Apaixonado pelo universo dos quadrinhos desde muito cedo, Elyan Lopes inspirou-se na dragqueen Pabllo Vittar e nos ginastas para criar o primeiro super-herói gay brasileiro. Batizado de Vélox e com traços inspirados na cantora, o personagem insere o grupo LGBTQI e a diversidade em um mundo que até então era denominado apenas por heróis completamente masculinizados. 

Leia também: Deadpool, Furiosa e mais! Ilustrações de Ruiz Burgos cativam fãs de cultura pop

Quadrinista brasileiro Elyan Lopes criou o super-herói gay Vélox inspirado na cantora Pabllo Vittar
Divulgação
Quadrinista brasileiro Elyan Lopes criou o super-herói gay Vélox inspirado na cantora Pabllo Vittar


Elyan Lopes teve a ideia de criar o personagem gay após os Jogos Olímpicos no Brasil, em 2016, inspirando-se na força e garra dos ginastas. A ideia de ter Pabllo Vittar somando-se na história de Vélox foi para acrescentar representatividade e diversidade de gênero: "De certa forma são lutas parecidas, guerras sendo travadas: uma, dos esportistas das esferas menos conhecidas que é a dos ginastas em busca de conquistas pessoais e profissionais, e a segunda causa, a LGBTQI, em prol de uma sociedade mais igualitária", contou o artista em entrevista ao iG Gente

undefined
Divulgação

Elyan Lopes, quadrinista que criou o primeiro super-herói gay inspirado na dragqueen Pabllo Vittar

Sem conhecer a cantora pessoalmente, mas tendo nascido na mesma região que ela, o quadrinista explica que o Vélox foi o primeiro passo para inserir outros personagens que vão além de possuir super poderes, mas são empoderados e lutam pela diversidade: "Tenho uma lista de super-heróis que serão lançados após o Vélox , entre eles a Alkymia, uma super-heroína com características bem brasileiras, negra e empoderada, inspirada nas mulheres brasileiras e nas cantoras Anitta e Karol Conka. Além disso, virá o Excalibur, um semideus que fará uma aparição na revista do Vélox. Certamente que além desses virão outros personagens LGBTQI", revela. 

Para que o projeto "Vélox" saia do papel, Elyan Lopes criou uma  vaquinha online na plataforma Catarse com o objetivo de ter renda o suficiente para lançar a história do seu personagem: "Sou um quadrinhista independente e é complicado viver de quadrinhos no Brasil, então o que nos resta é procurar formas de financiarmos os nossos projetos e essas plataformas de financiamentos são bem úteis, em especial o Catarse, onde já estou no meu quarto projeto. Não tenho plano B para o Vélox. Escolhi uma modalidade 'Ou Tudo ou Nada', onde caso o projeto não alcance o valor necessário, o montante é devolvido aos apoiadores e a revista não é produzida". 

Leia também: George Townley cria ilustrações fofas de personalidades de Hollywood

Você viu?

Confira algumas artes do quadrinista: 


Outros projetos 

Procurando criar super-heróis originais, mas com características básicas e universais, acrescentando temáticas diversas e complexas, além de inspirar-se principalmente na diversidade cultural e racial do Brasil, Lopes tem nomes de quadrinistas como Masami Kurumada ("Os Cavaleiros do Zodíaco"), Neil Gaiman, Luciano Cunha ("O Doutrinador") e Emir Ribeiro ("Velta"), além dos seus amigos mais próximos do projeto "ALFA – A Primeira Ordem" como sua fonte de inspiração. 

undefined
Divulgação

"Capitão R.E.D 1"

Para o próximo mês, o quadrinista também irá começar a segunda campanha de vaquinha da revista "ALFA - A Primeira Ordem: Parte 2", tendo a primeira parte lançada no fim do ano passado pela editora Kimera, esperando que a segunda também tenha êxito para ser publicada. "Será a conclusão épica da revista e contaremos com a mesma equipe de produção e o retorno dos super-heróis antigos como o Capitão 7, O Flama, Homem Lua, Capitão Gralha e Raio Negro em uma luta grandiosa travada em Brasília para salvar a humanidade do poderoso Aéris e seu exército", completou.

Após a campanha do super-herói gay Vélox, Elyan também irá viabilizar outra personagem, Alkymia – A Deusa do ébano, e a sequência da história solo do "Capitão R.E.D – Distrito de Risco" e "Emergência", inspirado no filme "Tropa de Elite". 

Leia também: Maju Coutinho, Anitta, Lady Gaga e famosos que apareceram na Turma da Mônica

Com Pabllo Vittar como inspiração, Vélox acaba entrando no time de heróis que lutam contra o preconceito e buscam assumir a sua verdadeira identidade e viver livre, assim como outros super-heróis ao redor do mundo como Batwoman, Estrela Polar, Apollo, Homem de Gelo e Meia Noite. 

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!