A Marvel é uma religião. Ou quase. De todo modo, elaborar uma lista dos dez melhores filmes já produzidos pelo estúdio, “ Thor : Ragnarok ”, que está na lista, é o 17º lançamento desde que Robert Downey Jr . e Jon Favreau surpreenderam o mundo com “ Homem de Ferro ” em 2008, é mexer em um vespeiro.

Leia também: Será que a DC consegue alcançar o sucesso da Marvel nos cinemas?

Os dez melhores filmes da Marvel Studios
Reprodução
Os dez melhores filmes da Marvel Studios

A lista talvez ajude a visualizar melhor como os filmes da Marvel seguem uma fórmula bem sucedida. Os três filmes do “ Capitão América ” estão na lista. É a trilogia que apresenta os filmes mais diferentes entre si e todos de ótimo nível. É claro, que nenhuma lista é unânime e nem deve ter pretensão para tanto.

Leia também: "Deadpool" engrossa lista de esnobados no Oscar, mas por que tão séria academia?

10 – “Doutor Estranho” (2016)

''Doutor Estranho'' está entre os melhores filmes que a Marvel já fez
Divulgação
''Doutor Estranho'' está entre os melhores filmes que a Marvel já fez

Dirigido por Scott Derrickson, letrado no cinema de horror, “Doutor Estranho” prometia levar a Marvel a outro patamar. Não foi o caso. Repetindo beats de outros filmes do estúdio, o filme apresentou efeitos especiais vistosos e trouxe metafísica, planos astrais e o conceito de morte para a ordem do dia de um blockbuster com certo grau de sucesso. O elenco, inusitado para um filme de herói, é outro bom atrativo da produção.

9- “Homem de Ferro 2” (2010)

Reprodução
"Homem de Ferro 2" traz novas aventuras do super-herói, playboy e filantrópo Tony Stark

Mickey Rourke e Sam Rockwell fazem vilões histriônicos e divertidos; Robert Downey Jr. volta a dar show; cenas de ação caprichadas; e a melhor frase já dita em um filme da Marvel – aquela sobre a privatização da paz mundial – embalam um filme cuidadosamente hiperbólico que atestou que a Marvel estava nessa para ganhar.

8- “Thor: Ragnarok” (2017)

Hela ainda não estreou nos cinemas, mas com Cate Blanchett a personagem deve ser uma ótima vilã
Divulgação
Hela ainda não estreou nos cinemas, mas com Cate Blanchett a personagem deve ser uma ótima vilã

Visualmente delirante, o terceiro filme solo de “Thor” é uma história em quadrinhos filmada. Com mais humor e certa ambição estética do que os exemplares anteriores, “Ragnarok” pavimenta um novo caminho para a Marvel no cinema e prova que o Deus do Trovão sabe rir de si mesmo e nós rimos com ele.  

Você viu?

7- “Os Vingadores” (2012)

Projeto da Marvel Studios culminou em
Divulgação
Projeto da Marvel Studios culminou em "Vingadores" em 2012, finalizando a "Fase 1" da Marvel

O grande projeto da Marvel, o ponto final na fase 1 do estúdio no cinema, a consolidação de um dos projetos mais ambiciosos já vistos no cinema, “Os Vingadores” é um filme de equipe que aposta no humor, nos diálogos ligeiros e em cenas de ação megalomaníacas. A receita é para as massas e a bilheteria superior ao bilhão de dólares dá pouca margem para contestação.

6- “Capitão América: O Soldado Invernal” (2014)

''Capitão América: O Soldado Invernal'' está na lista dos melhores filmes da Marvel Studios
Divulgação
''Capitão América: O Soldado Invernal'' está na lista dos melhores filmes da Marvel Studios

Um thriller político de primeira linha com direito a vilão interpretado por Robert Redford. Eis aí uma senhora credencial para o filme que traz o Capitão América para a contemporaneidade e investe em trama e narrativa completamente diferentes do primeiro filme. Chris Evans e Scarlett Johansson têm uma química a la Bonnie e Clyde e garantem o escopo de filme setentista em plena ebulição da era Marvel. Foi o primeiro filme dos irmãos Russo para o estúdio. Além de “Guerra Civil”, eles dirigem os dois próximos “Os Vingadores”.

