Hubs de Gente

enhanced by Google
 

Gugu

Posição no Ranking dos famosos:
Compartilhar:
  • Nome

    Gugu

  • Idade

    52 anos (10/04/1959)

  • Naturalidade

    São Paulo, Brasil

  • Signo

    Áries

  • Status

    casado com Rose Miriam Di Matteo

Em 2009, após trabalhar 35 anos com Silvio Santos, Antonio Augusto de Moraes “Gugu” Liberato saiu do SBT e levou seu programa dominical para a Record. Houve tempo em que isso pareceria impossível: já se chegou a cogitar que Gugu fosse filho ilegítimo de Silvio, tamanha a semelhança de estilos. Ao que tudo indica, Gugu sentiu-se desprestigiado por parte da direção do SBT, assumida por filhas do empresário. Gugu tem 3 filhos.

Ler biografia completa

FAMOSOS RELACIONADOS

  • Angélica
  • Luciano Huck
  • Silvio Santos
  • Faustão
  • Eliana
  • Xuxa

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Todas as notícias

Gugu no Twitter

  • TheWilliaan No meu tempo era assim: MORRE RAUL GIL, MORRE LUAN SANTANA, MORRE GUGU, SILVIO SANTOS MORREU, ANA HICKMANN MORREU...
  • TheWilliaan No meu tempo era assim: MORRE RAUL GIL, MORRE LUAN SANTANA, MORRE GUGU, SILVIO SANTOS MORREU, ANA HICKMANN MORREU...
  • TheWilliaan No meu tempo era assim: MORRE RAUL GIL, MORRE LUAN SANTANA, MORRE GUGU, SILVIO SANTOS MORREU, ANA HICKMANN MORREU...
  • loucospelatv Prévias (31/07): Fantástico 25 | Domingo Legal 07 | Eliana 09 | Silvio Santos 12 | Tudo é Possível 07 | Gugu 11 | Dom. Espetacular 11
  • loucospelatv Prévias (31/07): Fantástico 25 | Tudo é Possível 07 | Gugu 11 | Dom. Espetacular 11 | Domingo Legal 07 | Eliana 09 | Silvio Santos 12
  • REMLEO #MELANCIA programa do gugu Conheça um pouco mais da vida de Andressa Soares 05 12 ... http://t.co/97OPJGm vía @youtube
  • iscarafolha @Guilherme_Gamer se eu acho que vc é o gugu dos games o zangado o luciano hulk o o leo é faustão (sem ser FDP) e a nady é a gisele bündchen
  • hehuxos Famosos participam do E aí, Doutor desta terça (19): Gugu Liberato, Tom Cavalcante, Rick Bonadio, Luiza Possi, L... http://bit.ly/nAoiOL
  • hehuxos Famosos participam do E aí, Doutor desta terça (19): Gugu Liberato, Tom Cavalcante, Rick Bonadio, Luiza Possi, L... http://bit.ly/nAoiOL
Siga o Twitter do iG Gente

Biografia completa de Gugu

BIOGRAFIA

Antonio Augusto é filho de portugueses. Seu pai é o caminhoneiro Claudino Augusto e a mãe, a dona de casa Maria do Céu. Ele tem dois irmãos mais velhos: a numeróloga Aparecida Liberato e o administrador de empresas Amândio Liberato.

Começou a trabalhar com Silvio Santos em 1974, aos 14 anos, quando este gravava seu programa ao vivo ainda na TV Globo em São Paulo, na Praça Marechal Deodoro, no centro de São Paulo. Pertencia à produção do espetáculo. A história conta que foi chamado porque enviava cartas a Silvio Santos com idéias de quadros para seus programas. Em 1981, apresentou seu primeiro quadro, “Sessão Premiada”, que no Rio era apresentado por Paulo Barbosa.

Antes de se entregar totalmente à carreira artística, Gugu tentou estudar Odontologia, mas a tentativa durou apenas 40 dias, e lhe rendeu um processo judicial por agressão física a um professor em aula. Não há evidências sobre o motivo da discussão, mas definitivamente uma sala de aula não era lugar para o rapaz.

Em 1982, Silvio Santos encomendou à diretora argentina Nelly Raymond uma fórmula de programa para os sábados à noite. Daí surgiu “Viva a Noite”, apresentado por Gugu, Ademar Dutra e o Babalorixá Jair de Ogum.

