Atriz está em cartaz com espetáculo e segue como a maior diva teatral do Brasil

Fernanda Montenegro está em cartaz com
Divulgação
Fernanda Montenegro está em cartaz com "Viver Sem Tempos Mortos", e completa 82 anos de idade


Fernanda Montenegro completa 82 neste domingo (16). A atriz carioca está em plena forma, e comemora o aniversário em cartaz - ela está de volta com o espetáculo "Viver Sem Tempos Mortos", que reestreou em São Paulo no início de outubro.

Leia entrevista exclusiva:  Fernanda Montenegro sobre mulheres de sua família: "São danadas"

A vida profissional de Fernanda dispensa apresentações. Ela é o maior nome feminino da dramaturgia nacional, posto que conquistou a partir dos anos 70, quando já tinha décadas de carreira.

Teatro

No final dos anos 80, Fernanda Montenegro alcançou sucesso popular com o monólogo
Reprodução
No final dos anos 80, Fernanda Montenegro alcançou sucesso popular com o monólogo "Dona Doida"

Uma trajetória que começou no rádio, nos anos 40. De radioatriz ela passou para os palcos, onde, na década de 50, faria história com o grupo Teatro dos Sete, fundado pela atriz ao lado do marido, Fernando Torres (1927-2008), e dos atores Ítalo Rossi (1931-2011) e Sérgio Britto .

Leia também: Fernanda Montenegro reestreia peça em São Paulo

Nos anos 60, ela continuou em cena nos palcos, atuando em momentos importantes, como a primeira montagem de "O Beijo no Asfalto" (1961, de Nelson Rodrigues ) e "O Homem do Princípio ao Fim" (1966, de Millôr Fernandes ).

Em 82, na montagem de
Reprodução
Em 82, na montagem de "As Lágrimas Amargas de Petra Von Kant", de Fassbinder

Nos 80, estrelou "As Lágrimas Amargas de Petra Von Kant" (82, do alemão Rainer Werner Fassbinder ), interpretando a estilista que se apaixona por uma jovem modelo. Fez também enorme sucesso com o monólogo "Dona Doida" (87).

Nos 90, surpreendeu ao trabalhar com Gerald Thomas em "The Flash and Crash Days" (93), e remontou "Dias Felizes" (95), que já havia montado em 1970.

Em "Viver Sem Tempos Mortos", ela volta aos monólogos, debruçando-se sobre a obra da escritora francesa Simone de Beauvoir , para deleite do público que tem esgotado os ingressos para ver Fernanda soltar o verbo.

Cinema

Com
Reprodução
Com "Central do Brasil", Fernanda Montenegro foi indicada ao Oscar - na foto, ao lado do então menino Vinícius de Oliveira

Nas telonas, Fernanda também viveu grandes momentos. "A Falecida" (65, de Leon Hirszman , baseado em Nelson Rodrigues), "Eles não usam Black Tie" (81, também de Leon, baseado em Gianfrancesco Guarnieri ) e "Tudo Bem" (78, de Arnaldo Jabor ) foram alguns desses pontos altos.

Mas foi com "Central do Brasil" (98, de Walter Salles ) que ela atingiu o auge mundial - aos 69 anos, levou o Urso de Prata de Melhor Atriz no Festival de Berlim, e foi indicada ao Oscar de Melhor Atriz - feito inédito: é até hoje a única atriz brasileira que recebeu indicação ao prêmio mais famoso do cinema.

Televisão

Em
Reprodução
Em "Guerra dos Sexos" (83), a inesquecível parceria com Paulo Autran - incluindo a famosa cena da guerra de comida

A TV começou a se render aos encantos de Fernanda na década de 70. Embora ela já tivesse atuado no veículo nas décadas de 50 e 60, foi no final dos 70 que a telinha de fato passou a valorizar a grande dama dos palcos. Em 79, ela estrelou "Cara a Cara", na Band.

A TV Globo percebeu a importância de "Fernandona" - apelido que ganhou a partir do momento em que sua filha, Fernanda Torres , também iniciou uma carreira de sucesso como atriz - e contratou-a. São 30 anos na emissora. A primeira novela foi "Baila Comigo" (81).

Seguiram-se inúmeros sucessos. Com o autor Sílvio de Abreu , a atriz firmou uma parceria de sucesso. As comédias "Guerra dos Sexos" (83) e "Cambalacho" (86), marcaram época às 19h. Na primeira, Fernanda viveu a inesquecível feminista excêntrica Charlô. Na segunda, foi a trambiqueira Naná.

Outros grandes momentos de Fernanda na TV: a cafetina Olga de "O Dono do Mundo" (91), a Vó Manuela de "Riacho Doce" (90) e a empresária Bete Gouveia de "Passione" (2010).

Siga o iG Gente no Twitter e receba as notícias das celebridades em tempo real

Confira na galeria a seguir os melhores momentos da carreira de Fernanda Montenegro

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.