Os fãs da Legião Urbana estão de luto. Uma semana depois de Renato Russo ser celebrado, nos 25 anos de sua morte, no último dia 11 de outubro, Tia Edilamar morreu na madrugada desta quinta-feira no Rio, aos 81 anos. Ex-professora do líder da banda, ela foi imortalizada na música "O descobrimento do Brasil", que deu título ao disco lançado pela Legião em 1994.
"Quem modelou teu rosto? Quem viu a tua alma entrando? Quem viu a tua alma entrar? Quem são teus inimigos? Quem é de tua cria? A professora Adélia, a tia Edilamar e a tia Esperança", diz o trecho da canção em que ela é citada.
A morte da famosa Tia Edilamar comoveu os fãs nas páginas dedicadas a Legão Urbana nas redes. Ela foi professora primária de Renato Russo no Colégio Olavo Bilac, na Ilha do Governador, na Zona Norte do Rio, onde ele passou a infância.
"É com imensa tristeza que informo da partida da querida e doce Edilamar Santangelo, a Tia Edilamar. Nos deixou essa noite, e foi rumo ao céu, encontrar o seu aluno Renato.Meus sinceros sentimentos a toda a família. Fica toda a sua obra. Fica o amor. Vai com os anjos, vai em paz. Obrigado por tudo, Tia Edilamar!", postou a página Aborto Elétrico no Instagram.
Neta de Edilamar, Maria Clara Santangelo agradeceu às homenagens a avó: "Muito obrigada pelo carinho de todos, principalmente nesse momento tão difícil.Vocês moram no coração dela e no meu também".
Dias após a morte de Renato Russo, em 1996, Edilamar falou à extinta TV Manchete sobre o ex-aluno e a homenagem: "Uma amiga minha me ligou avisando que eu era citada na música. Fiquei sem ação. São tantos anos. Tenho uma grande tristeza porque procurei pelo Renato e não consegui. Acho que 'descobrimento do Brasil" é como se ele estivesse descobrindo ele mesmo, como se ele fosse o Brasil. A Tia Edilamar aparece na música como alguém que fez parte da criação dele".