Hubs de Gente

enhanced by Google
 

James Franco

Posição no Ranking dos famosos:
Compartilhar:
  • Nome

    James Franco

  • Idade

    33 anos (19/04/1978)

  • Naturalidade

    Palo Alto, Califórnia, EUA

  • Signo

    Áries

  • Status

    Namora Ahna O'Reilly

James Franco é um ator do primeiro time de Hollywood em plena ascensão. Começou a ficar famoso ao atuar em “Homem-Aranha”, “Milk” e em um filme para a TV sobre James Dean. Ao protagonizar o emocionante “127 horas”, ganhou também o respeito da crítica. E James não é apenas uma estrela do cinema – é ator, diretor, roteirista, produtor, pintor e futuro PhD.

Ler biografia completa

FAMOSOS RELACIONADOS

  • null
  • null
  • null
  • null
  • null
  • null

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Todas as notícias

James Franco no Twitter

Siga o Twitter do iG Gente

Biografia completa de James Franco

BIOGRAFIA

James Edward Franco nasceu no dia 4 de abril de 1978 em Palo Alto, na Califórnia. O contato com a arte começou cedo: sua mãe, Betsy Lou, é poeta, escritora e editora. O pai, Douglas Eugene Franco, é um executivo.

O ator cresceu na Califórnia com seus dois irmãos mais novos, Tom e Dave. Com um grande talento para a matemática, foi estudar língua inglesa na universidade, mas abandonou o curso contra a vontade de seus pais para tornar-se ator.

Após pouco mais de um ano estudando atuação, foi selecionado para protagonizar o seriado “Freaks And Geeks” (1999), de curta duração, mas bem avaliado pela crítica. Sua estreia no cinema se deu no mesmo ano, na comédia romântica “Nunca Fui Beijada”, em que contracenou com Drew Barrymore.

No ano seguinte, emendou em mais uma comédia romântica, “Correndo Atrás”, (2000) mas desta vez, como protagonista, posto que dividiu com a sua então namorada, Marla Sokoloff. No ano seguinte, começou a se destacar ao fazer o papel principal em “James Dean”, filme independente feito para a TV. O ator viveu na pele a vida desregrada de James Dean, chegando a fumar dois maços de cigarro por dia, sendo que ele não fuma, além de aprender a tocar violão. O esforço foi reconhecido com um Globo de Ouro e indicações a outros prêmios.

Mas a fama veio em 2002, com o blockbuster “Homem Aranha”, no qual fez o papel do filho do Duende Verde. James chegou a ser cotado para o papel principal, que acabou ficando para Tobey Maguire. O sucesso foi tamanho que, no mesmo ano, o segundo filme da trilogia já foi rodado e chegou aos cinemas batendo recordes de bilheteria no Estados Unidos.

Ainda em 2002, fez o papel do filho drogado de Robert de Niro em “O Último Suspeito”, e foi dirigido por Nicolas Cage em “Sonny”. Na sequência, fez “De Corpo e Alma” (2003). Em 2005, experimentou ficar atrás das câmeras ao dirigir “Fool’s Gold” (2005), “Eu, Eu Mesmo e o Macaco” (2005) e “Good Time Max” (2008), sendo também o protagonista dos dois primeiros.


Em 2006, atuou em “Annapolis”, “Tristão e Isolda” e em “Flyboys”, todos de grande orçamento. Ao preparar-se para esses trabalhos, James chegou a aprender a pilotar avião e a saltar de um cavalo para outro, entre outras façanhas. Porém, apesar do esforço para viver os três personagens, os filmes foram um fracasso de crítica e bilheteria.

Em meio à má fase, James decide voltar a estudar e consegue se formar no tempo recorde de apenas dois anos, fazendo mais aulas do que poderia. Enquanto estudava, o ator viveu um traficante de maconha em “Segurando as Pontas” (2008) e o namorado de Harvey Milk (Sean Penn) em “Milk” (2008). As duas atuações foram bem avaliadas pela crítica e renderam prêmios menores do cinema americano.

Ao terminar a faculdade, James foi morar em Nova York, onde realizou uma maratona intelectual e profissional. Além de fazer um mestrado em Literatura na Universidade de Columbia, o ator estudou cinema na Universidade de Nova York, ficção no Brooklin College e poesia no Warren Wilson College.
Não contente, James emendou em um pós-doutorado na Universidade Yale, de onde sairá com o título de PhD em língua inglesa.

Enquanto o ator investia em sua formação profissional e intelectual, era eleito um dos homens mais sexies do mundo pela revista “People” e por outras publicações menores. Bonito e famoso, não demorou para uma grande marca contratá-lo como garoto propaganda.

Em 2009, o ator voltou a trabalhar na telinha em “General Hospital”, um dos programas mais antigos da TV americana, ao mesmo tempo em que produzia e dirigia um documentário sobre o humorístico “Saturday Night Live”, do qual já participou.

