Mais de 100 mulheres do cinema italiano, inspiradas pelo movimento de Hollywood  "Time's Up" , publicaram um manifesto e criaram um coletivo para combater casos de abuso e assédio sexual na indústria do entretenimento.

Leia também: Atriz de "Maze Runner" agradece apoio após revelar abuso sexual

Mais de 100 mulheres do cinema italiano se unem contra abusos
Ansa
Mais de 100 mulheres do cinema italiano se unem contra abusos


A lista inclui alguns dos principais nomes do cinema e do teatro na Itália, como as irmãs Rohrwacher e Comencini e as atrizes Giovanna Mezzogiorno, Jasmine Trinca, Ambra Angiolini, Isabella Ragonese e Vittoria Puccini.

Leia também: Família Lima vai à Justiça contra difamação por pedofilia e assédio no "BBB"

"Esse é o tempo no qual deixamos de sentir medo", diz o manifesto assinado por 124 mulheres e publicado no jornal romano "la Repubblica". O coletivo se chama "Dissenso Comune" e promoverá campanhas públicas contra a violência sexual.

A iniciativa é fruto de dois meses de reuniões, iniciadas após a revelação de uma verdadeira epidemia de abusos nos corredores de Hollywood, personificada na figura do ex-poderoso produtor Harvey Weinstein, acusado, entre outras, pela italiana Asia Argento.

"Há alguns meses, a partir do caso Weinstein, em muitos países as atrizes e as operadoras do espetáculo tomaram a palavra e iniciaram a revelar uma verdade tão ordinária a ponto de ser arrepiante. Esse documento não é apenas um ato de solidariedade com todas as atrizes que tiveram coragem de falar na Itália e que por isso foram atacadas, mas um ato obrigatório de testemunho", diz o manifesto.

No texto, as mulheres afirmam que todas elas foram alvos de assédio sexual, "de modos e formas diferentes", e prometem apoio àquelas que escolherem contar suas experiências. "Que não se perca mais tempo questionando a veracidade das palavras das vítimas. Falar é revelar como o assédio sexual é reproduzido como uma instituição", acrescenta o texto.

Leia também:James Franco é removido de capa de revista com melhores de Hollywood

As italianas garantem não estar interessadas em fazer um discurso moralista, mas afirmam que a violência sexual não tem nada a ver com o "jogo da sedução", em recado direto ao manifesto da estrela francesa Catherine Deneuve. "Nomear o assédio sexual como um sistema, e não como a patologia de um único indivíduo, significa ameaçar a reputação dessa cultura", afirma o documento.

Desde o estouro do escândalo em Hollywood, que motivou a criação do movimento "Time's Up", formado por atrizes e outras personalidades dos Estados Unidos, muitas mulheres questionavam o silêncio das estrelas do cinema na Itália.

O manifesto das 124 atrizes, diretoras e produtoras do cinema italiano é uma forma de rebater essa crítica e de colocar de vez o país no debate sobre a violência sexual na indústria do entretenimento. 

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!