5- “Homem-Formiga” (2015)

Reprodução
"Homem Formiga" também conseguiu seu espaço nessa lista

Edgar Wright tinha um plano e ele dava conta de que “Homem-Formiga” seria um filme radicalmente diferente do que a Marvel está acostumada a ofertar. É claro que divergências criativas o retiraram do projeto. Mas seu crédito como autor do argumento permaneceu e em sua primeira hora, “Homem-Formiga” lembra mais “Onze Homens e um Segredo” do que qualquer filme de herói, mas a coisa vai diluindo aos poucos. Não que Peyton Reed, que assumiu a direção, vá em direção oposta, mas o longa termina mais comum do que começou. Ainda assim, é um filme divertido e muito bem embalado.

4- “Capitão América: O Primeiro Vingador” (2011)

Reprodução
"Capitão América: O Primeiro Vingador" mostra as origens do soldado mais forte dos Estados Unidos

Dirigido por Joe Johnston, de “Jumanji” (1995) e “Jurassic Park III” (2001), “O Primeiro Vingador” é a melhor matinê do século. Em 17 anos de muitos filmes com tal pretensão, não é pouca coisa. O filme de origem do “Capitão América” nos lembra porque gostamos tanto de produções como “Indiana Jones” e porque vibramos com nossos heróis favoritos no cinema.

3 – “Guardiões da Galáxia” (2014)

Reprodução
"Guardiões da Galáxia" também conquistou seu espaço nessa lista com confusões intergalácticas

“Star Wars” encontra “Perdidos no Espaço” é uma boa definição para essa comédia de ação muito bem azeitada por James Gunn, com direito a algumas das melhores piadas da década, cenas de ação bem coreografadas e personagens muitíssimo bem desenhados. Ninguém esperava uma derrapada da Marvel, mas realmente não se esperava um filme tão bom e um sucesso tão acachapante. A sequência muito digna que chegou em 2017, não chega nem perto da qualidade desse produto pop tão bem adornado.

2 – “Capitão América: Guerra Civil” (2016)

Divulgação
"Capitão América: Guerra Civil" coloca os super-heróis da Marvel em lados opostos de uma batalha

O terceiro filme solo do “Capitão América” foi tanto um triunfo de roteiro, como da estratégia de um universo compartilhado no cinema. “Guerra Civil” não seria possível, em potência e impacto dramático, se não fosse um capítulo de uma história maior, mas também é um filme coeso e muitíssimo bem resolvido, com foco em seu protagonista, mas generoso com os muitos outros personagens. Como bônus, ainda oferta algumas das melhores cenas de ação da história do gênero.

Leia também: Dos quadrinhos para o cinema: os 25 melhores filmes de heróis já feitos

1 – “Homem de Ferro” (2008)

Primeiro filme de herói da Marvel,
Reprodução
Primeiro filme de herói da Marvel, "Homem de Ferro" é o melhor filme do estúdio

O primeiro filme lançado pela Marvel, antes do estúdio ser comprado pela Disney e de se ver amarrado a fórmulas, permanece como o melhor e mais bem urdido longa do estúdio. Cineasta então pouco experimentado, Jon Favreau teve liberdade para contar uma história de origem com boas cenas de ação e muito humor. O filme tem em Robert Downey Jr., aqui redescoberto por Hollywood, um coringa e tanto. Seu charme e carisma, combinado à inteligência do roteiro escrito por Mark Fergus, Hawk Ostby, Art Marcum e Matt Holloway, garantem um filme cheio de frescor e força dramática.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!