No ano seguinte, interpretou o poeta Allen Ginsberg em “Howl”, e o namorado mais novo da protagonista de “Comer, Amar, Rezar”. Em 2010, o ator foi bastante elogiado ao protagonizar “127 Horas”, sobre um alpinista que fica com o braço preso por uma pedra dentro da fenda de uma montanha por mais de cinco dias.

Como apresentador do Oscar de 2011 ao lado de Anne Hathaway, pode terminar o evento com a estatueta de Melhor Ator por “127 Horas”.

Em 2011, será possível vê-o ao vivo na Broadway ao lado de Nicole Kidman em “Sweet Bird of Youth”. Ele também planeja dirigir dois filmes e participará de outros dois: “Your Highness”, com Natalie Portman, e “Rise of the Apes”, continuação da série “Planeta dos Macacos”.

Incansável, ele também escreve: produziu um romance como trabalho de conclusão da faculdade e publicou recentemente um livro de contos, “Palo Alto”, que recebeu críticas negativas e positivas. James ainda pinta desde pequeno, tendo feito sua primeira exposição em 2006.

<span>Em "127 Horas", James Franco se firma como um dos principais atores de sua geração</span> - <strong>Foto: Divulgação</strong> <span>O ator começou a ganhar o respeito da crítica ao interpretar o astro James Dean</span> - <strong>Foto: Divulgação</strong> <span>James participou da trilogia ´´Homem-Aranha``, sucesso de público e de crítica</span> - <strong>Foto: Divulgação</strong> <span>Eleito um dos homens mais sexies do mundo por várias publicações, o ator virou garoto propaganda de perfume</span> - <strong>Foto: Reprodução</strong> <span>Mas o ator não é apenas mais um rosto bonito; é também um intelectual esforçado, que acabou cochilando da universidade em meio ao ritmo puxado de gravações</span> - <strong>Foto: Reprodução</strong> <span>Onde tudo começou: o ator, à direita, como um dos protagonistas de ´´Freaks ans Geeks``</span> - <strong>Foto: Divulgação</strong>

James namorou a atriz Marla Sokoloff de 1999 a 2004. Desde 2006, ele está com a atriz Ahna O’Riley. Apesar das namoradas, rumores de que ele seja gay encontraram apoio em suas três interpretações de homossexuais. O ator costuma rebater essas afirmações dizendo que esses personagens têm muito mais profundidade do que a opção sexual. Porém, cansado se explicar, afirmou em entrevista: “ou, você quer saber, talvez eu seja gay”.

O ator não bebe, não fuma e dorme muito pouco, pois considera o sono como "perda de tempo". As pessoas próximas o descrevem como extremamente inteligente e capaz de ralizar várias tarefas diferentes ao mesmo tempo. Nos bastidores de Hollywood, o ator é conhecido por estar sempre lendo clássicos nos intervalos das filmagens. 

Filmografia

1999 – Nunca Fui Beijada (Jason)
2000 – Correndo Atrás (Chris Campbell)
2000 – Tudo Pela Fama (Mike)
2000 – If Tomorrow Comes (Devin)
2001 – Somebody (não creditado)
2001 – James Dean (James Dean)
2002 – Homem-Aranha (Harry Osborn)
2002 – Ruas Selvagens (Tino)
2002 – You Always Stalk The Ones You Love
2002 – Mother Ghost (skatista)
2002 – Blind Spot (Danny)
2002 – Sonny, O Amante (Sonny)
2002 – O Último Suspeito (Joey)
2003 – Mean People Suck (curta-metragem)
2003 – The Car Kid (curta-metragem)
2003 – De Corpo e Alma (Josh)
2004 – Homem-Aranha 2 (Harry Osborn)
2005 – Eu, Eu Mesmo e o Macaco (Harry Walker)
2005 – Fool’s Gold (Brent)
2005 – The Great Raid (Capitão Prince)
2006 – Tristão e Isolda (Tristão)
2006 – O Sacrifício (garoto do bar)
2006 – Grasshopper (curta-metragem) (Travis)
2006 – Annapolis (Jake Huard)
2006 – Flyboys (Blaine Rawlings)
2006 – Good Time Max (Max)
2006 – O Amor Não Tira Férias (ele mesmo)
2007 – A Garota Morta (Derek)
2007 – Um Crime Americano (Dennis)
2007 – Camile – Um Amor do Outro Mundo (Silas)
2007 – Homem-Aranha 3 (Harry Osborn)
2007 – No Vale das Sombras (Sargento Dan Carnelli)
2007 – Ligeiramente Grávidos (Sol)
2008 – Segurando as Pontas (Saul Silver)
2008 – Noites de Tormenta (Mark Flanner)
2008 – Milk (Scott Smith)
2009 – Sympathy For Delicious
2010 – Howl (Allen Ginsberg)
2010 – Date Night (Taste)
2010 – Eat, Pray, Love (David)
2010 – 127 Horas (Aron Ralston)

Televisão

1997 – Pacific Blue
1999 – Profiler
1999 – Freaks and Geeks
2001 – Arquivo X
2009 – General Hospital
2010 – 30 Rock

 

 

 

Ver de novo