Primeiro ator estrangeiro a protagonizar uma novela no Brasil, Ricardo fala sobre fama, família e sonhos em entrevista

Ricardo Pereira: primeiro ator estrangeiro a viver um protagonista brasileiro
Divulgação/TV Globo
Ricardo Pereira: primeiro ator estrangeiro a viver um protagonista brasileiro
Ricardo Pereira conquistou um feito e tanto ao ser escalado como o mocinho Vicente, de “Aquele Beijo” , novela das sete da Rede Globo. Além de viver seu terceiro protagonista na emissora, ele é o primeiro ator de outra nacionalidade a viver o papel principal em uma novela. A diferença, desta vez, é que o português Ricardo, de 32 anos, interpreta um brasileiro.

Siga o iG Gente no Twitter e acompanhe as notícias dos seus famosos favoritos

“É um trabalho muito exigente e tem que ser diário, fazendo muitos exercícios com ajuda de uma profissional”, conta Ricardo, que já tinha um nome bem conhecido no show biz português quando foi convidado a trabalhar no Brasil, em 2004, na novela “Como uma Onda”. Em 2008, Ricardo fez par romântico com sua atual parceira de cena, Grazi Massafera , em “Negócio da China”.

Casado com a marchand Francisca Pinto desde 2010, Ricardo diz que as cenas mais tórridas de beijo com Grazi e Giovanna Antonelli , que vive Cláudia no folhetim, não incomodam a mulher. “Quando ela me conheceu já sabia que eu era ator”, explica Ricardo.

Psicólogo de formação, ele explica que ser famoso o impede de praticar uma de suas atividades favoritas: observar o comportamento das pessoas. “Isso acaba por ser a matéria prima para a minha profissão”, conta ele, que nunca deixou de trabalhar em Portugal.

Pai de Vicente, que nasceu em novembro de 2011, Ricardo e a família dividem o tempo entre as casas nos dois países. E pode ser que o vai e vem aéreo do trio tenha mais um destino: Hollywood. Tudo porque um dos grandes sonhos do ator é também conquistar o mercado americano. "Quero fazer mais cinema", diz ele.


Confira a entrevista com o ator.

Giovanna Antonelli, Ricardo Pereira e Grazi Massafera posam na festa de lançamento de
AgNews
Giovanna Antonelli, Ricardo Pereira e Grazi Massafera posam na festa de lançamento de "Aquele Beijo": triângulo amoroso
iG: Como é viver seu primeiro personagem brasileiro?
Ricardo Pereira:
O Vicente é o meu terceiro protagonista na TV Globo. O primeiro foi na novela “Como uma onda”, em que interpretei o Daniel Cascaes; O segundo foi Negócio da China, que interpretei João Moreira. Ser protagonista sempre é uma responsabilidade, mas trabalho com o mesmo empenho em qualquer papel que eu tenha em um projeto. Claro que ser protagonista e fazer parte de grande número de cenas tem seu peso, e tudo tem que sair muito bem.

SAIBA TUDO O QUE ACONTECE NOS CAPÍTULOS DESTA SEMANA DE "AQUELE BEIJO"


iG: Quais foram os desafios em aprender o sotaque brasileiro?
Ricardo Pereira
É um trabalho muito exigente e tem que ser diário, fazendo muitos exercícios com ajuda de uma profissional (a Professora Leila Mendes). O importante é que assim eu posso fazer qualquer tipo de personagem.


Ricardo com Grazu em
Divulgação/TV Globo
Ricardo com Grazu em "Negócio da China", de 2009: mais uma vez eles fazem par romântico
iG: Qual a diferença do público brasileiro e do português? Como é a abordagem dos fãs na rua, do assédio?
Ricardo Pereira
: A diferença é o número de pessoas que moram em cada pais. No Brasil a novela é um produto cultural, as pessoas aqui vivem a novela. Mas o público português tem muito amor e paixão pelas novelas e artistas nacionais também. Acho que a grande diferença é a espontaneidade do público brasileiro quando encontra um ator.


iG: Você se incomoda com o assédio dos fãs, de ter paparazzi o seguindo ou acha natural por conta da profissão
Ricardo Pereira
: Faz parte do pacote. Acredito que tudo feito com muito respeito é tranquilo. Entendo que a minha profissão tem esse lado, mas nunca deixei de fazer nada da minha vida por conta disso.


iG: Há algum lado que o incomoda em ser famoso?
Ricardo Pereira:
Como sou licenciado em psicologia, gosto de observar as pessoas, pois isso acaba por ser a matéria prima para a minha profissão. Mas em função de ser uma pessoa conhecida às vezes não consigo ficar tranquilo e observar o comportamento de um determinado grupo sem ninguém me ver, porque as pessoas acabam me identificando.


iG: Qual seu maior sonho profissional? Em quem você se espelha na sua carreira?
Ricardo Pereira
: Me espelho em pessoas que vou trabalhando, as mais novas, as mais experientes, atores e diretores brasileiros, portugueses. A gente sempre tira algo das pessoas com as quais trabalhamos. Claro que tenho ídolos, mas acho melhor não citar, vai que esqueço alguém importante e querido na minha vida. Sim tenho vários sonhos: continuar trabalhando no Brasil e Portugal e conquistar novos mercados como os dos Estados Unidos, e trabalhar mais em cinema.


Em cena com Grazi Massafera:
Divulgação/TV Globo
Em cena com Grazi Massafera: "Quando ela me conheceu já sabia que eu era ator", diz ele sobre a mulher, Francisca
iG: Você trabalha no Brasil há alguns anos. Onde prefere viver? No Brasil ou em Portugal?
Ricardo Pereira
: Não tenho como escolher um ou outro. Já me sinto inserido no Brasil. Tenho paixão pela cidade do Rio de Janeiro e pelo Brasil. Adoro Portugal. Prefiro ter essa experiência de viver e trabalhar nos dois países isso me faz um profissional e um ser humano melhor.


iG: Em “Aquele Beijo” você troca muitos beijos com as personagens de Grazi Massafera e Giovanna Antonelli. Como sua mulher vê isso? Ela leva numa boa ou tem ciúmes?
Ricardo Pereira:
Não. Quando ela me conheceu já sabia que eu era ator. Ela assiste aos meus trabalhos e vibra com eles.


iG: O que mudou para você ser pai? O que já aprendeu com seu filho?
Ricardo Pereira:
Acima de tudo, ter um ser humano que depende de você fisicamente e emocionalmente já muda tudo em sua vida. Amo ele muito.


IG: Você pretende ter mais filhos?
Ricardo Pereira
: Sim.


iG: Com quem você acha que Vicente deve ficar? Lucena ou Cláudia? Lucena merece uma nova chance?
Ricardo Pereira
: Acho que no momento atual a Claudia tem mais chances. Mas como vocês sabem novela é uma obra aberta, tudo pode mudar.

Ricardo Pereira e Francisco Pinto deixam a maternidade com Vicente: o ator quer mais filhos
AgNews
Ricardo Pereira e Francisco Pinto deixam a maternidade com Vicente: o ator quer mais filhos

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.