A organização da 13ª Feira do Livro de Jaraguá do Sul, em Santa Catarina, anunciou nesta terça-feira (16) ter cancelado a participação da jornalista da Globo Miriam Leitão no evento. Miriam faria uma palestra na feira no próximo dia 15 de agosto.  A decisão foi tomada um dia depois de a organização ter anunciado a persença dela no evento. 

Leia também: Revoltado, Diogo Nogueira ignora Ludmilla após ela vencer 'Show dos Famosos'

Miriam Leitão
Divulgação / Globo
Miriam Leitão

Uma petição com mais de 3 mil assinaturas foi encaminhada à organização pedindo o cancelamento da participação de Miriam Leitão, jornalista da Globo ,  e também do sociólogo Sérgio Abranches.  Num dos trechos, ao se referir à jornlista, o documento diz: "Por seu viés ideológico e posicionamento, a população jaraguaense repudia sua presença, requerendo, assim, que a mesma não se faça presente em evento tão importante em nossa cidade". 

Leia também: "Choro é de agradecimento", diz Sabina Simonato ao se despedir de Canuto

O coordenador geral da feira, João Chiodini, disse que a decisão de desconvidar a jornalista e o sociológo foi tomada "com vergonha", mas "para garantir a segurança dos convidados". 

Você viu?

- Logo depois que anunciamos (os nomes), recebi ligações, mensagens e comentários nas redes dizendo que os dois seriam recebidos com ovadas. É a primeira vez que isso acontece em 12 anos de evento -  disse Chiodini,  para quem "é muito triste o que está acontecendo".

Ele também destacou que a feira é gratuita, aberta à população e que não esperava nenhum tipo de manifestação.  Uma das mensagens recebidas pela organização faz referência ao protesto que ocorreu neste finalo de semana na Feira Literária de Paraty (Flip), contra o jornalista Glenn Greenwald .

"Ela vai chegar e sair correndo", diz uma mensagem que chegou ao telefone de Chiodini. Também foram divulgados vídeos criticando a prefeitura de Jaraguá do Sul pelo convite à jornalista. 

Leia também: Erika Januza defende Padre Marcelo e define empurrão como "ato de crueldade"

As últimas edições tiveram presenças diversas, do cantor Lobão à filósofa Márcia Tiburi, além do cartunista Ziraldo, do historiador Laurentino Gomes e do escritor Luiz Fernando Verísismo. Para a edição deste ano está confirmada a presença da escritora Martha Medeiros e do escritor Paulo Lins. Até o momento, Miriam Leitão não falou sobre o assunto.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!