Entre os dias 25 e 27 de outubro, acontecerá na sede do Itaú Cultural o "I Fórum Mostra-Folha: rumos do Cinema e do Audiovisual" - uma parceria entre o instituto e o jornal "Folha de S. Paulo" . Esta é a primeira edição do debate, que fará parte da programação da 41ª Mostra Internacional de Cinema em São Paulo, um dos maiores eventos do ano para os cinéfilos de plantão.

Leia também: Inflada, Mostra elege tolerância como tema e quer ser defesa da arte no País

o debate deve acontecer entre os dias 25 e 27 de outubro na sede do Itaú Cultural
Divulgação / 41ª Mostra
o debate deve acontecer entre os dias 25 e 27 de outubro na sede do Itaú Cultural

Os encontros da mostra devem contar com a participação de diretores, produtores e distribuidores, além de nomes importantes da política e da economia cinematográficas para abordar assuntos que englobam aspectos criativos do fazer cinematográfico, o papel dos filmes como obras políticas e instrumentos de um contexto social, além de discutir o seu objetivo como produto em evolução.

Leia também: "O País do Cinema" volta em sua segunda temporada celebrando o cinema brasileiro

As mesas abordarão três temas gerais: Cinema e Linguagem ; Cinema e Mercado e Cinema e Contemporaneidade . Os debates servem como uma extensão das obras em exibição na 41ª Mostra de Cinema , e promove uma reflexão sobre os filmes e sua relação com o mercado de bens culturais, com os questionamentos do mundo contemporâneo, como a representatividade e como um modo de reflexão sobre o futuro do setor.

Confira a programação dos debates

25/10: CINEMA E LINGUAGEM

10:00 - 10:15 ABERTURA

Participantes: Renata de Almeida, diretora da Mostra Internacional de Cinema em São Paulo e Claudiney Ferreira, Gestor do Núcleo de Audiovisual e Literatura do Instituto Itaú Cultural.

10h15 - 12:15 - MESA 1 - Fronteiras entre linguagens

Participantes: Henk Handloegten, cineasta, Maria Ângela de Jesus, produtora de televisão, Roberto Cruz, curador de artes visuais, Marcelo Gomes, cineasta, e Eduardo Conejo, gerente sênior de inovação da Samsung América Latina.

Mediação: Helen Beltrame-Linné, editora-adjunta da Ilustríssima


14:00 - 16:00 - MESA 2 - Realidade virtual e novas formas narrativas

Participantes: Tadeu Jungle, artista multimídia, Janaina Augustin, diretora do núcleo Outras Telas da O2 Filmes, Renato Citrini, gerente sênior da Divisão de Dispositivos Móveis da Samsung e Fabio Hofnik, diretor da Hyper VR.

Mediação: Guilherme Genestreti, repórter da Ilustrada

16:30 - 18:30 - MESA 3 - A crítica de cinema na era virtual

Participantes: Inácio Araújo, crítico da Ilustrada e montador, Marcelo Hessel, crítico do Omelete, Andrea Ormond, crítica independente, e Luciana Veras, repórter da revista Continente.

Mediação: Fábio Cypriano, crítico de arte da Ilustrada e professor da PUC-SP

26/10: ECONOMIA DO CINEMA

10:00 - 12:00 - MESA 1 - Cinema nacional e recursos públicos

Participantes: Cacá Diegues, cineasta, Rodrigo Teixeira, produtor (RT Features), Carlos Augusto Calil, professor da ECA-USP, e Mauricio Andrade Ramos, diretor-presidente da Spcine.

Você viu?

Mediação: Ana Paula Sousa, coordenadora do Fórum Mostra-Folha

14:00 - 16:00 - MESA 2 - Fundo Setorial do Audiovisual: mudanças a caminho?

Participantes: Sérgio Sá Leitão, Ministro de Estado da Cultura, Andrea Barata Ribeiro, produtora (O2 Filmes), Fabiano Gullane, produtor (Gullane) e Rodrigo Salinas, advogado.

Mediação: Ana Paula Sousa, coordenadora do Fórum Mostra-Folha

16:30 - 18:30 - MESA 3 - Em busca da visibilidade e do público

Participantes: Jean-Thomas Bernardini, distribuidor (Imovision), Nadia Dresti, vice-diretora artística do Festival de Locarno, Ana Luiza Beraba, distribuidora (Aldea / Esfera Filmes), Ryan Kampe, sales agent (Visit Films) e Silvia Cruz, distribuidora (Vitrine Filmes).

Mediação: Helen Beltrame-Linné, editora-adjunta da Ilustríssima

27/10 : CINEMA E CONTEMPORANEIDADE

10:00 – 12:00 - MESA 1 - Representatividade no cinema

Participantes: Glenda Nicácio, cineasta, Luiz Bolognesi, roteirista e diretor, Genito Guarani-Kaiowá, liderança indígena e cineasta e Helena Ignez, atriz e cineasta.

Mediação: Patrícia Campos Mello, repórter especial da Folha de S.Paulo

14:00 - 16:00 - MESA 2 - Vídeo sob demanda: consumo e regulação

Participantes: Débora Ivanov, diretora-presidente da Ancine, Bobby Allen, vice-presidente de conteúdo da Mubi, João Mesquita, diretor-geral do Telecine e João Daniel Tikhomiroff, presidente do Siaesp.

Mediação: Ana Paula Sousa, coordenadora do Fórum Mostra-Folha

16:30 - 18:30 - MESA 3 - ECONOMIA DA CULTURA: O CINEMA EM NÚMEROS

Participantes: Paula Alves de Souza, Departamento Cultural do Ministério das Relações Exteriores, Catherine Ann Berger, diretora da Swiss Films, Breno Sampaio, professor da UFPE, Gustavo Sampaio, professor da UFPE e André Moreira Cunha, professor da UFRGS.

Mediação: Ana Paula Sousa, coordenadora do Fórum Mostra-Folha

Leia também: Festival do Rio: filme sobre o “Planet Hemp” fará sua estreia no evento

Como participar?

Aos interessados em participar do Fórum Mostra -Folha, uma boa notícia: a entrada é gratuíta e os ingressos para cada evento devem ser retirados no local com, pelo menos, 1 horas de antecedência. É esperada a participação de cinéfilos, curiosos, produtores, pessoas ligadas às políticas públicas e artistas das mais diversas áreas. 

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!