Não é exatamente uma novidade a proposição de um híbrido entre ficção e documentário. O próprio cinema brasileiro já se experimentou nesse sentido em filmes como "Amor?" (2012), "Branco Sai, Preto Fica" (2014) e "Jogo de Cena" (2007), para ficar em exemplos mais famosos, mas o que "A Cidade do Futuro" propõe é mais vivo e inerente. 

Leia também: "Aos Teus Olhos" e mais sete filmes que mostram as consequências de polarizações

Cena de
Divulgação
Cena de "A Cidade do Futuro", que estreia nesta quinta-feira (26) nos cinemas brasileiros

O segundo longa-metragem de  Marília Hughes e Cláudio Marques, do premiado “Depois da Chuva”, busca a verdade do local em que é gravado e a verdade daqueles que lá habitam, mas cria a partir dessa geografica cênica e emocional, uma ficção. "A Cidade do Futuro" é esteticamente arrojado, ainda que narrativamente deixe a desejar. O filme se valida pela proposta autêntica e problematizante, mas nunca alcança ressonância dramática justamente pelas escolhas estéticas que faz.

O filme se passa em Serra do Ramalho a tal "cidade do futuro" prometida pelos militares nos anos 70”. Localizado na região Oeste do Norte da Bahia , o município foi criado durante a Ditadura Militar para abrigar as cerca de 73 mil pessoas deslocadas dos seus lares, para dar lugar à represa de Sobradinho.

Leia também: "De Encontro com a Vida" mostra ótimo tino para comédia do cinema alemão

Você viu?

undefined
Divulgação

Cena do filme A Cidade do Futuro, que estreia nos cinemas brasileiros nesta quinta-feira (26)

A realização se dedica, com uma câmera que fica entre o antropológico e o voyeourismo, a descortinar vidas esquecidas, tomadas como desimportantes pelo tempo e pela História e revela o choque entre o progressismo e o conservadorismo enraigado nos grotões do Brasil. Algo que Gabriel Mascaro havia tateado com alguma assertividade e muita sensibilidade em "Boi Neon". 

Assim como o filme de Mascaro, o longa de Hughes e Marques chega ao circuito comercial avalizado por uma consagradora carreira em festivais internacionais. Foi eleito o melhor filme latino-americano no festival BAFICI em Buenos Aires e laureado em festivais em Nova York e Curitiba. 

O eixo central da trama acompanha um inusitado triangulo amoroso, que ora mais parece um quadrado. A relação de uma professora de teatro e de um professor de história vive uma entressafra à luz da gravidez dela. É a oportunidade para a realização elaborar a respeito de temas caros à sociedade atual como machismo, sexismo e homofobia. 

Leia também: "O Dia Depois" expõe macheza frágil na abordagem da vida amorosa

Progresso e atraso se chocam em A Cidade do Futuro
Divulgação
Progresso e atraso se chocam em A Cidade do Futuro

Há grandes momentos como nas cenas adornadas pela música Jeito Carinhoso . Hughes e Marques buscam certa sensorialidade na banalidade de uma rotina enclausurada. Seja nos costumes, nos limites geográficos ou restrições sociais. Nesses momentos de solitude, "A Cidade do Futuro" alcança dividendos poderosos. 

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!