O Oscar de 1999 ficou marcado para os brasileiros como o ano em que Fernanda Montenegro foi indicada a Melhor Atriz por sua brilhante atuação em “ Central do Brasil ”. Também marcou a noite em que ela perdeu a estatueta para Gwyneth Paltrow, por “Shakespeare in Love”. Ainda assim, a cerimônia premiou alguns dos maiores filmes lançados em 1998, que incluíam ainda “O Regate do Soldado Ryan” e “A Vida é Bela”. Mas o ano foi repleto de filmes que ficaram marcados na memória e no coração, incluindo um dos maiores papeis de Lindsay Lohan nos cinemas: “Operação Cupido”. Sandra Bullock e Nicole Kidman foram bruxas, Darren Aronofsky estreou como diretor e Lola correu. Voltamos no tempo para relembrar os 20 maiores filmes lançados há 20 anos. Confira:

Leia também: Listamos os 10 hypes que vão pirar a cultura pop em 2018

O Resgate do Soldado Ryan

O Resgate do Soldado Ryan
Divulgação
O Resgate do Soldado Ryan

Matt Damon fez Tom Hanks e outros vários soldados resgatá-lo em linhas inimigas durante a Segunda Guerra Mundial. Esse longa, indicado ao Oscar, foi um dos muitos filmes em que Damon fez as pessoas busca-lo enquanto estava perdido, desde o Oriente Médio até Marte.

Leia também: Você lembra? Confira 10 filmes que fazem 10 anos em 2018

Vida de Inseto

Vida de Inseto
Divulgação
Vida de Inseto

Quando Filk decide que a vida no formigueiro não é suficiente para ele, a formiguinha caba por desencadear uma série de eventos que coloca a vida de todo o formigueiro em perigo. Ele então recruta outros insetos para salvar seus amigos nesse clássico da Pixar que, pasme, já completou seus 20 anos.

O Grande Lebowski

O Grande Lebowski
Divulgação
O Grande Lebowski

Esse clássico dos irmãos Coen nos apresentou ao “Dude”, interpretado pro Jeff bridges, que nada mais queria do que viver em paz curtindo um boliche com os amigos e fumando maconha. Mas, como é de praxe nos longas dos irmãos, acaba se envolvendo nas mais absurdas situações.

O Show de Truman

O Show de Truman
Divulgação
O Show de Truman

Antes do “ Big Brother ” esse filme explorava um outro conceito de reality show, onde o personagem não sabe que está sendo vigiado. Truman (Jim Carrey) vive uma vida pacata e monótona em uma cidadezinha e nem imagina que está cercado de câmeras analisando todos os seus movimentos. É também um bom papel dramático de Carrey.

Operação Cupido

Operação Cupido
Divulgação
Operação Cupido

Lindsay Lohan em dose dupla! Foi em 1998 que ela interpretou as gêmeas Hallie e Annie nesse clássico da sessão da tarde. As irmãs, que se conhecem sem querer, descobrem que podem ter até várias diferenças, mas seus pais acabam as unindo em um plano.

Mulan

Mulan
Divulgação
Mulan

Outra animação da Disney, dessa vez com uma princesa , estreou nesse mesmo ano. Mas Mulan, ao contrário das princesas que estávamos acostumados a ver, deixou os trajes reais de lado e foi lutar no lugar de seu pai na Guerra. Ao lado do dragão Mushu (“desonra pra tu, desonra pra tua vaca”), ela enfrenta um ambiente proibido para as mulheres, e ajuda a salvar a China. Ao completar 20 anos, o filme vai ganhar uma versão live-action, planejada para novembro.

Armageddon

Armageddon
Divulgação
Armageddon

I don’t wanna close my eyes ” virou um clássico do Aerosmith ao virar trilha-sonora desse longa que conta a história de um grupo de astronauta que tenta impedir a destruição da terra. Além de Bruce Willis no papel principal, Liv Tyler e Bem Affleck faz o par romântico.

Encontro Marcado

Encontro Marcado
Divulgação
Encontro Marcado

Brad Pitt é a própria morte nesse romance. Assumindo a forma de um jovem, ele tenta descobrir como os humanos vivem e, no caminho, acaba se apaixonando.

Pi

Pi
Divulgação
Pi

Esse filme pode não ser um dos mais comentados do ano, mas marcou o início da carreira de um celebrado diretor, que por sinal foi muito comentado no ano que passou: Darren Aronofsky. Esse drama marca bem a paranoia e suspense que marcariam a carreira do diretor, com longas como “Cisne Negro” e “mãe!”.

