Atriz falou sobre os desafios do novo papel como Gabriela durante coletiva para a segunda temporada do reality "Por um Fio"

Juliana Paes
André Giorgi
Juliana Paes
Juliana Paes está de volta. Aos 32 anos e quase um ano depois do nascimento de seu primeiro filho, Pedro , a atriz se prepara para encarar o maior desafio de sua carreira: viver Gabriela, papel imortalizado por Sonia Braga . "Que atriz não sonharia em viver esse personagem tão icônico? Tô sentindo a responsa”, diz ela, que, ainda curtindo a licença-maternidade, não planejava voltar para um ritmo de trabalho intenso tão cedo.

Depois da curta participação em “O Astro”, o plano seria só voltar à TV em 2013 para um grande papel na próxima novela de Glória Perez , quem que lhe deu sua primeira protagonista, Maya, em “Caminho de Índias”. “Quem sabe não consigo emendar uma com a outra? Eu quero!”, garante ela, que antes de ser finalmente escalada para o remake da história de Jorge Amado teve de enfrentar uma certa polêmica por conta de sua idade, já que a personagem nos livro é recém-saída da adolescência.

Juliana Paes
André Giorgi
Juliana Paes

Siga o Twitter do iG Gente e acompanhe as notícias das estrelas em tempo real

“Adorei, achei o máximo. Quanto mais bochicho dá, mais as pessoas ficam de olho”, comemora. Já os figurinos sensuais e as cenas de sexo protagonizadas por Gabriela foram as únicas ressalvas que Juliana teve quanto ao projeto, mas por pouco tempo. “A princípio eu mesma fiquei preocupada quando pensei nas cenas de nudez, no material ousado, mas liguei para o meu marido para contar do papel e ele me disse: ‘Parabéns, neguinha! Estou muito orgulhoso! ’. Meu marido é muito fofo”, conta ela, que diz que Carlos Eduardo Baptista não assiste às suas novelas porque “não gosta de me ver beijando outros”.

Mas “Por um Fio”, reality show que é um embate entre cabeleireiros, Carlos Eduardo não perde, garante Juliana, dizendo que esse é o acordo entre o casal. “Ele até da pitaco!”

A atriz recebeu a imprensa nessa terça-feira (29) para uma conversa em São Paulo sobre a segunda temporada do programa, apresentado mais uma vez por ela na faixa nobre da TV fechada, 22h30, no GNT. “Ela é inteligentíssima, rápida, não precisa de roteiro”, elogia Roberto d’Avila , diretor da atração, que estreia em 13 de janeiro. Além de Juliana, o time de jurado do programa é formado por Ricardo dos Anjos e Wanda Alves , além de Tiago Parente , supervisor dos competidores.

Wanda Alves, Ricardo dos Anjos, Juliana Paes e Tiago Parente
André Giorgi
Wanda Alves, Ricardo dos Anjos, Juliana Paes e Tiago Parente

Confira o bate-papo com Juliana Paes.

" POR UM FIO 2"

“Tenho verdadeira paixão pelo projeto. Na primeira temporada, eu estava grávida, e desta vez pude trazer o Pedro comigo para os bastidores. Esse programa faz parte do meu projeto de vida, onde tive meu primeiro filho, poder trazê-lo na segunda temporada me emociona só de contar.” (O diretor do programa, Roberto d’Avila, conta que Juliana fez do estúdio um verdadeiro playground para o filho, com babá, berçário...)


APRESENTADORA X ATRIZ

“Nunca tive nenhuma pretensão de deixar minha carreira principal, não tenho pretensão de me tornar uma apresentadora, sou feliz sendo uma atriz. Eu adoro cabelo! Seria cabeleireira, maquiadora numa boa. O que existe sim é uma postura durante o programa que você tem que adotar, abaixar o tom do palavreado, não ser tão prolixa. Sou carioca, falo muitas gírias, mas claro que me segurei um pouco. Ao mesmo tempo sou muito livre no programa, sou a Juliana o tempo todo. Há muito tempo abri mão das fixas (que ditam o roteiro do que o apresentador deve dizer), desde a primeira temporada.”