A relação entre Gugu e o público infanto-juvenil é dessa época. Em 1984, ele promoveu à exaustão a boy band latina Menudo. Depois vieram os grupos brasileiros Dominó e Polegar, com a mesma fórmula: garotos bonitos que cantavam enquanto apresentaram coreografias ensaiadas. Além de seu salário, ganhou muito dinheiro com merchandising de produtos que levavam sua grife e agradavam principalmente o público infantil.

O sucesso foi tão grande que, em agosto de 1987, Gugu assina um contrato com a TV Globo. Mas não esperava que Silvio Santos fizesse o que fez. No Carnaval de 1988, o apresentador procurou pessoalmente Roberto Marinho, seu velho amigo, e passou-lhe a lábia: que se submeteria a uma delicada e perigosa cirurgia, que poderia inviabilizar sua posição frente às câmeras. Só Gugu poderia então substituí-lo. Que não o tirasse da emissora etc.

Deu certo. Não que Gugu tenha saído perdendo. Silvio Santos entregou parte da programação dominical a ele e aumentou dez vezes o seu salário, fora ganhos que Gugu obtinha com publicidade. Em 10 de abril de 1988, estrearam “Passa ou Repassa” e “Cidade contra Cidade”. Além disso, Gugu dividia com Silvio a apresentação de “Roletrando”.

A década de 90 termina auspiciosamente para Gugu Liberato. Seu programa “Domingo Legal” batia o “Domingão do Faustão” aos domingos. Além disso, ele continuava a manter sucesso nas noites de sábado com “Sabadão Sertanejo”. Já na faixa dos 40 anos, atingiu o auge de sua carreira. Fez filmes com Xuxa, Trapalhões, e vendia de bonecos a mochilas com sua imagem.

A intimidade com o meio televisivo fez de Gugu Liberato um mestre de audiência. Acompanhava os pontos do Ibope enquanto estava em cena, e mantinha a temperatura do programa de acordo com esta fórmula. Sabia quando colocar no ar a melhor atração, permanecer no ar mais tempo com o que estivesse dando certo, enfim, obedecia ao ritmo da audiência, de forma técnica.

O desastre veio no dia 7 de setembro de 2003, quando um repórter do “Programa do Ratinho” promoveu no programa dominical de Gugu uma controversa entrevista com supostos integrantes do PCC que ameaçavam políticos e jornalistas. No dia seguinte, a entrevista foi duramente criticada pelos ameaçados, que colocaram em dúvida sua veracidade. A apuração do episódio trouxe à tona a informação de que a entrevista era realmente falsa, e os supostos bandidos teriam sido contratados pela produção do programa para a encenação.

Gugu argumenta que nada sabia do que ocorria e que o repórter Wagner Maffezoli, do “Programa do Ratinho”, teria lhe apresentado o material como um furo espetacular. O fato é que a credibilidade do programa foi seriamente atingida. Após o episódio, Gugu nunca mais foi o mesmo.

O episódio também trouxe à tona a informação de que não existia consenso na família Abravanel sobre Gugu Liberato. Uma das filhas do primeiro casamento de Silvio Santos, Silvia, apresentava o programa “Sobretudo”, na allTV, um canal exclusivo via Internet de propriedade de Alberto Luchetti Neto, com transmissão 24 horas por dia. No ar, dias depois do episódio, Silvia mostrou em cena uma charge que ironizava o episódio da falsa entrevista de integrantes do PCC no programa do Gugu. Silvio Santos ficou fulo com ela e a moça se demitiu no ar dias depois.

Quando a Rede Record sondou Gugu em 2009, outra integrante da família Abravanel, Daniela, que está à frente da TV, escreveu em seu blog que considerava “indecente” propor a alguém um salário de R$ 3 milhões, sugerindo desta forma que a proposta não teria contrapartida. Daniela rapidamente apagou a mensagem de seu blog, mas a informação já tinha sido veiculada.

