Muito popular nos anos 70 e 80, o cinema erótico foi se perdendo com o tempo. Tanto os apreciadores quanto os criadores de um cinema que abordava o sexo com desprendimento foram sendo sobrepujados por certa caretice e correção política.

Leia também: Sete pontos importantes do segundo trailer de "Vingadores: Ultimato"

Cena de
Divulgação
Cena de "As Filhas do Fogo", que estreia nesta semana no Brasil

O americano Adrian Lyne e o holandês Paul Verhoeven foram os últimos que conseguiram fazer do cinema erótico algo ainda acessível na indústria cultural. Uma das precursoras do “Nuevo Cinema Argentino”, Albertina Carri apresenta com “As Filhas do Fogo” uma oportuna contribuição para esse legado em processo de esquecimento.

Seu filme, é bem verdade, não ostenta as credenciais comerciais trazidas por Sharon Stone ou Demi Moore no auge da beleza, mas também não precisa. A vocação aqui não é comercial, mas experimental. Se o sexo em seu viés pornográfico foi pasteurizado pela internet, Carri recobra inflexões valiosas com um filme francamente experimental e corajoso.

Leia também: Novo escândalo expõe bastidores do machismo em Hollywood

Você viu?

No longa, talvez o primeiro road movie erótico lançado nos cinemas brasileiros, três mulheres começam uma jornada poliamorosa em busca de prazer, diversão e novas formas de se relacionar afetivamente. Tudo com a Patagônia Argentina como cenário algo bucólico.

O trailer do filme, devido às cenas eróticas, foi censurado em plataformas como Facebook, YouTube e Instagram, mas pode ser visto sem cortes no site da produtora pornô brasileira XPlastic.

 Veja o trailer em versão editada


Falta de força narrativa

As Filhas do Fogo é o novo exemplar do cinema erótico argentino
Divulgação
As Filhas do Fogo é o novo exemplar do cinema erótico argentino

“Há algo no gozo que é irrepresentável”, reflete em um dado momento a cineasta que convence a namorada a se aventurar nessa jornada de poliamor. A ideia de documentar toda essa experiência é o gatilho para descobertas sexuais e uma busca incessante pelo prazer.

“As Filhas do Fogo” é um misto de pornô feminista, em que se busca menos os estímulos visuais e mais uma contemplação, um ideário de tesão, com videografia. É arte que busca no sexo uma razão de existir. Há a articulação de ideias interessantes – a breve participação de personagens masculinos e a referência ao filme “Ghost – do Outro Lado da Vida” atendem por algumas delas -, mas o filme não consegue dar sustentação narrativa a todas.

Leia também: Evento que destaca presença da mulher na música ganha 3ª edição em março

Não é uma produção para revitalizar o cinema erótico e nem há essa pretensão por parte da realização, mas é uma experiência interessante para quem entende o cinema como um fluxo livre da arte e gosta especialmente de debater o sexo.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!