William Bonner utilizou suas redes sociais para relembrar seu pai, morto em 2016. Em dois posts diferentes, ele comentou sobre os últimos momentos que passou com seu pai , e dividiu com seguidores lembranças de seus momentos finais com ele.

Leia também: William Bonner posta foto com namorada no Instagram e se declara: "Fica comigo?"

William Bonner utilizou o Instagram para compartilhar relato emocionante sobre a morte do pai
Reprodução/Instagram
William Bonner utilizou o Instagram para compartilhar relato emocionante sobre a morte do pai

O âncora do “ Jornal Nacional ” comentou que o pai passou três anos fazendo quimioterapia por conta de um mieloma. De acordo com William Bonner , o tratamento embaraçava a memória do pai, que reconhecia mais coisas do passado do que do presente. Por isso, passava boa parte de seu tempo passando pelo colégio onde estudou na juventude em São Paulo, como relata da foto abaixo.

A não-cerimônia de despedidas do meu pai durou quase 3 anos. A químio e o tempo se encarregavam de lhe embaralhar memórias, mas não aleatoriamente. As mais remotas ganhavam prioridade sobre as menos distantes. E as mais imediatas se apagavam. Ponto. Talvez por isso ele tenha intensificado as visitas ao local onde morou e estudou, como interno, durante o fundamental 2 e o ensino médio. Era onde tudo lhe parecia mais vívido, porque o cenário de sua vida uns 70 anos antes. Ficava perambulando. Cansava-se. Sentava-se num banco, olhando o movimento dos estudantes no campus. Fazia isso todos os dias. Chegava a repetir o programa matinal no meio da tarde. E me convidou a acompanhá-lo nas andanças em todos os sábados que tivemos, no ano passado. Numa dessas ocasiões em que me guiou pelas ruas internas do Mackenzie, em SP, pedi a meu pai que se sentasse num banco. Disse a ele: “Pai, me deixa fazer uma foto sua com o Chamberlain ao fundo.” Era o prédio de alguns dos alunos internos, apenas. Os que obtinham notas boas e que se comportavam adequadamente. Um dos maiores orgulhos do meu pai foi a postura que se viu obrigado a ter quando chegou o momento de ingressar no ensino médio. Como interno, ou iria para o edifício Chamberlain, ou teria que arranjar um pensionato qualquer nas redondezas. Só os mais aplicados tinham lugar ali. Em maio do ano passado, 6 meses e meio antes de nos deixar, meu pai exibiu o sorriso que o cansaço lhe permitia pra nos deixar essa foto de presente. A imagem do orgulho dele. E do nosso.

Uma publicação compartilhada por realwbonner (@realwbonner) em

Leia também: William Bonner satiriza usuária que assistia a "Apocalipse": "Perdeu seu tempo"

Relato 

"Em parte pela idade, em parte pela medicação, meu pai vivia naquele universo infantil dos senis. Emocionava-se com quase tudo, compreendia quase nada e se envolvia em repetições de afazeres e de dizeres”, comentou William Bonner , que também compartilhou uma história sobre as visitas semanais que fazia ao pai em São Paulo, incluindo o mesmo sapato que usava todas as vezes e que, desde a morte do pai, estava escondido em seu armário. “Depois que o velhinho partiu, guardei esses sapatos num lugar onde não pudessem me ver. E fugi deles por um ano inteiro”, completou o jornalista, que reencontrou o sapato essa semana e declarou: “Nunca, desde que me interessei por eles numa vitrine, nunca me foram tão deliciosamente confortáveis”.

Eu gostei desse sapato logo de cara. Tinha um tom de couro cru, sem brilho nenhum, e o conforto que só o mocassim pode oferecer a quem não pise com solados emborrachados. No ano passado, nas idas semanais a SP pra visitar meus pais, meu pai doente, elegi uma espécie de uniforme. Todo sábado, pegava estrada às 6 da manhã pra almoçar com eles. E calçava esses sapatos. Meu pai tinha 86 anos e um mieloma. É um câncer de agressividade baixa, comum em velhinhos. Em parte pela idade, em parte pela medicação, meu pai vivia naquele universo infantil dos senis. Emocionava-se com quase tudo, compreendia quase nada e se envolvia em repetições de afazeres e de dizeres. Perguntava dezenas de vezes a mesma coisa e demonstrava surpresa a cada vez que ouvia a mesma resposta como se fosse única, inédita. Nas mais de 40 viagens de fim de semana a SP, devo ter calçado esse sapato umas 30 vezes. E, em quase todas, ele recebeu os cuidados do meu pai. “Júnior, esse sapato não vê uma graxa há quanto tempo?” Júnior sou eu. “Pai, esse sapato não leva graxa. É assim mesmo. Fosco.” E ele: “Sei... Isso é falta de graxa! Que vexame! Me dá isso aqui que eu vou dar um trato.” E não adiantava argumentar. Meu pai me fazia entregar os sapatos, que limpava com pano úmido. Aplicava cera marrom. Esperava secar. E lustrava por minutos seguidos, no vai e vem da escova marrom que usou por mais de 40 anos. Tingia de marrom o couro sem tintura. E lustrava o que não tinha brilho nenhum. Ao longo de 11 meses, enquanto nos despedíamos, meu pai foi modificando completamente meu mocassim. Pondo cor e luz na opacidade. Depois que o velhinho partiu, guardei esses sapatos num lugar onde não pudessem me ver. E fugi deles por um ano inteiro. Hoje de manhã, sei lá como, do fundo de uma prateleira, me acharam de novo, quando me vestia pra sair. E me ocorreu de usá-los com a roupa que tinha escolhido pro dia. E nunca, desde que me interessei por eles numa vitrine, nunca me foram tão deliciosamente confortáveis.

Uma publicação compartilhada por realwbonner (@realwbonner) em

Leia também: A vida e carreira de William Bonner em sete imagens

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!