A manhã dessa quinta-feira (17) começou agitada com um vídeo supostamente do ator Antonio Fagundes circulando nas redes. As imagens mostram um homem que se parece com o ator visivelmente alterado em uma discussão em um posto de gasolina.

Antonio Fagundes, cujo último trabalho na Globo foi em
Divulgação/TV Globo
Antonio Fagundes, cujo último trabalho na Globo foi em "Velho Chico", virou assunto na internet por supostas imagens de uma briga

O homem, que tem a voz e a semelhança física de Antonio Fagundes apanha de um segundo homem, mais jovem, que o faz cair no chão. As imagens foram inclusive divulgadas pelo jornalista José Luiz Datena em seu programa na Rádio Bandeirantes.

Leia também: O jornalismo brasileiro vive uma crise de credibilidade?

No Twitter, o nome do ator logo ficou entre os “Trending Topics”, enquanto muitos compartilhavam o vídeo dando como certo que era ele. Alguns ainda foram além e o compararam a Fábio Assunção, que já apresentou comportamento alterado por conta do uso de bebida no passado.

Embora tenha levado algumas horas até que a equipe do ator desmentisse sua presença no vídeo, já havia rumores de que não era ele, mas sim um homem parecido com ele que vive em Barueri, cidade da Grande São Paulo. No final dessa manhã, tanto a assessoria quanto o próprio ator negaram que seja Fagundes no vídeo, embora não haja mais detalhes sobre quem são os envolvidos.

Você viu?

A Secretaria de Segurança Pública de São Paulo ainda não tem informações concretas sobre o que realmente aconteceu no vídeo e informou que não há, até o momento, uma investigação formal. Embora alguns digam que foi no Estado, outros relatos dão conta de que as imagens foram gravadas no Rio de Janeiro. A Secretaria de Segurança do Estado informou que as investigações ficam a cargo da Polícia Civil, que não soube informar se alguma delegacia está investigando o caso.

Leia também: Fake News dominam "BBB 18" e Família Lima é a que mais sofre com tendência

Fake News além de Antonio Fagundes

Equipe de Antonio Fagundes já negou que seja o ator no vídeo que circula na internet
Divulgação/TV Globo
Equipe de Antonio Fagundes já negou que seja o ator no vídeo que circula na internet

Essa não é a primeira vez que um artista famoso é atribuído a uma história falsa. De fato, com a proliferação das redes sociais, o movimento de “ fake news ” tem se tornado um mal a se combater. De tal maneira que vemos novas ferramentas sendo criadas para evitar isso. O Facebook, por exemplo, tem buscado meios de evitar que as notícias falsas sejam facilmente compartilhadas nas redes.

Leia também: Dez boatos que gostaríamos que fosse verdade

Além de Antonio Fagundes , Chico Buarque foi vítima de fake news depois da divulgação de um vídeo. Nas imagens, o músico “confessava” comprar suas composições e atribuí-las a si mesmo. O vídeo, porém, era falso.  

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!