Nesta quarta-feira (23) a 4ª Vara Empresarial do Rio condenou a grife Reserva , que tem como um dos sócios o apresentador Luciano Huck , a pagar uma indenização de R$ 30 mil por danos morais aos herdeiros do cantor Tim Maia. De acordo com a decisão, a marca utilizou trechos de músicas do artista sem a autorização da família.

Grife foi obrigada a indenizar herdeiros por utilizar versos de Tim Maia em camisetas
Reprodução
Grife foi obrigada a indenizar herdeiros por utilizar versos de Tim Maia em camisetas

Leia também: Jovem de 20 anos processa R. Kelly por abuso sexual e cárcere privado

As frases “Você & eu & eu & você” e “Guaraná & suco de caju & goiabada & sobremesa”, ambas de canções do cantor Tim Maia , morto em 1998, foram utilizadas para ilustrar as camisetas vendidas pela marca.

A ação foi promovida pelo filho do cantor, Carmelo Maia e, em outubro de 2016 o juiz Paulo Assed Estefan determinou que a grife recolhesse todos os exemplares ainda disponíveis para a venda, sob pena de multa diária de R$ 5 mil.

Na época, a empresa argumentou que as “palavras utilizadas na estampas são comuns em obras lítero-musicais, o que denotaria ausência de originalidade”. Além disso, alegou não haver violação de direito autoral nas estampas pois o cantor não era detentor das palavras usadas em conjunto.

Você viu?

Leia também: Anitta, Gusttavo Lima e os famosos enrolados com a Justiça no começo de 2018

Entretanto, o juiz defendeu que as composições do cantor encontram difundidas no cenário musical brasileiro e a utilização dos termos em questão não atribui a elas caráter meramente genérico. “É evidente que a estampa ‘eu & você & você & eu’ remete às obras musicais em análise. Em relação ao argumento da Ré de que os termos empregados na estampa ‘guaraná & suco de caju & goiabada & sobremesa’ são paráfrases, esse não merece prosperar”, afirmou.

Leia também: Site terá que indenizar Nanda Costa por publicar matéria com foto nua da atriz

“Em realidade, o artigo 47 da Lei nº 9.610/98 garante que paráfrases e paródias não constituem violação aos direitos autorais, desde que não sejam verdadeiras reproduções da obra originária. No caso em tela, a mera adição do símbolo ‘&’ não descaracteriza a clara reprodução. Como resta configurado o ato ilícito, há o dever de indenizar”, defendeu o magistrado.

Além de Tim Maia

MC G15 também teve versos de
Reprodução/Youtube
MC G15 também teve versos de "Deu Onda" estampados em camisetas sem autorização

Não foi apenas Tim Maia que teve suas letras estampadas nas camisetas da Reserva indevidamente. O funkeiro MC G15 entrou com uma ação no ano passado após a empresa vender peças com os versos do seu hit Deu Onda sem a sua permissão. No início deste ano, a justiça determinou a suspensão de vendas.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!