Ator emenda dois trabalhos no cinema, está em cartaz com peça de Woody Allen e volta à TV em humorístico

Fabio Assunção como Wanderlei, jornalista atrapalhado em
Divulgação
Fabio Assunção como Wanderlei, jornalista atrapalhado em "Totalmente Inocentes"
Todos têm direito a uma segunda chance. O ator Fabio Assunção viveu um drama particular nos últimos anos, mas em vez de se esconder preferiu revelar publicamente seus problemas com drogas. Mergulhou em intenso tratamento e aos poucos foi se recuperando. Atualmente em cartaz com a peça “Adultérios”, em São Paulo, Fábio volta aos poucos à rotina normal de trabalho.

O ator, que acaba de completar 40 anos, emendou dois filmes recentemente e acaba de rodar um terceiro, o “ Totalmente Inocentes”, uma sátira aos chamados “favela movie” (como o “Cidade de Deus” e todos os subsequentes filmes rodados em favelas). Em setembro ele passa a integrar o elenco de "Tapas & Beijos”, comédia exibida às terças-feiras pela TV Globo, que tem Fernanda Torres e Andrea Beltrão como protagonistas.

Inocência total

Quem assina a direção do filme “Totalmente Inocentes” é o estreante em longa-metragem Rodrigo Bittencourt . Em conversa com a reportagem do iG , Fabio falou sobre esta experiência. “Eu achei o Rodrigo um diretor objetivo, tranquilo, bastante preparado para dirigir o que ele preparou, muito convicto do filme que ele gostaria de fazer. Gostei bastante de ter feito este trabalho”, diz.

No ano passado, Fabio esteve no elenco de “País do Desejo”, de Paulo Caldas , codiretor do celebrado “Baile Perfumado” (de 1997). A diferença de personalidades entre diretores, afirma o ator, não lhe incomoda no momento que está no set. “Um diretor estreante muitas vezes tem o entusiasmo e a originalidade características de um que é expert. Já trabalhei com outros diretores em seus primeiros longas, e acho importante o entusiasmo e a originalidade deles todos”, afirma.

Em seu novo trabalho no cinema, com “Totalmente Inocentes”, Fabio interpreta um jornalista. O laboratório para este papel não passou por nenhuma visita a redações nem conversou com repórteres que sobem o morro diariamente. “Construí o personagem estudando o roteiro”, conta ele. O personagem é Wanderlei, um repórter atrapalhado que tenta apurar a guerra de facções em um morro fictício, e se apaixona por uma bela morena ( interpretada por Mariana Rios ).

Fabio em cena do filme de Rodrigo Bittencourt
Divulgação
Fabio em cena do filme de Rodrigo Bittencourt

No seu perfil de uma rede social, o ator comentou sobre o ritmo intenso das filmagens. “Foram cinco semanas, três em Paulínia, São Paulo, e duas aqui no Rio. Beijão a toda a equipe e elenco. (...) Cristo Redentor sobre a comunidade Santa (ou Dona) Marta, que nos recebeu com carinho nestes últimos dias de filmagem. Uma comunidade que merece atenção e respeito. Sucesso pro nosso filme”, publicou. É por lá que ele tem se manifestado com mais afinco.

No mesmo perfil, por exemplo, Fabio se mostrou irritado por seu filme “País do desejo” não ter conquistado nenhum prêmio no Festival de Gramado, realizado no começo de agosto. “Gramado nos deixou. O lindo ‘País do Desejo’ não levou nada. Deve ser muito difícil para os jurados verem um pernambucano discutir a aristocracia brasileira. Preferem os filmes que não ameaçam a ‘inteligência’, cada macaco no seu galho”, escreveu.

Rindo à toa

Sobre sua volta à televisão, Fabio parece não se importar com possíveis rusgas que tenha causado sua decisão, no começo do ano, de abandonar uma novela prestes a estrear (inclusive tendo gravado os primeiros capítulos).

Aguinaldo Silva , em entrevista recente a uma revista, disse que ele não deveria ter aceitado o papel de “Insensato Coração” para depois recusá-lo. Fabio prefere não polemizar com o autor. De Aguinaldo ele nunca fez nenhuma novela na TV Globo. No seu lugar entrou Gabriel Braga Nunes, que viveu o inescrupuloso Leo na trama que chegou ao fim na sexta-feira (19). Gabriel foi bastante elogiado por sua atuação convincente.

Após tantos papéis dramáticos, Fabio quer fazer rir. Tanto na TV quanto nos palcos. Na primeira, estará em “Tapas & Beijos”. “Recebi o convite do diretor Maurício Farias”, conta ao iG . Então seu foco para este segundo semestre é mesmo o humor? “Sim, estou em cartaz com ‘Adultérios’ também”, continua.

A peça, de Woody Allen , se passa à beira do Rio Hudson, em Nova York, com o encontro entre o roteirista de cinema Jim Swain e um “homeless” americano, Fred (Fabio e Norival Rizzo alternam ambos os personagens). Jim está à espera de sua amante, para terminar o relacionamento. Fred, esquizofrênico, se aproxima e puxa uma conversa. E acusa Jim de ter roubado sua história para escrever o roteiro de seu mais recente filme, sucesso de bilheteria. Em meio a uma divertida discussão, os dois se veem cada vez mais próximos, culminando em um final surpreendente.

Próximos projetos? Fabio faz mistério, mas dá uma pista. “Penso em dirigir uma peça”. Quem o acompanhou nos sets recentes afirma que ele é só sorrisos com esta nova fase de sua vida. Motivos não lhe faltam para tanto.

Veja fotos de trabalhos recentes do ator:

Assista ao making of de "Totalmente Inocentes":

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.