Protagonista do espetáculo “Ensina-me a Viver”, a atriz autografa livros sobre o espetáculo em São Paulo e mostra vitalidade

Dois dias depois da apresentação de estreia de mais uma turnê de “Ensina-me a Viver”, Glória Menezes esteve no restaurante Paris 6, em São Paulo, para autografar o livro sobre a peça, que está em cartaz no Teatro das Artes, na capital paulista.

Com 88 páginas, a obra reúne fotos da apresentação, que já está em seu terceiro ano. Inspirado em filme homônimo, o espetáculo conta a história de uma jovem senhora que se relaciona com um velho rapaz. Em seus quase oitenta anos de idade, a personagem Maude ensina Harold a viver. “A peça mostra uma maneira de viver completamente diferente da faixa etária dela. Ela é solta, não tem compromisso, não tem marido, filhos. As pessoas me perguntam o que eu tenho a ver com minha personagem. Nada! Tenho filho, marido, bisneto, um comprometimento”, contou Glória nesta segunda-feira (10), antes de autografar alguns exemplares do livro.

Glória Menezes
Vivian Fernandez
Glória Menezes
Mesmo sem se identificar com a protagonista, Glória – assim como Maude – supera a força do tempo e mostra seu lado jovem. “ Não me sinto com 76 anos”, confessa. Parte desta força vem dos exercícios, da malhação, da alimentação e das orações que faz antes de cada apresentação. “Pego todo mundo e peço força, mentalizo o teatro cheio, nada de cadeira vazia. Tem dado certo”.

Enquanto conversava com a imprensa, a atriz dava algumas lições de vida – “Temos que ter o cuidado de não complicar a vida, senão será difícil tocar pra frente” – e recitava partes do texto que revelam como a personagem se faz jovem apesar de sua idade. Glória contou ainda que a peça dá energia. Na verdade, não apenas esta, mas o teatro em si. “Fiz um espetáculo por seis anos com o Tarcísio (Meira). Ao longo desse período, a gente sempre se redescobria. O público te renova, cada seção é diferente”. Tão diferente, que, em certa noite, chegou a apresentar “Ensina-me a Viver" no escuro. “A luz apagou e seguimos”.

Assim como imprevistos, os atores da peça têm a resposta imediata do público, que se emociona, se envolve e até participa da encenação. “Teve uma vez que, no fim da peça, na hora em que a personagem diz que tem um segredo para contar, uma senhora gritou da plateia: ela está grávida!”, narrou a atriz, que ainda confessou: “O Arlindo tem muito assédio. As senhoras querem vê-los”.

Arlindo Lopes fala sobre parceria com Glória Menezes
Vivian Fernandez
Arlindo Lopes fala sobre parceria com Glória Menezes
Tanta ousadia vinda da plateia deixa Arlindo Lopes até sem graça. “Tem uma senhora que já assistiu a peça 14 vezes. Outra que contou que vem pra ver sempre a cena do beijo. Quando foi me cumprimentar, em vez da dar um beijo no rosto, deu na boca. E ainda falou ‘a personagem tem 79 anos e eu 69. Não quer trocar?’”. O ator contou que após a frase, ele riu e levou um sermão: “Eu estou falando sério”, disse a senhora.

Parceiro de Glória na trama, Arlindo é só elogios para a atriz. “Ela é maravilhosa, generosa, elogia quando vê a resposta do público e também diz quando algo não ficou bom. Ela sempre quer que tudo saia melhor. E quando ela bota o olho em alguma coisa e diz que vai dar certo, pode ter certeza que vai dar”.

TV

“Ensina-me a Viver” está prevista para ficar em São Paulo até 27 de fevereiro, com grandes chances de seguir por mais um período. Enquanto isso, Glória segue sem certezas para a TV. “Não sei quando volto, estou aguardando. Mas aguardo assim (fazendo figa) para não me chamarem enquanto estiver com a peça”, brincou a atriz, que se desdobrou entre “A Favorita” e o palco em 2009. “Eles me enganaram. Disseram que era uma participaçãozinha. Gravei demais”, contou a atriz, sem perder o bom humor.

Glória contou que, hoje, o que a faz voltar para a TV é qualidade, não quantidade. “Tenho prazer em fazer TV, amo demais. Mas não me interesso em falar, falar; decorar, decorar. Quero coisas boas”, explicou a atriz, que fez seu primeiro trabalho nas telinhas em 1959, na TV Tupi. “Vocês, aqui, não tinham nem pensado em nascer”, brincou Glória entre fãs e jornalistas.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.