Procedimento será realizado nesta quinta-feira (12) no Hospital Sírio Libanês, em São Paulo

Reynaldo Gianecchini no dia de seu aniversário em 2011
Rafael Cusato/Revista Contigo
Reynaldo Gianecchini no dia de seu aniversário em 2011
O ator Reynaldo Gianecchini , de 39 anos, vai se submeter a um autotransplante de medula óssea nesta quinta-feira (12) no Hospital Sírio-Libanês. Em agosto de 2011, foi diagnosticado com linfoma não Hodgkin de células T, tipo de câncer que atinge os linfonodos (sistema de defesa do corpo).

Siga o iG Gente no Twitter

Gianecchini vai fazer um transplante autólogo - ou seja, ele não precisou de doador e usará suas próprias células-tronco no procedimento. O material foi coletado anteriormente, as células-tronco foram separadas e mantidas congeladas, para agora serem reinfundidas.

Para se preparar para o transplante, o ator foi internado na semana passada e recebeu quimioterapia. Esse procedimento é necessário para matar todo o sistema imunológico do paciente - inclusive possíveis células cancerígenas que ainda existam. Assim, ele ficará pronto para receber as novas células.

O transplante autólogo dura pouco mais de duas horas: o paciente recebe as células por meio de um catéter, como se recebesse uma transfusão de sangue. A expectativa é de que após 15 dias essas células passem a produzir novas células do sangue - é a fase crucial, chamada de "pega" da medula.

Como nesse período o paciente está sem imunidade, ele precisa ficar internado em uma ala de isolamento por pelo menos 15 dias. O procedimento será feito pelos hematologistas Yana Novis , responsável pela oncologia, e Vanderson Rocha , responsável pelo setor de Transplante de Medula Óssea do Sírio-Libanês. As informações são do "Jornal da Tarde".

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.