Dupla de atores vai comandar o Oscar no auge da carreira

James Franco e Anne Hathaway posam nas imagens oficiais do Oscar 2011
Divulgação
James Franco e Anne Hathaway posam nas imagens oficiais do Oscar 2011

Com a missão de dar à cerimônia do Oscar uma cara "jovem", a Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Los Angeles escalou dois dos atores mais interessantes da nova geração de Hollywood para comandar a cerimônia de entrega do Oscar no próximo domingo (27): Anne Hathaway e James Franco . Hoje consolidados no time de primeira grandeza do cinema, tanto Anne quanto James, de 28 e 32 anos respectivamente, foram alçados aos holofotes no começo da última década.

 Para esquentar a cerimônia, teasers com a dupla falando sobre o prêmio foram divulgados na internet. Nos vídeos já dá para sentir a sintonia dos apresentadores, em que fazem desde piadas com a 'seriedade' da preparação a treinos de dança inspirados na coreografia de "Grease". Assista à compilação feita pelo iG.

A trajetória da carreira dos dois foi traçada com algumas similaridades, como a estreia dos dois no show biz no mesmo ano, 1999, e no mesmo veículo, TV. Confira os capítulos dos passos da dupla em Hollywood.

James Franco e Anne Hathaway juntos nas capas de duas das publicações mais respeitadas sobre cultura,
Divulgação
James Franco e Anne Hathaway juntos nas capas de duas das publicações mais respeitadas sobre cultura, "Hollywood Reporter" e "Vanity Fair"

ESTREIA NO SHOW BIZ

James Franco com o elenco de
Dilvugação/
James Franco com o elenco de "Freaks & Geeks", entre eles Seth Rogen; Anne Hathaway e Jesse Eisenberg. de "A Rede Social", no set de "Get Real"

Anne estrelou a série "Get Real", cancelada rapidamente, e James de "Freaks & Geeks", que era dirigida por Judd Apatow , com quem ele mais tarde foi filmar a comédia "Pineapple Express". O status de estrelas ascendentes chegou com o estreia em grandes blockbusters no cinema. Em 2001 Anne estrelou o primeiro filme da bem-sucedida série "O Diário Da Princesa", o que deu a atriz a imagem de 'princesinha comportada da Disney', estúdio que produziu o longa, por muitos anos.

UM LUGAR AO SOL

James Franco em
Divulgação
James Franco em "Homem Aranha" e Anne Hathaway em "O Diario da Princesa"

James viveu o melhor-amigo do homem-aranha no filme sobre o herói em 2002, mas seu nome começou a gerar burburinhos no cinema independente com um filme para a TV, no qual viveu o ator James Dean, o que colocou Franco no mapa das celebridades.Os anos seguintes foram desafiadores para os atores. Anne participou de sucessos como o "Diabo Veste Prada" e "Brokeback Mountain", mas seu desempenho foi considerado fraca perto da atuação de astros com Meryl Streep e Heath Ledger . Já James embarcou em projetos que raramente tiveram êxito, tanto no circuito comercial quanto no independente. Nesse período ambos eram considerados estrelas, mas não atores sérios.

RESPEITO DA CRÍTICA

James Franco em
Divulgação
James Franco em "Milk" e Anne Hathaway em "Rachel Getting Married"

A virada seu deu mais uma vez no mesmo ano para os dois, 2008: em "Milk", James viveu o papel de um homossexual, namorado do personagem principal, que deu o Oscar de melhor ator a Sean Penn ; com "Rachel Getting Married", um drama de baixo orçamento, Anne foi indicada ao Oscar de Melhor Atriz.
A carreira acadêmica de Franco, que se graduou em literatura americana e lançou livros de poesia, ajudou a consolidar a imagem 'cult' e 'cool' de James fora das telas. Anne aproveitou o bom momento e mostrou que segurava uma bilheteria com "Get Smart", do mesmo ano, no papel de uma sexy espiã, ao lado de Steve Carell.

TIME 'A' DE HOLLYWOOD

James Franco em
Divulgação
James Franco em "Howl" e Anne Hathaway em "Alice no País das Maravilhas"

A versatilidade da dupla foi colocada em prova em projetos como "Alice no País das Maravilhas", no qual Anne viveu a Rainha Branca, e "Howl", em que James Franco interpretou o poeta beat Allan Gisnberg, os dois de 2010. Indicado ao prêmio de Melhor Ator por "127 horas", James Franco chega ao palco do Kodak Theather como o astro do momento.

Franco como o alpinista Aron Ralston em
Divulgação
Franco como o alpinista Aron Ralston em "127 Horas"
Anne Hathaway, que recebeu boas críticas com seu filme mais recente, "Amor e Outras Drogas", é também uma das mulheres mais bem vestidas do show biz, dona de parcerias e contratos milionários com multimarcas de cosméticos. O que pode acontecer quando esses dois talentos se juntam para apresentar o show mais esperado do planeta? As expectativas não poderiam ser melhores...

VIDA PESSOAL

James Franco com a atual, Ahna O
Getty Images/ Grosby Group
James Franco com a atual, Ahna O

No que diz respeito a relacionamentos, James Franco é discreto e gosta de namoros longos. A exceção foi o relacionamento de bastidores que ele manteve com Sienna Miller em 2006, quando os dois gravaram "Camille" no Canadá. Antes disso, ele ficou cinco anos com Marla Sokoloff, também atriz, o que parece uma preferência do ator: sua namorada atual, Ahna O'reilly, com quem está há quase quatro anos, também é atriz.

_CSEMBEDTYPE_=inclusion&_PAGENAME_=gente%2FMiGComponente_C%2FConteudoRelacionadoFoto&_cid_=1238111673271&_c_=MiGComponente_C
Anne Hathaway
também sabe manter fora dos holofotes seus relacionamentos. Em 2002 ela saiu por alguns meses com o restauranter nova-iorquino Scott Sartiano. Anne em seguida começou a namorar o ator inglês Hugh Dancy, que contracenou com ela em "Ella Enchanted", e ficaram juntos por dois anos. Rafaello Follieri, o empresário italiano que foi seu namorado de 2004 a 2008, foi o responsável pela única vez em que Anne foi assunto por sua vida pessoal. Condenado por estelionato, Follieri foi preso e eles terminaram o relacionamento. Ela até leiloou os presentes dele. Em 2009 Anne reencontrou o amor com o ator Adam Shulman.

Não perca a cobertura do iG Gente da premiação mais importante do cinema neste domingo (27), e confira as matérias especiais da Semana Oscar.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.