Colunista do iG conta como foi o tapete vermelho e a concorrida exibição com Brad Pitt, Angelina Jolie e Jude Law na plateia

Vida de espectador em Cannes não é fácil. Ainda mais quando se tem convite para a sessão mais disputada do festival. Para assistir a "A Árvore da Vida", de Terrence Malick e estrelado por Brad Pitt , nessa segunda-feira (16), não era preciso ter apenas o convite em mãos. Chegar com antecedência de quase duas horas era mais do que recomendável. A sessão poderia lotar. Ou pior: caso houvesse muita aglomeração, os seguranças te barram sem medo. Até mesmo os vips enfrentam fila com seus ternos Dolce & Gabbana ou vestidos Dior para passar pelo tapete vermelho.

De uma cerca na rua, fãs e fotógrafos não autorizados a ficar no red carpet e que se viram em cima de cadeiras e escadas dividem espaço para tentar ver Brad Pitt, Sean Penn e Angelina Jolie , as estrelas da noite.

ENTRADA DE BRAD E ANGELINA NA TELA DO CINEMA


Uma vez na sala, é proibido voltar para espiar o tapete vermelho. Para saciar curiosidades, tudo é projetado na própria tela do cinema. E aí se vê que até mesmo os franceses, que se dizem tão discretos, têm seu dia de tiete. Na telona aparecem Jude Law , Zoe Saldana , Charlotte Rampling , Isabelle Huppert , Alessandra Negrini (sim, a brasileira também conseguiu um convite para o filme e deu pinta no red carpet), Gwen Stefani . Todos ficam impassíveis. Surge Sean Penn. Algum burburinho. Brad Pitt aparece na rua dando autógrafo aos fãs que se esmagam contra a cerca. Segundo depois, do meio de uma multidão, um close, Angelina Jolie, deslumbrante. Literalmente toda a sala Lumiére para ao vê-la na tela. E ainda aplaude e grita. Sim, Angelina levanta uma multidão.

A entrada do casal é exibida na tela do cinema antes do filme
Fernando Oliveira
A entrada do casal é exibida na tela do cinema antes do filme

Jude Law e Gwen Stefani entre as estrelas da plateia
Getty Images
Jude Law e Gwen Stefani entre as estrelas da plateia

CAVALHEIRO, BRAD PITT QUEBRA O PROTOCOLO

É como se todos estivessem esperando pelo desdobramento do capítulo de uma novela. Perguntam-se sobre o protocolo: "Brad vai entrar com o elenco ou com Angelina? Ele tem de escolher". A resposta vem rápido. O ator faz a "montes", como se chama o passeio pelo tapete vermelho, acompanhado pelos companheiros do filme Sean Penn e Jessica Chastain . Sobe as escadas, cumprimenta Gilles Jacob , presidente do festival. Quando menos se espera, no entanto, dá de costas, desce as escadas e vai pegar a bela esposa pela mão, para aí, sim, sob aplausos incessantes, adentrar a sala de cinema.

Brad Pitt fez duas entradas no red carpet: primeiro com os colegas do elenco Jessica Chastain e Sean Penn...
Getty Images
Brad Pitt fez duas entradas no red carpet: primeiro com os colegas do elenco Jessica Chastain e Sean Penn...

.. depois foi buscar a mulher, Angelina Jolie
Getty Images
.. depois foi buscar a mulher, Angelina Jolie

ANGELINA, QUE PARECE DE CERA, LEVANTA A PLATEIA

No mezzanino, centenas de pessoas correm até o parapeito para espiar os astros. Idem nos balcões laterais - o público do festival deixou suas cadeiras e sacou seus iPhones. Ele está de visual esquisito, cabelo para trás, óculos escuro. Ela, com uma fenda reveladora no vestido, que faz a plateia suspirar - de verdade e em alto e bom som - na primeira cruzada de pernas. De tão perfeita, parece uma boneca.

Siga o iG Gente no Twitter e receba as notícias das celebridades em tempo real


SEGURANÇA PUXA JORNALISTA PELO COLARINHO

Não me contive. Levantei-me e fui até eles, esperando por uma foto, um alô, na maior ingenuidade, quase como um fã que esquece ser jornalista. Ou um jornalista, que quer garantir uma foto e acaba posando de fã. Para minha frustração, um dos muitos seguranças impede minha investida. Segura o colarinho do meu terno e me puxa, me devolvendo quase que automaticamente ao meu lugar. Envergonhado, sento e assisto ao filme.


Sean Penn: saída à francesa da exibição
Getty Images
Sean Penn: saída à francesa da exibição
SEAN PENN COADJUVANTE?

Mas esqueço tudo tão logo a luz se acende. Sou como todos, que batem palmas efusivamente ao final da projeção - desta vez não apenas por Brad e Angelina, mas pela qualidade do longa, esteticamente impecável. Novamente toda a plateia corre para ver de perto os atores. Sean Penn não está mais lá. Saiu, discretamente, antes do que a exibição terminasse. Talvez saiba que perto daquelas estrelas ele é coadjuvante. Antes mesmo do final dos aplausos, Brad - que, aliás, seguia de óculos escuros - e Angelina levantam e seguem ao tapete vermelho para ir embora pela rua fechada para sua passagem.


JANTAR COM JODIE FOSTER

Mais tarde, passo em frente a um restaurante repleto de fotógrafos na porta. Ao passa em frente a eles, pergunto porque estão todos lá. Me olhando como se eu fosse o único a não saber do segredo, uma mulher me diz: "é aí que Brad e Angelina estão jantando". Segui meu rumo. Parte de mim quis ficar, fazer vigília até a madrugada. Mas depois de levar um leve puxão pela gola, achei por bem terminar a noite com meus amigos. Agora é torcer que ao ver a Jodie Foster , que vai exibir seu longa "The Beaver", com Mel Gibson , e deve participar de um jantar com jovens diretores do qual sou convidado, na noite de hoje não passe vexame de novo.

ASSISTA AO VÍDEO: COLUNISTA DO IG MOSTRA OS BASTIDORES DO TAPETE VERMELHO DE CANNES

null

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.