Da Magia a Sedução

Da Magia a Sedução
Divulgação
Da Magia a Sedução

Tem magia, tem sedução, tem Sandra Bullock e tem Nicole Kidman. Precisa de mais alguma coisa? Então some uma dose de romance, mistério, uma Evan Rachel Wood ainda criança e Stockhard Channing como a bruxa que você queria ter na família e esse é uma daquelas gostosas lembranças do passado. Aliás, esse filme bem que podia ter uma sequência não?

O Homem da Máscara de Ferro

O Homem da Máscara de Ferro
Divulgação
O Homem da Máscara de Ferro

A história dos três mosqueteiros ganha uma nova linguagem com a inclusão de gêmeos: um bom e um mal. Parece até história de novela, mas funciona bem nesse longa que traz um DiCaprio ainda galã, além de Jeremy Irons e John Malkovich.

Garotas Selvagens

Garotas Selvagens
Divulgação
Garotas Selvagens

Neve Campbell e Denise Richards roubaram corações nesse thriller erótico que gerou muita polêmica por suas muitas cenas de sexo. Acusações de estupro, suspense e mistério fazem parte desse filme que tem um elenco estrelado, com Matt Dillon, Kevin Bacon e Bill Murray.

Patch Adams

Patch Adams
Divulgação
Patch Adams

Essa emocionante história de um médico dedicado que mudou a prática da medicina ganhou vida com Robin Williams no papel principal. Como patch Adams, ele busca conhecer os pacientes e abordar o lado mais humano da medicina, algo que não é visto com bons olhos pro todos. Uma história de amor e superação que vai causar algumas lágrimas para os corações mais sensíveis.

Corra Lola Corra

Corra Lola Corra
Divulgação
Corra Lola Corra

Vinte minutos é o tempo que Lola tem para ir atrás de um dinheiro antes que algo trágico aconteça. Como contar sobre 20 minutos em um longa? Tom Tykwer consegue, deixando o espectador na ponta da cadeira do começo ao fim do filme.

Lado a Lado

Lado a Lado
Divulgação
Lado a Lado

Mais um filme que faz a gente chorar. Susan Saradon faz uma mãe com dificuldade para aceitar a nova e jovem namorada do ex, interpretada por Julia Roberts. Porém, uma doença inesperada faz com que essas duas mulheres tenham que se aproximar e se entender.

Quem Vai Ficar Com Mary?

Quem vai Ficar com Mary?
Divulgação
Quem vai Ficar com Mary?

Matt Dillon volta a essa lista, dessa vez como um dos homens que desejam ficar com Mary ( Cameron Diaz ) nessa comédia que bombou em 1998. Ben Stiller é o outro pretendente da moça e acaba fazendo as maiores confusões para tentar ganhar seu coração.

Leia também: "Versace: American Crime Story" e as 14 séries mais aguardadas de 2018

Cidade dos Anjos

Cidade dos Anjos
Divulgação
Cidade dos Anjos

Outro clássico que ficou tão marcado pela trilha sonora quanto pela história foi “Cidade dos Anjos”, com Meg Ryan e Nicolas Cage. Cage, em melhor forma, fez um anjo que acaba sendo visto por uma médica (Ryan) durante uma operação. Resultado? História de amor embalada ao som de “Iris” do Goo Goo Dolls.

Mens@gem para Você

mensagem para Você
Divulgação
mensagem para Você

Além de Soldado Ryan, Tom Hanks protagonizou esse longa que falava de amor virtual nos primórdios da internet. Ao lado de Meg Ryan, que teve um ótimo ano, ele se apaixona por uma pessoa que conversa apenas pela internet, sem imaginar que ela está mais próxima do que ele imagina.

Central do Brasil

Central do Brasil
Divulgação
Central do Brasil

Nesse clássico do cinema nacional, Fernanda Montenegro faz uma mulher amargurada que escreve cartas no meio da Central do Brasil. Sem querer, acaba se envolvendo com o pequeno Josué, que perde a mãe e parte em busca do pai ao lado dessa improvável amiga.

A Vida é Bela

A Vida é Bela
Divulgação
A Vida é Bela

Além de ser desbancada por Paltrow, o longa brasileiro teve outra derrota no Oscar, dessa vez como filme estrangeiro. E foi justamente o longa de Roberto Benini que tirou esse posto. Um dos filmes mais comentados do ano conta a história de uma família abalada pelo holocausto.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!