iG - Internet Group

iBest

brTurbo

iG Gente


Pesquisar:

enhanced by Google


Home iGGenteNotícias

Notícias


19/10 - 17:49

As verdadeiras cariocas: conheça as musas que fizeram a história do Rio

 


 

Estreia na noite dessa terça-feira (19) a minissérie "As Cariocas", da Rede Globo, que conta com um elenco de beldades da TV nacional como Grazi Massafera, Alessandra Negrini e Deborah Secco. Na atração, baseada no livro homônimo de Sérgio Porto, elas vivem diferentes mulheres da Cidade Maravilhosa.

 

LEIA TAMBÉM: Conheça as personagens e veja fotos da série "As Cariocas"

 

Assim como na ficção, diversas musas ajudaram a construir a história do Rio ao longo das décadas. Confira a seleção feita pelo iG Gente das estrelas que, nascidas ou não na cidade, se tornaram representações perfeitas do espírito carioca, cheias de bossa e sensualidade.

 

 

ANOS 1950

 

 

 

 

LUZ DEL FUEGO

 

Reprodução
 

 

Luz del Fuego foi uma revolucionária para sua época. Ela nasceu em 1917, na cidade de Cachoeiro de Itapemirim, no Espírito Santo, com o nome de batismo Dora Vivacqua. Luz foi pega fazendo sexo com seu cunhado em casa, e, por conta disso, foi mandada para um hospital psiquiátrico por dois meses.

 

Em seguida, já no Rio de Janeiro, tornou-se bailarina e começou a se apresentar em circos nua e com duas jiboias enroladas em seu corpo. Adepta do naturalismo, foi perseguida e assassinada por um pescador aos 50 anos de idade, em 1967.

 

 

VIRGINIA LANE

 

 

Reprodução

 

Virgínia Lane é uma ex-vedete carioca, nascida em 1920. Foi uma das maiores musas do teatro de revista nas décadas de 40 e 50, e é bastante conhecida por ter tido um romance com o presidente Getúlio Vargas.

 

 

 

 

 

ANOS 1960

 

 

 

 

NORMA BENGELL

 

(Divulgação)

 

Carioca de 1935, Norma Bengell iniciou a vida artística como cantora, no início dos anos 50. Estreou no cinema em 1959, no filme "O Homem do Sputnik", mas foi alçada à fama com o longa "Os Cafajestes", na qual apareceu completamente. A cena foi a primeira do cinema brasileiro a mostrar um nu frontal. Seu trabalho mais recente foi na série "Toma Lá, Dá Cá", em 2009, na Rede Globo.

 

 

LEILA DINIZ

 

Reprodução

 

Leila Diniz foi considerada uma mulher à frente de sua época. Em um período de repressão por conta da Ditadura, escandalizou o país ao surgir grávida de biquíni na praia. Modelo, foi casada com o cineasta Ruy Guerra. É lembrada até hoje por sua beleza e como símbolo da revolução feminina. Morreu aos 27 anos em acidente de avião.

 

 

NARA LEÃO

 

Reprodução

 

Nara Leão participou do nascimento de um dos movimentos musicais mais importantes da MPB: a Bossa Nova. Foi em sua casa em Copacabana que Nara, Roberto Menescal, Carlos Lyra, Sérgio Mendes e Ronaldo Bôscoli deram início ao movimento. Nara também aderiu ao Tropicalismo e participou do disco-manifesto "Tropicália" ou "Panis et Circensi". Foi casada com os cineastas Ruy Guerra e Cacá Diegues. Morreu em 1989, vítima de um câncer no cérebro.

 

 

DANUZA LEÃO

 

 

(Divulgação)

 

Irmã de Nara Leão, Danuza, nascida em 1933, é escritora. Mas muito antes de descobrir esse talento com as palavras, ela morou em Paris e foi manequim de sucesso nas décadas de 60 e 70. Foi casada com um dos grandes nomes da história do jornalismo nacional, Samuel Wainer e era presença assíduas nas melhores boates cariocas da época, nos bailes de Carnaval e nas mais concorridas festas do hi-society carioca.

 

 

HELÔ PINHEIRO

 

Reprodução

 

Carioca de 1943, Helô Pinheiro é a musa inspiradora de Tom Jobim e Vinicius de Moraes para compôr a música brasileira mais conhecida internacionalmente, "Garota de Ipanema". Trabalhou como modelo, empresária de moda e já apresentou programas de televisão. É mãe da apresentadora Ticiane Pinheiro.

