Eu joguei basquete por muitos anos na minha infância/adolescência e aprendi com o esporte muito mais do que o 'jogar' em si. É incrível como ganhamos agilidade, poder de raciocínio, trabalho em equipe e concentração. Se eu que joguei por alguns anos pude usufruir desses ensinamentos, imagina quem teve o esporte como profissão por décadas.

Leia também: Tande: 'era para a geração de prata ter vencido o ouro em Barcelona 1992

Livro de Tande
Divulgação
Livro de Tande


Alexandre Ramos Samuel, o Tande , foi atleta profissional de vôlei, jogou na seleção brasileira por anos e conquistou o tão sonhado ouro olímpico no vôlei de quadra! Atualmente é comentarista esportivo e palestrante e lança seu primeiro livro: A vida é jogo (Ed. Agir), onde divide conosco seus aprendizados com as dificuldades e vitórias que o esporte lhe proporcionou durante sua trajetória como atleta de ponta. 

E dizer que não é uma biografia seria impossível, já que sua história no esporte se confunde com a sua vida pessoal. Mas o centro do livro fica com a junção do que ele viveu com a expertise de aplicar tudo isso em nossa vida profissional. Afinal, muito do que se aprende no ambiente profissional (no caso dele, dentro das quadras) se aplica na vida como um todo.

Leia também: Tande chega a BH para lançar livro sobre carreira e vida fora das quadras

Durante sua mudança do vôlei de quadra para o praticado nas areias, o autor conta como sofreu para uma readaptação que, apesar de parecer tranquila para quem está de fora (afinal, vôlei é vôlei independentemente de onde se jogue). No caso do vôlei , a diferença de piso requer um novo e completo aprendizado, como se estivesse começando do zero mesmo, realmente um novo esporte. 

Supondo: é como se você trocasse de emprego e fosse trabalhar na sua área, mas em um novo ramo. Imagine que você trabalhe com finanças, mas em empresas de atividades distintas. Cada qual possui sua forma de funcionamento, pessoas ao redor que transformam o ambiente em algo agradável ou intragável, enfim. A tal da resiliência que tanto escutamos e que faz com que nos reinventemos para vencermos. 

Outra mudança foi a migração do esporte para a televisão. Acostumado a dar muitas entrevistas, quando passou a fazer parte da equipe de comentaristas dos canais Globo foi que Tande percebeu o poder que as palavras possuem na vida de qualquer um. Atletas são exemplo eu suas atitudes e discursos, por isso o cuidado extremo que sempre teve durante sua vida como esportista se multiplicou quando assumiu o posto de comentarista na cabine de transmissão.

O livro mostra que somos – e seremos sempre – desafiados durante a vida. Em qualquer aspecto que busquemos evoluir e melhorar, seremos postos à prova e nada acontecerá sem uma boa dose de esforço. Assim como na vida de um atleta, moldado pelo suor e pela repetição, nossas medalhas de ouro só serão conquistadas se encararmos a vida como uma eterna busca por evolução. 

Para sugestões e pautas: colunaquartacapa@gmail.com

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!