Todo ano é a mesma coisa. Saem as indicações ao Oscar e logo começam as reclamações sobre quem devia ou não devia ser indicado. Alguns filmes não surpreendem tanto assim e são certeza na lista, como foi o caso de “ A Forma da Água ” esse ano. Ainda assim, sempre tem espaço para surpresas e esnobadas e nessa temporada não foi diferente.

Leia também: "A Forma da Água" lidera corrida para o Oscar 2018 com 13 indicações

Steven Spielberg ficou de fora dos indicados a
Divulgação
Steven Spielberg ficou de fora dos indicados a "Melhor Diretor, mesmo com "The Post" indicado a Melhor FIlme

Uma das maiores surpresas das indicações ao  Oscar foi “ Trama Fantasma ”, que acabou superando as expectativas e levou seis indicações. A mais provável era a de Melhor Ator para Daniel Day Lewis, mas o filme ficou entrou nas principais: Melhor Filme, Melhor Diretor para Paul Thomas Anderson e Melhor Coadjuvante com Lesley Manville, que “tirou” a vaga de Hong Chau, cotada por “Pequena Grande Vida”.

Leia também: Michael Stuhlbarg é o melhor coadjuvante dessa temporada de prêmios

Entre os diretores sugiram as maiores esnobadas: Martin McDonagh, de “ Três Anúncios para um Crime ”, que cravou três indicações entre os atores: Melhor Atriz para Frances McDormand, e Ator Coadjuvante para Sam Rockwell e Woody Harrelson, ficou de fora. No total, o filme soma sete indicações, incluindo melhor filme.

Luca Guadagnino também não entrou para a lista. Aliás, “Me Chame Pelo Seu Nome” teve presença tímida entre os indicados, e cravou quatro indicações: Roteiro Adaptado, Melhor Filme, Melhor Música e Melhor Ator para Timothée Chalamet, nomeação mais esperada. O filme também foi esnobado entre os coadjuvantes: Armie Hammer, que ganhou momento com a indicação ao Globo de Ouro não entrou na categoria, e nem Michael Stuhlbarg, que tem ótima participação no filme e é coadjuvante em outros dois na lista de Melhor Filme: “The Post” e “A Forma da Água”.

Michael Stuhlbarg é coadjuvante em três longas indicados a Melhor Filme, mas não foi lembrado como Melhor Ator
Reprodução
Michael Stuhlbarg é coadjuvante em três longas indicados a Melhor Filme, mas não foi lembrado como Melhor Ator

Por fim, outro grande nome que não foi lembrado pela academia foi Steven Spielberg por “The Post: a Guerra Secreta”, um de seus melhores trabalhos no último ano. O filme no geral foi pouco celebrado e ficou apenas com Melhor Filme e Melhor Atriz Coadjuvante para Meryl Streep.

Voto de protesto

Depois da onde de acusações de assédio em Hollywood, relatos recentes afetaram as indicações ao Oscar 2018. Primeiro foi Christopher Plummer que ocupou a vaga de Kevin Spacey em “Todo Dinheiro do Mundo” depois das acusações contra o ator, e acabou levando uma indicação a Ator Coadjuvante, mostrando uma pré-disposição da Academia em “Limpar” o nome do filme e ressaltar um ator que não está envolvido em polêmicas do tipo. Plummer, inclusive, não foi lembrado nem pelo Sindicato dos Atores americanos e ficou de fora do SAG Wards.

Por outro lado, um dos mais fortes concorrentes a Melhor Ator, James Franco ficou de fora por “O Artista do Desastre”, depois de vencer na categoria no Globo de Ouro. No dia seguinte a premiação, denúncias de assédio contra o ator começaram a pipocar, diminuindo drasticamente suas chances no Oscar, antes praticamente certa. Não deu outra e Franco saiu da disputa.

Esnobadas

Outras esnobadas aconteceram em categorias menores, mas não menos fortes. A principal delas foi a ausência de “Em Pedaços” entre os melhores filmes estrangeiros. O longa de Faith Akin foi muito comentado e celebrado ao longo do ano, disputando a Palma de Ouro em Cannes. A atuação de Diane Kruger também foi muito celebrada e o filme ganhou na mesma categoria no Globo de Ouro. Ainda assim, a boa campanha não foi suficiente para leva-lo ao Oscar.

Divulgação
"A Forma da Água" teve 13 indicações, mas não foi lembrado como "Melhor Maquiagem"

Por fim, “A Forma da Água” dominou as indicações do Oscar, com participação em 13 categorias, mas não foi inclusa em “Melhor Maquiagem”. A produção de Guillermo Del Toro que inclui um personagem de origem desconhecida que vive na água, mas tem traços humanos, tem um grande trabalho de caracterização, porém não foi apreciada pelos votantes.

Surpresas ou esnobadas, as listas estão prontas e os membros da academia têm mais de um mês para fazer campanha por seus filmes. O Oscar 2018 acontecerá no dia 04 de março com apresentação de Jimmy Kimmel.

Leia também: A sensação do Oscar 2018 se chama Timothée Chalamet e tem 22 anos

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!