Juliana Paes, a nova Gabriela
André Giorgi
Juliana Paes, a nova Gabriela

CABELO TROFÉU

“Meu cabelo é sagrado! Adoro salão, fazer a unha, hidratação, mudar a cor, mas não me venha com uma tesoura perto de mim que eu saio correndo! (Nesse momento Thiago Parente, seu amigo e braço direito de Juliana em “Por um Fio” interrompe: ‘Ela corta no máximo meio centímetro e olhe lá’). Só corto quando alguém faz uma intervenção para me dizer que meu cabelo está podre!”

ROTINA DE BELEZA COMO MÃE

“Antes era eu, eu e eu mesma. Creminho pro pé, para os dedos, para isso, para aquilo. Hoje é oleozinho durante o banho, espalhado rapidinho e olhe lá! Meu truque de beleza é rapidez, minha gente! Mas se tem uma coisa que eu adoro é uma pechincha, ainda mais quando dá pra se gabar depois: ‘Acredita que só paguei isso?’. Não sou dessas que gasto os tubos em cosméticos não, adoro uma barganha”

CACHOS DE GABRIELA

“Estou adorando poder usar meu cabelo real, que é anelado, pela primeira vez na TV. Vocês não têm ideia de como a rotina de secar e alisar o cabelo para um personagem desgasta os fios (em "O Astro" ela vivia Nina, e exibia um corte reto e com fios lisos, na época um dos mais pedidos da Rede Globo), é puxado! Vocês querem saber como é meu cabelo de verdade? Esperem até julho de 2012!”

Wanda Alves, Ricardo dos Anjos, Juliana Paes e Tiago Parente se divertem durante a coletiva
André Giorgi
Wanda Alves, Ricardo dos Anjos, Juliana Paes e Tiago Parente se divertem durante a coletiva

CONVIVÊNCIA PACÍFICA

“Meu marido não vê novela porque não gosta de me ver beijando outros, por isso obrigo ele a assistir a “Por um Fio”. E ele dá pitaco viu? Outro dia ele foi ao estúdio me ver, e durante uma eliminação me disse: ‘Gostei mais daquele ali, viu?’”

ESCALAÇÃO POLÊMICA

“Adorei, achei o máximo (a especulação de que a atriz, de 32 anos, estaria velha demais para o papel principal de ‘Gabriela’). Quanto mais bochicho dá, mais as pessoas ficam de olho. Estou muito feliz de ter sido escolhida. Eu cheguei a ficar dividida em determinado momento, pois estava reservada para a próxima novela da Glória Perez, que terá uma história maravilhosa, mas a emissora optou por me escalar. Me ligaram dizendo ‘parabéns, estamos todos felizes’, Walcyr Carrasco , Carlos Manga , todos querem você no papel’. (...) Quem sabe não consigo emendar uma com a outra (‘Gabriela’ com o projeto de Glória Perez?) Eu quero!”

REMAKE EM PRODUÇÃO

“Ainda não recebemos texto, não temos o elenco completo definido, só sei que talvez vá ao ar em julho. Não sabemos também quando vamos viajar para Ilhéus, mas sei que essa viagem vai acontecer. Se eu estou ansiosa? Que atriz não sonharia em viver esse personagem tão icônico? Tô sentindo a responsa (sic)! E dá-lhe bronzeamento artificial, e antes do projeto ‘Gabriela’, teremos o projeto ‘Juliana’ verão 2012!”

DE SONIA BRAGA PARA JULIANA
“Eu conheço a Sonia, a adoro. Posso ligar para ela sim, acho ela linda, maravilhosa...”

NUDEZ EM “GABRIELA”

“A princípio eu mesma fiquei preocupada quando pensei nas cenas de nudez, no material ousado, mas liguei para o meu marido para contar do papel e ele me disse: ‘Parabéns, neguinha! Estou muito orgulhoso! ’. Meu marido é muito fofo”.

Juliana Paes
André Giorgi
Juliana Paes


    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.