No País para dar início à turnê de "Give Till it's Gone", cantor se mostra reservado e diz que quer comprar uma casa por aqui

Ben Harper: 30 minutos com a imprensa em seu segundo dia no Brasil
Orlando Oliveira/AgNews
Ben Harper: 30 minutos com a imprensa em seu segundo dia no Brasil
Ben Harper aparece na coletiva de imprensa com uma hora de atraso. Aparentemente abatido, ele se senta em frente aos jornalistas em uma sala do Hotel Renaissance, em São Paulo, e já espera a primeira pergunta. Desde sua chegada ao Brasil, nessa quinta-feira (1º), onde fará cinco shows até o dia 10 de dezembro, ele gravou entrevistas, participou do programa "Altas Horas" e mal teve tempo para aproveitar o jantar no restaurante Sal, onde comeu sua comida brasileira preferida: churrasco.

Siga o iG Gente no Twitter e receba as notícias das celebridades em tempo real

Com a ajuda de uma tradutora, o cantor norte-americano é atencioso com todos. Olha no olho e escuta as perguntas como se entendesse algo do que escuta. As respostas são curtas e a mensagem que quer passar parece não ter mudado desde o lançamento de seus primeiros trabalhos: positividade perante a vida.

Ben Harper:
Orlando Oliveira/AgNews
Ben Harper: "Vanessa da Mata é maravilhosa"
"A música é muito importante pra mim. Levar as canções que gosto para as pessoas é a minha mensagem. Músicas como 'With my Own Two Hands' já mostra o que quero passar", diz Ben, que nesta canção quer "mudar o mundo com suas próprias mãos".

Ben está orgulhoso de "Boa Sorte/Good Luck", sua parceria com Vanessa da Mata , que mesmo tendo sido gravada já há quatro anos, ainda faz sucesso nas rádios e estará no set list de seus shows por aqui. "Vanessa é uma cantora muito boa, maravilhosa", diz ele que não descarta novas canções com a brasileira. "Estou aberto para músicas boas, que valham a pena".

Saiba o que Ben Harper pediu para seu camarim

Além de Vanessa, ele não conhece muitos outros artistas daqui, mas já "ouviu falar em Vinícius de Moraes e Marisa Monte ". Sua verdadeira adoração pelo País está no fato de que "é o único lugar em que chega e é recebido por um berimbau". "Gosto da paixão dos brasileiros. E me sinto muito confortável quando venho para cá, não acontece nos outros lugares onde vou", conta ele, que revela: "Adoraria comprar uma casa por aqui".

Em seus vinte anos de carreira, Harper sempre foi muito discreto em relação à sua vida pessoal. O músico teve um relacionamento de quase dez anos com a atriz Laura Dern - eles terminaram em outubro de 2010 -, com quem tem dois filhos, Ellery e Jaya . Com a família, ele evita aparecer para as câmeras dos paparazzi e dar entrevistas.

Até sua participação em movimentos de combate à pobreza e à poluição é discreta, por achar que "não é preciso divulgar" seu trabalho social. E é exatamente dessa maneira que ele se comporta quando perguntado como descreveria sua melhor qualidade. Depois de minutos de um silêncio embaraçoso e risos, ele solta: "sou uma pessoa reservada. Não gosto de falar sobre mim sem parecer um metido, um babaca. Mas acredito que o que tenho de melhor é que sou eu mesmo em qualquer lugar. Posso falar com qualquer pessoa de qualquer nível social ou cultural igualmente. Me sinto bem andando de skate na rua ou na Casa Branca".

Ben Harper se apresenta em Porto Alegre neste sábado (3), em Florianópolis (4), em Belo Horizonte (6), São Paulo (9) e Rio de Janeiro (10). E Vanessa da Mata participará somente dos três últimos shows.

Leia também: “Sou uma pessoa normal, troco fraldas todos os dias”, revela Jack Johnson

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.