Faltam exatos 15 dias para o barco Gaia zarpar rumo ao Rio Arapiuns, no Pará. A bordo dele, vão o jornalista italiano Oliviero Pluviano e uma cópia do filme " FitzCarraldo ", que será exibido para cerca de 45 comunidades ribeirinhas, através do projeto " Cinema na Amazônia ".

Leia também: "O País do Cinema" volta em sua segunda temporada celebrando o cinema brasileiro

Reprodução
"FitzCarraldo" será exibido em barco transformado em cinema na Amazônia, entre os dias 17 e 31 deste mês

Durante os dias 17 e 31 de julho, o Gaia, um barco-gaiola típico da Amazônia , passará por Vila Anã, Lagoa da Praia, Arimum, São Miguel, Tucumá, Atodí, Aminá, São Francisco, Curí, Cachoeira do Aruã, e pelos rios Tapajós e Amazonas. Ao todo, 45 comunidades ribeirinhas poderão prestigiar a exibição do filme "FitzCarraldo", do diretor Werner Herzog e que fala sobre um personagem cujo sonho era construir uma casa de ópera na remota cidade de Iquitos, no alto Amazonas.

Leia também: Michael Bay e Andy Serkis de "Transformers" e "Planeta dos Macacos" vem ao País

"Transformamos o Gaia em um barco-cinema capaz de levar a sétima arte a dezenas de comunidades ribeirinhas no coração da Amazônia. O filme de Hergoz é a nossa inspiração para o projeto", disse Pluviano, jornalista italiano que vive no Brasil há mais de duas décadas e que, desde o ano de 2011, já realiza projeções cinematográficas na região amazônica para os habitantes carentes do local.

Além do filme, o barco Gaia irá entregar 15 impressoras para as comunidades ribeirinhas e panetones de quatro kilos, já que o projeto "Cinema na Amazônia" é patrocinado pela Bauducco. "Quis levar cinema para aquelas comunidades que não têm energia elétrica e para pessoas que nunca foram ao cinema", contou Oliviero. O jornalista realiza periodicamente expedições para a Amazônia.

Leia também: Sophie Turner declara que aprendeu muito sobre sexo com “Game Of Thrones”

Além disso, em 2014, o italiano esteve com o Gaia em Manaus, com a seleção italiana de futebol, que disputou um jogo da Copa do Mundo na capital. O projeto "Cinema na Amazônia" conta com o apoio do Ministério da Cultura e pode ser acessado pelo site www.fitzcarraldo.com.br

* com informações de ANSA

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!