 

 

 

 

ANOS 1970

 

 

 

 

SONIA BRAGA

 

Agência Estado

 

Sonia Braga nasceu em 1950 em Maringá, cidade do interior do Paraná. Estreou na carreira artística aos 18 anos, com a peça “Hair”, trabalho que foi um pulo para o estrelato. Faz parte da história do cinema brasileiro com os filmes “Dona Flor e Seus Dois Maridos”, “A Dama da Lotação”, e das telenovelas “Gabriela” e “Dancin’ Days”. Morou durante 20 anos nos Estados Unidos, e pode ser considerada uma das artistas brasileiras mais conhecidas lá fora. Sonia, aliás, está no elenco da minissérie "As Cariocas".

 

 

 

VERA FISCHER

 

Agência Estado

 

Vera Fischer nasceu em Blumenau, Santa Catarina, em 1951, mas mudou-se para o Rio de Janeiro logo no início de sua carreira artística. Após ser coroada Miss Brasil, em 1969, tornou-se atriz de sucesso. Ganhou notoriedade também por conta de escândalos pessoais, como brigas constantes com o ex-marido, o ator Felipe Camargo.

 

 

BETTY FARIA

 

Reprodução/Divulgação

 

Betty Faria nasceu no Rio, em 1941. Foi protagonista de três novelas globais de sucesso: "Pecado Capital" (1975), "Baila Comigo" (1981) e "Tieta" (1989). Posou duas vezes para a revista "Playboy". Acaba de sair do ar com a novela do SBT “Uma Rosa Com Amor”.

 

 

 

 

ANOS 1980

 

 

 

ROSE DI PRIMO

 

Reprodução

 

Em 1973, quando tinha 18 anos de idade, a modelo Rose di Primo mudou completamente de vida. De modelo desconhecida, virou um dos símbolos sexuais da década e modelo de sucesso ao surgir na capa de uma revista masculina com o biquíni que virou mania, a tanguinha. É considerada a mulher que possui o recorde de capas de revistas masculinas no Brasil. Foi uma das primeiras a aparecer totalmente sem roupa na capa de uma publicação, em 1988.

 

 

MONIQUE EVANS

 

Reprodução

 

Monique Evans é uma atriz, modelo e apresentadora carioca, nascida em 1956. Começou a carreira fazendo teatro aos 14 anos, em seguida participou de novelas, cinema e apresentou programas de televisão, entre eles, um programa de venda de produtos eróticos no canal a cabo, além de ser repórter na Rede TV!, realizando matérias cujo principal tema era sexo. Acaba de participar do reality show “A Fazenda”, da Rede Record, e foi a primeira eliminada.

 

 

LUIZA BRUNET

 

Divulgação/Dijon

 

Luíza elegeu a cidade do Rio de Janeiro para viver nos tempos de modelo. De uma beleza única, ela se mantém nas passarelas até hoje, nos seus 48 anos de idade. Empresária, já participou de diversas novelas interpretando ela mesma, como em "Ti-Ti-Ti". Na década de 80, no auge de sua carreira de modelo, Luiza se destacava ao lado de Xuxa Meneghel e Monique Evans.

 

 

XUXA

 

Reprodução

 

Maria da Graça Xuxa Meneghel eternizou-se como a "Rainha dos Baixinhos". Mas antes de se dedicar às crianças, trabalhou como modelo e hoje é uma das mulheres mais ricas do showbiz brasileiro. Foi a primeira mulher na televisão brasileira a ter um programa diário com seu próprio nome. Namorou Pelé no início da década de 80.

 

 

LUMA DE OLIVEIRA

 

Divulgação/Playboy

 

Luma de Oliveira é modelo, atriz e empresária. Já foi cinco vezes capa da "Playboy", e ganhou notoriedade em todo o País como a musa do Carnaval carioca. Foi casada com o homem mais rico do Brasil, Eike Batista, com quem tem dois filhos. 

 

 

PAULA TOLLER

 

 

(Divulgação)

 

Vocalista do Kid Abelha, Paula Toller foi uma das cantoras que mais se destacaram no universo da música brasileira dos anos 80. Nasceu em 1962 e, aos 20 anos, já circulava com os músicos mais importantes da década. Se relacionou com Leoni e Herbert Vianna. É casada com o cineasta Lui Farias desde 1987.

