar vale até mesmo mostrar seus dotes musicais. O formato foi consagrado por Billy Crystal na década de 1990 e voltou com Hugh Jackman , em 2009. Nesse ano, teve até uma participaçãozinha de Anne Hathaway, que já chamava a atenção dos organizadores da Academia.

Hugh Jackman
Getty Images
Hugh Jackman

UM É POUCO

Em 1976, o Oscar teve cinco apresentadores, maior número até então: Goldie Hawn, George Segal, Walter Mattau, Robert Shaw e Gene Kelly . Esta foi uma tendência seguida pela academia entre 1972 e 1977, onde as noites eram comandadas por três ou mais hosts. Entre 1988 e 2009 se estabeleceu a regra de apenas um apresentador. Steve Martin e Alec Baldwin quebraram isso no Oscar de 2010 e agora vão ser sucedidos por James Franco e Anne Hathaway.

_CSEMBEDTYPE_=inclusion&_PAGENAME_=gente%2FMiGComponente_C%2FConteudoRelacionadoFoto&_cid_=1238120369744&_c_=MiGComponente_C

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.