Hubs de Gente

enhanced by Google
 

Jay-Z

Posição no Ranking dos famosos:
Compartilhar:
  • Nome

    Jay-Z

  • Idade

    41 anos (04/12/1969)

  • Naturalidade

    Nova York (NY), EUA

  • Signo

    Sagitário

  • Status

    Casado com Beyonce

Shawn Corey Carter, Jay-Z, é rapper, produtor e executivo musical. Iniciou sua carreira como vocal suporte. Lançou seu primeiro disco, Reasonable Doubt, em 1996. Lançou onze álbuns e vendeu mais de 50 milhões de cópias. É conhecido também por suas brigas com os rappers Nas, LL Cool J e R. Kelly. Como empreendedor, é sócio do bar 40/40 Club, do time New Jersey Nets e presidente da gravadora Def Jam. É casado com Beyoncé.

Ler biografia completa

FAMOSOS RELACIONADOS

  • Madonna
  • Lady Gaga
  • Britney Spears
  • Justin Timberlake
  • Jennifer Aniston
  • Beyoncé

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Todas as notícias

Jay-Z no Twitter

Siga o Twitter do iG Gente

Biografia completa de Jay-Z

BIOGRAFIA

Jay-Z nasceu no bairro Bedford-Stuyvesant, no Brooklyn, e foi criado nos complexos habitacionais populares MarcyHouses. Aos 12 anos de idade foi abandonado por seu pai e logo teve que se virar nas ruas para conseguir dinheiro. Frequentou colégios com os futuros rappers AZ, The Notorious B.I.G. e BusthaRhymes e começou a mostrar interesse por música batucando em panelas de sua casa. No final dos anos 80, Jay-Z fez suas primeiras participações como hypeman, espécie de backing vocal no hip hop, para rappers como Big Daddy Kane e Jaz-O. Seu apelido na infância era Jazzy, mas logo mudou para Jay-Z em homenagem ao seu mentor Jaz-O e também por causa das linhas de metrô J e Z que passavam pela Marcy Avenue, onde morava.

Em 1996 iniciou sua carreira solo. Lançou onze discos e vendeu mais de 50 milhões de cópias. Trabalhou com alguns dos maiores nomes da cena hip hop dos Estados Unidos, como Ja Rule, DJ Premier, P. Diddy, Timbaland, Foxy Brown, The Neptunes, Kanye West e sua esposa Beyoncé. Como homem de negócios, Jay-Z é fundador da gravadora Roc-A-Fella Records e da marca de roupas Rocawear, é também sócio do 40/40 Club, bar especializado em esportes com unidades em Nova York, Atlantic City e Chicago, e dono de parte do time de basquete New Jersey Nets, além de co-diretor de marca da Budweiser e CEO da gravadora Def Jam. Em 2008, se casou com a cantora pop Beyoncé Knowles, que anunciou sua gravidez em 2010.

<span>Jay-Z</span> - <strong>Foto: Divulgação</strong> <span>Jay-Z e Linkin Park</span> - <strong>Foto: Divulgação</strong> <span>Jay-Z e sua esposa Beyoncé</span> - <strong>Foto: Divulgação</strong> <span>Jay-Z e Beyonce na praia</span> - <strong>Foto: Divulgação</strong> <span>Jay-Z e sua esposa Beyoncé no palco</span> - <strong>Foto: Divulgação</strong>

Para lançar seu disco de estreia, Reasonable Doubt, Jay-Z fundou, em 1996, sua própria gravadora, a Roc-A-Fella Records. Os lançamentos seguintes: In My Lifetime Vol. 1 (1997), Vol. 2... Hard Knock Life (1998), Vol. 3... Life and Times of S. Carter (1999) e The Dinasty: Roc La Familia (2000) firmaram o rapper como uma força no hip hop mainstream e um guru no mundo pop, mas foi The Blueprint, de 2001, que garantiu a Jay-Z as críticas mais positivas de sua carreira e o duplo disco de platina. Em 2003, Jay-Z lançou outro grande sucesso, The Black Album, e anunciou sua aposentadoria na produção de discos de estúdio em uma festa que promoveu no Madison Square Garden ao lado doThe Roots, Missy Elliott, Mary J. Blige, Ghostface Killah, Pharrell, R. Kelly e outros. Em 2004 virou presidente da gravadora Def jam e lançou um disco colaborativo com a banda Linkin Park, chamado Collision Course. Sua aposentadoria durou apenas três anos. Kingdom Come, seu oitavo disco de estúdio, foi lançado em 2006. No ano seguinte saiu American Gangster, álbum baseado no filme de Ridley Scott, O Gângster. E The Blueprint 3, de 2009, fecha a discografia do rapper até o momento.

Discografia:
- 1996: Reasonable Doubt
- 1997: In My Lifetime, Vol. 1
- 1998: Vol. 2 Hard Knock Life
- 1999: Vol. 3 Life and Times of S. Carter
- 2000: The Dinasty: Roc La Familia
- 2001: The Blueprint
- 2003: The Black Album
- 2006: Kingdom Come
- 2007: American Gangster
- 2009: The Blueprint 3

Filmes:
- 1983: Wild Style
- 1998: Streetis Watching
- 2000: Backstage
- 2002: State Property
- 2003: Paper Soldiers
- 2004: Fade to Black

No mundo do entretenimento, Jay-Z é conhecido por brigas com outros músicos como R. Kelly, LL Cool J e, a mais famosa delas, com seu conterrâneo Nas. A troca de farpas entre os dois por meio de canções só teve fim quando Jay-Z chamou Nas para participar de sua festa de aposentadoria em 2005. O rapper também se confessou culpado das acusações de ter esfaqueado o produtor executivo Lance “Un” Rivera por ele ter pirateado o álbum Vol. 3... Life and Times of S. Carter. Na vida amorosa, Jay-Z namorou diversas cantoras pop e R&B, como Blu Cantrell, Foxy Brown, Lil’ Kim, Missy Elliott e Charli Baltimore. Em 2002, começou a namorar a diva Beyoncé Knowles. Os dois se casarem em 2008 em uma cerimônia discreta e sem alarde na mídia. Em 2011, Jay-Z terá seu primeiro filho. Junto com o Sean “Diddy” Combs, Jay-Z doou um milhão de dólares para ajudar as vítimas do furacão Katrina, em 2005. Foi também um grande apoiador do atual presidente dos EUA Barack Obama durante sua campanha presidencial.
 

 

 

 

Ver de novo