Não é uma tarefa fácil superar um primeiro ano quase perfeito. O desafio de “Dear White People” era tão raro quanto gigantesco, mas a segunda temporada da criação de Justin Simien – também diretor e roteirista do filme de 2014 no qual a série se baseia – supera toda e qualquer expectativa, por mais elevada que fosse.

Leia também: “Dear White People” é sátira imperdível de tensões raciais contemporâneas

Cena da segunda temporada de Dear White People, já disponível na Netflix
Divulgação
Cena da segunda temporada de Dear White People, já disponível na Netflix

Dear White People : Volume 2” começa com a repercussão dos incidentes que encerram o primeiro ano. A universidade de Winchester vive uma polarização que espelha o que vivemos no mundo neste momento. Como resposta ao ativismo intransigente de Sam (Logan Browning), o campus ver nascer um movimento de direita radical e beligerante. Qualquer semelhança com a América que elegeu Trump após oito anos de mandato de Obama não é mera coincidência.

A série é sagaz ao mostrar como a internet pode desestabilizar o tecido social e ser uma ferramenta da propagação do ódio, mas também de resistência a ele. O que diferencia a produção de outras séries e filmes com a proposta de promover um debate franco sobre o racismo é sua capacidade de dar fluxo às ideias de maneira orgânica e oxigenada, bem como de confrontar dogmas, paradigmas e convicções.

undefined
Divulgação

Reggie é um dos grandes destaques do segundo ano de Dear White People

O segundo ano, em particular, é muito feliz em escalar bons tópicos explorados no primeiro ano como as microagressões raciais e o preconceito alojado também nas minorias. Toda sorte de intolerância, principalmente aquela disfarçada, é descontruída de maneira inteligente pelo roteiro.

 Segue intacto o grande trunfo de “Dear White People”. O de recusar certezas absolutas e penetrar com o dedo rígido feridas abertas ou cicatrizadas. Coragem e organização narrativa ganham relevo pelo desprendimento da série de se oferecer como sátira entrecortada por momentos de drama pungente. O fato de a perspectiva negra preponderar em episódios como luto e aborto tornam tudo ainda mais mesmerizante.

Você viu?

Leia também: Maio de 68 marca o início das manifestações culturais contemporâneas

Simien experimenta em termos de linguagem e discurso no 2º ano da série e o resultado não poderia ser intelectualmente mais estimulante. Uma dessas brincadeiras é a participação de dois dos principais atores do filme: Tyler James Williams e Tessa Thompson. Essa última, a Sam do filme, protagoniza uma cena inflamatória do ponto de vista metalinguístico com a Sam da série no episódio derradeiro do segundo ano.

O segundo ano de “Dear White People”

Cena do 2º ano de Dear White People: a aproximação de Troy dos responsáveis pela publicação do folhetim satírico Pastiche é um dos pontos altos
Divulgação
Cena do 2º ano de Dear White People: a aproximação de Troy dos responsáveis pela publicação do folhetim satírico Pastiche é um dos pontos altos

A densidade dos diálogos é um dos pontos fortes da nova temporada. Quando menos se espera, a situação mais trivial desemboca em um debate franco, articulado e empolgante. O ritmo é de thriller e o humor, impactante de uma maneira peculiar. Inclusive a função social do humor no combate ao racismo, mas também na defesa das liberdades, é muito bem dimensionada na 2ª temporada.

A jornada do personagem Troy (Brandon P. Bell) é a mais interessante do novo ciclo. O personagem vai para um lugar novo e lida com suas inseguranças de uma maneira bastante corajosa e o humor desponta como uma ferramenta valiosa nesse cenário.

undefined
Divulgação

Protagonista formal da série, Sam volta a estar no olho do furacão no segundo ano de "Dear White People"

O afeto que Simien nutre por seus personagens em momento nenhum os poupa de serem confrontados com suas contradições. Nesse compasso é justamente Sam quem mais fica sob o microscópio. E a série é de uma franqueza cativante com ela.

Leia também: Donald Glover lança clipe com violência estilizada como crítica ao racismo

O elemento a fundamentar “Dear White People”, que é dar espaço e contexto para todos os personagens, se mantém intacto e, se Simien absorve algum pessimismo com o estado das coisas – repare na evolução do arco envolvendo o reitor de Winchester e o policial que sacou uma arma para Reggie (Marque Richardson) no primeiro ano -, consegue fiar-se em referências como “Harry Potter” para redimensionar a série para uma inevitável e já muita hypada terceira temporada.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!