O Oscar 2018 acaba de se flagrar envolvido em uma nova polêmica. "Dunkirk", com direção de Christopher Nolan, é o protagonista da contenda. O escritor e historiador Joshua Levine revelou no livro "Dunkirk: The History Behind the Major Motion Picture", no ano passado, que o filme contou com trabalho de presidiários na construção de alguns barcos, veleiros e cenários usados nas filmagens.  

Leia também: "A Forma da Água" lidera corrida para o Oscar 2018 com 13 indicações

Copyright 2017 Warner Bros. Entertainment Inc. All rights reserved
"Dunkirk" pode perder suas indicações ao Oscar 2018


Após a 90 º edição do Oscar revelar os filmes concorrentes desse ano, algumas ONGs de Direitos Humanos pedem que a Academia retire as indicações de "Dunkirk" ao prêmio. O filme recebeu oito indicações, entre elas estão de Melhor Diretor para Christopher Nolan, Melhor Fotografia e Melhor Filme. 

Leia também: Recordes, ineditismos e mais curiosidades dos indicados ao Oscar 2018

No livro, Joshua Levine disse que "espera que os produtores saibam que a produção do filme contou com trabalho de presidiários": "As grandes defesas nos barcos da época eram feitas de cordas, entrelaçadas com um tecido muito específico. Encontramos um homem de Dunkirk que já tinha trabalhado para um museu local fazendo essas peças, e ele contratou presidiários locais para ajudá-lo. Eu espero que os produtores saibam, porque nós economizamos muito fazendo isso", completou o escritor. 

Os atores Aneurin Barnard, Fionn Whitehead, Harry Styles no filme
Copyright 2017 Warner Bros. Entertainment Inc. All rights reserved
Os atores Aneurin Barnard, Fionn Whitehead, Harry Styles no filme "Dunkirk", que recebeu oito indicações ao Oscar 2018



Paul Wright, diretor e fundador da ONG Human Rights Defense Center , disse que o "trabalho escravo prisional precisa ser denunciado como abuso de direitos humanos" e que em um mundo decente, abusadores dos direitos humanos  não deveriam ser premiados desta forma. Paul também acredita que vai ser difícil a Academia mudar e retirar as indicações ao filme. 

Kenneth Branagh no filmes
Warner Bros. Entertainment Inc. All rights reserved / Melinda Sue Gordon
Kenneth Branagh no filmes "Dunkirk", indicado a Melhor Filme no Oscar



"Dunkirk" é um filme sobre a Segunda Guerra Mundial, quando a Alemanha avança rumo à França e cerca as tropas aliadas nas praias de Dunquerque. O elenco conta com Tom Hardy ("O Regresso"),  Jack Lowden ("Um Reino Unido"),  Mark Rylance ("Ponte dos Espiões") e  Harry Styles (ex One Direction). 

Leia também: Oscar chega aos 90 anos mais diverso e receptivo ao cinema de gênero

Oscar 2018

A entrega do Oscar 2018 tem como mestre de cerimônia Jimmy Kimmel. A premiação acontece no Teatro Dolby, em Los Angeles no dia 4 de março e será transmitida para o Brasil pelo canal pago TNT.

Leia também: “Dunkirk” recria derrota dos aliados na 2ª guerra com ares de filme de terror

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!