O momento social e econômico brasileiro é tema de documentário que será exibido no próximo dia 17 de agosto, no Itaú Cultural, em apresentação única. “ Prelúdio de uma fúria ”, um longa metragem de do fotógrafo Gilvan Barreto em parceria com o músico do Nação Zumbi, Pupilo. A obra é uma expansão do projeto Orquestra Brasileira de Fotografia, selecionado pelo edital Rumos Itaú Cultural , que tem como intuito fomentar a produção cultural no país.

O filme será exibido no Itaú Cultural no dia 17 de agosto
Reprodução
O filme será exibido no Itaú Cultural no dia 17 de agosto


Leia também: Tarsila do Amaral terá grande exposição no MoMa, nos Estados Unidos, em 2018

O filme busca mesclar as vivências do e as estéticas dos processos criativos dos artistas visuais, músicos e fotógrafos brasileiros. Por meio de seus trabalhos, uma reflexão sobre o biênio que o Brasil enfrenta ressurge reunindo arte, política, imagens e sons de resistência. São trabalhos de diversas regiões do país, com bagagens distintas e um olhar diferente para a realidade. O Itaú Cultural ainda promoverá no dia da exibição do longa uma mesa de debates sobre a produção do documentário que contará com a participação do diretor Gilvan Barreto, a artista Virginia Medeiros e, na mediação, Mariana Lacerda.

Leia também: Arte traduz anseios da sexualidade reprimida e explora questões sociais

Para o diretor, cada artista tem o papel de jogar um outro olhar para certos acontecimentos comuns da realidade brasileira, como por exemplo da artista Adelaide que busca ressignificar um abuso sexual e trazer à tona a questão da discussão sobre violência contra mulheres ou  Kitamura que se volta para Salvador e enfoca na degradação dos bordéis por conta da especulação imobiliária no centro da cidade. O longa tem o intuito de levantar questionamentos como quais os sons e imagens deste momento de intolerância e violência? Quais serão aqueles que melhor traduzirão o tempo de 2015-2016 no Brasil? Quais serão lembradas no futuro? Que futuro será esse?

Leia também: Protestos artísticos: coletivos levam sexualidade para as ruas

Serviço                                                                              

“Prelúdio da Fúria”

De Gilvan Barreto

Dia 17 de agosto

Às 19h

Duração: 60 minutos

Debate: 30 minutos

Classificação indicativa: 12 anos

Entrada Gratuita

Rumos Itaú Cultural

O programa de incentivo a cultura, o Rumos Itaú Cultural, existe desde 1997 e já ultrapassou os 52 mil projetos inscritos, vindo de todos as regiões do país, contemplando 1,3 mil propostas que receberam o apoio do instituto para o desenvolvimento dos projetos selecionados. Os trabalhos resultantes das edições já foram vistos por mais de 6 milhões de pessoas além de serem exibidos em emissoras de rádio e televisão parceiras.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!