 

 

MARINA LIMA

 

Reprodução

 

Marina se destacou na música na década de 80, e entrou para a história após participar ao lado de Rita Lee, Maria Bethânia, Simone, entre outras, do programa “Mulher 80”, da Rede Globo. Continuou com o sucesso na década seguinte e mostrou ser uma das figuras fortes do feminismo pós-ditadura.

 

 

MARISA MONTE

 

(Divulgação)

Considerada uma das maiores cantoras da música brasileira, a carioca Marisa Monte já vendeu mais de 10 milhões de discos e ganhou diversos prêmios nacionais e internacionais, como o Grammy Latino. Iniciou sua carreira em 1987, aos 20 anos. Marisa não possui muitos trabalhos, ao todo são cinco CDs de inéditas, mas sua música perdura no tempo.

 

 

 

 

ANOS 1990

 

 

 

FERNANDA ABREU

 

Divulgação

 

Autora de “Rio 40 Graus”, Fernanda Abreu iniciou sua carreira solo em 1990, depois de ter trabalhado como vocalista da banda Blitz ao lado de Evandro Mesquita. Hoje, aos 49 anos, é reconhecida por dar uma nova roupagem ao funk carioca, ao misturar o ritmo com disco, samba e rap.

 

 

ALEXIA DECHAMPS

 

Divulgação/ Revista VIP

 

Alexia Dechamps nasceu na Argentina em 1968, e mudou-se para Búzios ainda pequena. Teve uma carreira de sucesso na década de 80, e tornou-se atriz da Rede Globo, um de seus grandes sonhos. Sua primeira novela foi “O Dono do Mundo”, de 1991.

 

 

 

DORA VERGUEIRO

 

Divulgação/ Revista Playboy

 

Apresentadora e cantora brasileira, Dora Vergueiro, de 34 anos, lançou seu terceiro CD “Samba Valente”, no início de 2010. Este foi o primeiro com composições próprias. É filha do músico Carlinhos Vergueiro, com quem possui uma parceria musical.

 

 

 

CYNTHIA HOWLETT

 

Ag News

 

Formada em Direito e Jornalismo, e pós-graduada em Meio Ambiente, Cynthia sempre trabalhou com comunicação, apresentando programas na SporTV. Ela conseguiu levar seu estilo de vida para o trabalho. Garota geração saúde, hoje apresenta o programa “Alternativa Saúde no GNT” ao lado de Patricya Travassos. É casada com o ator Eduardo Moscovis, com quem tem uma filha, Manuela, de 2 anos.

 

 

DIANA BOUTH

 

Divulgação/ Revista VIP

 

Diana Bouth trabalhou apresentando um programa de esportes radicais no SporTV por 11 anos. Depois de viajar o mundo com a atração e conhecer o marido, o surfista profissional Simão Romão, com quem está há seis anos e tem um filho, Pedro, de 3, agora Diana participa como repórter do programa da GNT, Happy Hour.

 

 

 

ANOS 2000

 

 

CAROLINA DIECKMANN

 

AgNews

 

A atriz Carolina Dieckmann é uma das atrizes mais famosas de sua geração. Aos 32 anos, ela possui uma carreira de ascensão na teledramaturgia. De "Malhação", hoje é protagonista do horário nobre da televisão. Suas escolhas no guarda-roupa e a cor de seu cabelo influenciam uma multidão de mulheres em todo o Brasil.

 

JULIANA PAES

 

(Divulgação)
 

 

Juliana Paes tem 31 anos e é considerada uma das atrizes mais bonitas do País com sua beleza tipicamente brasileira. Foi rainha da bateria no Carnaval carioca e já posou para capas de revistas masculinas. Seu papel de destaque na televisão foi em 2009, na trama "Caminho das Índias".

 

 

PRISCILA FANTIN

 

Ag News

 

Nascida em 1983, Priscila Fantin começou sua carreira em 1999 no seriado Malhação. Em seguida, ganhou papéis importantes em novelas da Globo, como “Esperança” (2002) e “Alma Gêmea” (2005). Dona de um corpo escultural, é frequentemente fotografada nas areias e na orla do Rio de Janeiro praticando exercícios físicos, como vôlei de areia e corrida.

 

 

 

 

 

 

LEIA TAMBÉM...

 

 

 

 



Compartilhe



Você tem mais informações? Envie para o Minha Notícia


IMPRIMIR

|

ENVIE POR EMAIL

|

ADICIONE A FAVORITOS

|

iG CELULAR


.



.

.



Contador de notícias