O Prêmio Jabuti comemora 60 anos em 2018 e com mudanças voltadas ao leitor e ao mercado. Considerada a maior premiação literária do Brasil, o prêmio abre as inscrições para todas as categorias a partir desta terça-feira (15). Elas vigoram até o dia 28 de junho. Entre as novidades, estão uma nova categoria dedicada às ações de incentivo à leitura, sendo assim reorganizadas em quatro eixos: Literatura, Ensaios, Inovação e Livro. 

Leia também: Arctic Monkeys busca o novo em trabalho inconsistente

Troféus distribuídos pelo Prêmio Jabuti na edição de 2017
Divulgação
Troféus distribuídos pelo Prêmio Jabuti na edição de 2017

Para prestigiar ainda mais os primeiros colocados de cada categoria, a partir de 2018 o Jabuti passa a ter somente um vencedor por categoria. As novidades foram anunciadas pela Câmara Brasileira do Livro (CBL), realizadora do Prêmio Jabuti , que ocorrerá no dia 8 de novembro, às 19h, no Auditório do Ibirapuera.

Novas categorias Prêmio Jabuti

Para incentivar a leitura entre os brasileiros, o Prêmio criou a categoria “Formação de Novos Leitores”, que irá premiar ações, projetos e iniciativas que despertem e sustentem o interesse pela leitura. Em paralelo, os autores independentes que não tem editora vão ter uma taxa de inscrição mais barata, e também vão poder entregar seus livros em formato digital (PDF), com exceção de algumas categorias técnicas. 

Leia também: "Deadpool 2": o que esperar do filme que estreia nesta semana

Você viu?

As categorias foram reorganizadas em quatro eixos: Literatura, Ensaios, Inovação e Livro. Dentro desse processo foi criado o eixo “Ensaios”, substituindo os gêneros específicos. O livro físico, como objeto, também passa a ser mais valorizado neste processo, uma vez que um dos eixos, o “Livro”, é dedicado apenas a premiações que envolvem o produto físico, como “Projeto Gráfico”, “Capa”, “Ilustração” e “Impressão”, novidade que avaliará a qualidade do acabamento da obra. Para as categorias deste eixo, será necessária a entrega do livro físico, já para as demais, apenas em PDF.

Novidade da edição de 2017, a categoria de “Histórias em Quadrinhos” foi mantida e faz parte do eixo “Literatura”, junto a outras seis categorias: “Romance”, “Poesia”, “Conto”, “Crônica”, “Infantil e Juvenil” e “Tradução”. 

Leia também: De volta a Cannes, Lars Von Trier causa revolta com novo filme

Premiação

Com um vencedo por cada categoria, sendo no fim um grande vencedor na categoria Livro do Ano, que poderá ser tanto de Ficção quanto de Não Ficção. Concorrem ao “Livro do Ano” todos os livros vencedores das categorias dos eixos “Ensaios” e “Literatura”.

A premiação do Prêmio Jabuti  agora também são maiores: R$ 100.000 ao “Livro do Ano” e R$ 5.000 ao ganhador de cada categoria individual. No caso de mais de um autor, o prêmio em dinheiro é dividido igualmente entre eles.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!