Era grande a expectativa pelo Globo de Ouro 2018 com a saraivada de denúncias de assédio sexual que paira sobre Hollywood e não deixa de ser sintomático que um filme como “Três Anúncios para um Crime” , que no limiar trata sobre fúria, tomadas de atitudes e compaixão, tenha sido o grande vencedor da noite. Foram quatro prêmios (filme dramático, atriz em drama, roteiro e ator coadjuvante).

Leia também: Soberbo, “Três Anúncios para um Crime” captura América enfurecida da era Trump

Seth Meyers durante o Globo de Ouro
Reprodução/NBC
Seth Meyers durante o Globo de Ouro

A noite que prometia ser diferente começou com um tapete vermelho inundado de preto . Estrelas acompanhadas de ativistas intimidavam os repórteres habituados a perguntar sobre moda e banalidades. O tom soturno foi tratado com extrema sagacidade e cinismo por Seth Meyers, anfitrião da noite, em seu monólogo de abertura . Piadas duras e ácidas mostravam que o Globo de Ouro ia entregar o que todos esperavam com ansiedade. Mas depois de Meyers, poucos falaram abertamente sobre o elefante que estava na sala, apesar de Harvey Weinstein não estar lá – como bem notou em uma de suas tiradas o apresentador. Tudo mudou depois do inflamado discurso de Oprah Winfrey, a homenageada do ano pelo conjunto da obra.

Leia também: "Três Anúncios para um Crime" e "Big Little Lies" triunfam no Globo de Ouro 2018

Em tom de pregação, Oprah quebrou a tensão e recebeu aplausos de pé diversas vezes. “Eu quero que as meninas que estão assistindo saibam que há um novo dia no horizonte”. Depois da fala de Oprah, todas as atrizes que subiram ao palco fizeram algum tipo de menção ao tema mais incendiário a tomar Hollywood desde o macarthismo. “E agora todos os homens indicados”, disse Natalie Portman para constrangimento de um desajeitado Ron Howard antes de anunciar os nomeados a melhor diretor, categoria vencida pelo mexicano Guillermo Del Toro. Jessica Chastain brincou que a vencedora de melhor atriz em comédia também ganharia como prêmio a equiparação salarial. Barbra Streisand lembrou que ela foi a última diretora premiada no Globo de Ouro e isso foi em 1984. “Chegou a hora de mudar isso”, bradou antes de anunciar o filme dramático do ano.

undefined
Reprodução/NBC

Saoirse Ronan premiada como melhor atriz em comédia por "Lady Bird"

“Três Anúncios para um Crime” versa justamente sobre inquietação.  No filme, a mãe de uma jovem brutalmente assassinada resolve instigar a polícia que pouco tem a apresentar a respeito da investigação meses após o ocorrido. “Este é um filme sobre compaixão e acho que estamos precisando disso agora”, exortou Sam Rockwell, premiado como ator coadjuvante pela produção.

Hora de voar

Com exceção da categoria de filme estrangeiro, que consagrou o alemão “Em Pedaços” não houve surpresas na 75ª edição do Globo de Ouro. Gary Oldman ganhou como ator dramático por sua retratação de Winston Churchill em “O Destino de uma Nação”, que estreia no Brasil na próxima quinta-feira (11). James Franco prevaleceu entre os atores cômicos por “O Artista do Desastre”. Mas a noite foi mesmo de “Lady Bird: A Hora de Voar” , que ganhou os troféus de filme e atriz para Saoirse Ronan. O filme vem ganhando força nas últimas semanas e deve ter grande figuração no próximo Oscar.

“A Forma da Água”, que liderava a corrida com sete indicações, venceu os prêmios de direção e trilha sonora.

Televisão

O elenco de Big Little Lies agradece o Globo de Ouro
Reprodução/NBC
O elenco de Big Little Lies agradece o Globo de Ouro

O Globo de Ouro consagrou pela primeira vez na história duas produções oriundas do streaming. “The Marvelous Mrs. Maisel”, da Amazon, e “The Handmaid´s Tale”, do Hulu, cristalizam uma tendência irreversível. O melhor da TV está na internet.  Fãs de “Moulan Rouge – Amor em Vermelho” viram Ewan McGregor e Nicole Kidman premiados. Ele por seu papel em “Fargo” e ela por “Big Little Lies” , a outra grande sensação da noite no Globo de Ouro.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!