Gugu argumenta que não havia mais lugar para ele no SBT, mas demonstra respeito e afeto desmedidos com Silvio Santos, o que aumenta os rumores sobre desentendimentos ele e os sucessores da família Abravanel. Quando saiu da emissora, no meio de 2009, teve uma longa conversa com Silvio Santos e – contam – saiu com os olhos vermelhos. Também chorou muito nos bastidores de seu último programa no SBT, o que foi documentado, e já na Record, chamou seu “Programa do Gugu” de “Domingo Legal” na primeira semana. Erro corrigido imediatamente. Invariavelmente é derrotado no Ibope para Silvio Santos no domingo à noite, quando entra no ar, a partir das 20h.

A fórmula de seu programa permanece a mesma: distribuir prêmios e coletar histórias interessantes. Nesse quesito, o site do programa na Internet é bastante competente: existe um desafio da Internet semanal – quem conseguir realizar no programa as façanhas documentadas no site ganha R$ 5.000,00. Gugu também virou blogueiro no portal R7 e terá lugar na Record Internacional. O contrato tem 8 anos de duração.
Gugu seguiu os passos de seu mestre. É um dos mais bem sucedidos apresentadores da TV brasileira em todos os tempos. Possui uma produtora de comerciais e programas independentes, a GGP, com dois estúdios, camarins e equipamento digital, cedido para a programação da Rede JB, e uma emissora de TV, que adquiriu em Cuiabá no ano de 1997 em sociedade com outros empresários, e que esteve sob suspeição judicial, mas existe até hoje, sob o nome Pantanal Som e Imagem.
Estima-se que o apresentador seja dono de uma fortuna de 1 bilhão de reais (500 milhões de dólares). Além do canal e da produtora, Gugu tem 16 lojas que levam seu nome, um parque aquático e uma rede de postos de combustíveis.

<span>Gugu na capa do seu disco</span> - <strong>Foto: Divulgação</strong> <span>Gugu no Domingo Legal no SBT</span> - <strong>Foto: Divulgação/SBT</strong> <span>Gugu e sua família</span> - <strong>Foto: Divulgação/Globo</strong> <span>Gugu na Record</span> - <strong>Foto: Divulgação/Record</strong> <span>Gugu e Faustão</span> - <strong>Foto: Divulgação/SBT</strong>

 


Discografia

2002 – Gugu para Crianças

Na TV

1981 – Sessão Premiada
1981/1992 – Viva a Noite
1988/1989 – Cidade contra Cidade
1988/1994 – Passa ou Repassa
1989/1993 – TV Animal
1989 – Adivinhe se Puder
1991/1992 – Big Domingo
1991 – Sabadão Sertanejo
1992/1993 – Programa de Vídeos
1992 – Super Paradão
1992/1993 – Play Game
1992/1993 – Nações Unidas
1993 – Domingugu
1993/2009 – Domingo Legal
1994 – Noite dos Artistas
1994 – Paradão
1994 – Paradão Sertanejo
1994 – Roletrando
1994 – Sabadão
1998/2008 – Teleton
2002 – Disco de Ouro

Filmes

1987 – Os Fantasmas Trapalhões
1989 – Os Trapalhões na Terra dos Monstros
1998 – O Casamento dos Trapalhões
2001 – Xuxa e os Duendes

Desde muito jovem Gugu circula no ambiente televisivo e isso parece ter de alguma forma alterado sua personalidade, assim como outras estrelas que são vítimas da mesma situação. Em casa, mantém uma parafernália eletrônica com diversos aparelhos para acompanhar a programação das emissoras de TV, uma verdadeira paixão.

Tem três filhos, todos concebidos na clínica de reprodução assistida de Roger Abdelmassih (1943), recentemente condenado por 56 estupros. A notícia de que os filhos de Gugu eram produtos de fertilização in vitro “vazou” misteriosamente para a imprensa.

O garoto mais velho chama-se João Augusto (10.11.2001) e as gêmeas Sofia e Marina nasceram dois anos depois (25.12.2003). A mãe das crianças é a médica Rose Miriam Di Matteo, que mora em uma mansão de 800 metros quadrados em frente à casa da mãe de Gugu, no condomínio de Alphaville, na Grande São Paulo.

A aparência de Gugu é excepcional para um homem de mais de 50 anos. Ele não pinta os cabelos – usa um produto americano que parece leite ralo e que clareia os fios em contato com o sol.

Ver de novo