O Festival de Berlim 2018 já está anunciado os primeiros selecionados para a mostra Panorama, uma seção paralela à competição principal do evento com outros longas prestigiados. Na lista dos onze filmes selecionados, três são brasileiros. A biografia de Linn Da Quebrada, um documentário sobre os povos indígenas e um terceiro que, na verdade é uma coprodução com a Alemanha e a França que conta a história de um jovem refugiado sírio que morou em um dos hangares do aeroporto da capital alemã durante um ano.

Linn Da Quebrada é um dos destaques do Festival de Berlim
Reprodução
Linn Da Quebrada é um dos destaques do Festival de Berlim

Leia também: "A Forma Da Água" lidera indicações ao Globo de Ouro 2018; confira lista

Tratando sobre a política do corpo, como descreve o próprio festival, “Bixa Travesty”, de Kiko Goifman e Claudia Priscilla, acompanha a vida da cantora Linn da Quebrada nos palcos além de sua luta política e cotidiana enquanto mulher trans e negra. Já o documentário de Luiz Bolognesi “Ex-Pajé” terá a sua estreia mundial no festival e traz a tona o drama contemporâneo dos indígenas a partir da história de um índio Paiter Suruí, que viveu até os 20 anos em um grupo isolado e virou pajé. Entretanto, um pastor evangélico branco entra em contato com o indígena afirmando que tudo o que ele acredita é coisa do Diabo, criando um conflito interno no ex-pajé que continua tendo visões dos espíritos da floresta.

Leia também: Globo de Ouro aposta em nomes consagrados e desidrata favoritos da crítica

Já o “Aeroporto Central” marca o retorno do diretor brasileiro e algeriano Karim Aïnouz, depois de “Praia do Futuro” em 2014. A obra tem como cenário o aeroporto de Tempelhof, na capital alemã. A obra conta a história de uma série de refugiados que passam dias nos galpões pelo edifício sonhando em chegar no seu destino final algum dia.

Leia também: Decepção! Confira as piores bilheterias do cinema do ano

Festival de Berlim

Com Linn Da Quebrada, Paiter Suruí e histórias de refugiados, o Festival de Berlim acontece entre os dias 15 e 25 de fevereiro. A abertura de um dos maiores eventos de cinema do mundo ficará por conta de Wes Anderson, que terá o seu novo longa, “Ilha de Cachorros” exibido. Esta será a primeira vez que o evento abre com uma animação. A obra se passa no Japão e conta a história de um garoto que busca o seu cachorro exilado. O júri será presidido pelo ator Tom Tykwer.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!