A franquia "Star Wars" atinge mais uma importante marca nesta semana. Em 25 de maio deste ano, a saga dos Jedis chega a 40 anos, marcando gerações de cinéfilos e nerds. Com diversas cenas marcantes, não é difícil lembrar de algum acontecimento que esteja guardado na memória (e no coração) de cada um dos fãs da série.

Leia também: Cinco spin-offs que gostaríamos de ver na franquia "Star Wars"

Para comemorar esse importante aniversário do mundo nerd, o iG elegeu os dez melhores momentos da franquia "Star Wars". Confira:

Explosão da Estrela da Morte

Han Solo explode a Estrela da Morte e derruba o Império em
Divulgação
Han Solo explode a Estrela da Morte e derruba o Império em "Star Wars"

Maldito Han Solo! E e lá no episódio IV que ele faz sua aparição mais oportuna, na batalha final entre a Aliança Rebelde e o Império. Após ensinar a todos como se faz uma guerra nas estrelas, com direito a explosões de naves e diversos disparos contra a Estrela da Morte.

O destaque que essa cena merece, sem dúvidas, é o momento crucial em que a batalha termina, quando Luke Skywalker está prestes a dar o tiro certeiro e colocar fim à grande arma do Império, mas é cercado pela nave do inimigo. Eis que a Millenium Falcom surge em cima da hora, e Han Solo consegue dar o golpe de misericórdia e colocar fim ao controle do Império.

A Declaração de Leia

Leia finalmente se declara para Han Solo, quando ele está para ser congelado
Divulgação
Leia finalmente se declara para Han Solo, quando ele está para ser congelado

Uma das cenas mais emotivas de toda a franquia: quando a Princesa Leia finalmente se declara para Han Solo. Isso porque o malandro intergaláctico está sendo congelado em carbonite e ela, em um ato de desespero, finalmente admite que o ama.

Instantes antes de congelar por completo, ele consegue responder - e a resposta combina exatamente com seu jeito de cafajeste mais adorado da galáxia, sendo lembrada com emoção por todos os fãs da série. Afinal, quem mais terai autoconfiança o bastante para responder um "eu te amo" com "eu sei"? Só Han Solo mesmo.

Chegada dos Andadores do Império ao Planeta Gelado

Os AT-AT são a mostra do poderio militar do Império sobre os rebeldes
Divulgação
Os AT-AT são a mostra do poderio militar do Império sobre os rebeldes

Uma cena que impressionou pelo tipo de sua filmagem, sem CGI ou efeitos especiais. Apenas miniaturas articuladas em escala em uma maquete. Os walker AT-AT do Império, que também são chamados de Transporte Blindado para Todo Terreno, são mostrados pela primeira vez na invasão do planeta Hoot pelo Império, onde estava localizada a base da Aliança Rebelde.

Dão o tom do Episódio V, "O Império Contra-Ataca", mostrando bem qual é o poderio militar que os inimigos detém - e as soluções criativas que os rebeldes encontram para revidar os ataques, mesmo que com armas bem mais rudimentares, como aos arpões. Enquanto eram produzidos pela Lucasfilm, a franquia tinha um ar romântico, com episódios cuidadosamente trabalhados, e cada elemento de computação gráfica era finamente trabalhado.

Anakin passa para o Lado Sombrio da Força

Palpatine seduz Anakin com o discurso do lado sombrio da Força, levando-o a mudar de lado para tentar impedir a morte de Padme
Divulgação
Palpatine seduz Anakin com o discurso do lado sombrio da Força, levando-o a mudar de lado para tentar impedir a morte de Padme

"A Vingança dos Sith" mostra o nascimento de Darth Vader, quando Anakin Skywalker não resiste e cede às tentações do lado sombrio da Força. Sua atitude, contudo, tem uma causa... digamos, nobre. Ele teme que sua amada senadora Padme irá morrer e ele não poderá fazer nada para evitar isso, como viu em seus sonhos.

Leia também: Fãs de "Star Wars" fazem petição para Leia se tornar princesa da Disney

O medo de não poder salvá-la, assim como ocorreu com sua mãe, leva o jovem Anakin Skywalker a prejudicar Mace Windu, que morre em uma luta com Palpatine, alçando este último ao posto de Imperador. E assim começa a surgir o temível Darth Vader, grande vilão da franquia. Sua transformação física, contudo, leva mais tempo. Nesse momento, é possível acompanhar as questões internas que ele enfrenta ao mudar de lado.

Obi-wan dá um Sabre de Luz para Luke

Obi-Wan Kenobi presenteia Luke Skywalker com seu sabre de luz
Divulgação
Obi-Wan Kenobi presenteia Luke Skywalker com seu sabre de luz

A primeira aparição de um Sabre de Luz na tela é também o momento em que Obi-Wan explica para Luke sobre a arma, chamando-a de “uma arma elegante para tempos mais civilizados”, sobre seu pai, Anakin Skywalker, e sobre o que é a Força e como ela se manifesta para aqueles que são sensíveis à ela. Vale lembrar que não se trata de qualquer sabre de luz: é com o seu próprio que Obi-Wan presenteia Luke.

Para muitos fãs da saga, é exatamente nesse momento que "Star Wars" deixa de ser uma versão genérica de "Star Trek" e conquista seu lugar como uma franquia digna de sucesso, com personalidade e seu próprio lugar na história da sétima arte.

Transformação de Anakin em Darth Vader

O momento da transformação física de Anakin Skywalker em Darth Vader é um dos mais impactantes da franquia
Divulgação
O momento da transformação física de Anakin Skywalker em Darth Vader é um dos mais impactantes da franquia "Star Wars"

Todo o processo de transformação de Anakin Skywalker em Darth Vader, com a máscara e toda a vestimenta caracteristica do vilão, também merece destaque - até mesmo, porque foi um dos momentos mais aguardados pelos fãs da saga.

Seu caminho pelo lado sombrio da Força foi tortuoso e cheio de obstáculos, contudo, a cena em que sua transformação física acontece é impactante e sombria o bastante para marcar a série, além de ser capaz de impressionar os fãs mais sensíveis, por causa de todos aqueles aparelhos e o estado em que seu corpo fica após ele ser atirado na lava, no momento em que é encontrado por Palpatine, à beira da morte.

Revelação e Morte de Yoda

Yoda fala a língua “Galáctico Básico” que tem uma maneira diferente de colocar o verbo no fim da frase.  “Quando 900 anos você alcançar, parecer tão bonito você não irá”
Reprodução
Yoda fala a língua “Galáctico Básico” que tem uma maneira diferente de colocar o verbo no fim da frase. “Quando 900 anos você alcançar, parecer tão bonito você não irá”

Que a Força é poderosa na família Skywalker, todo mundo já tinha percebido. Mas, lá no episódio IV, "O Retorno do Jedi", o Mestre Yoda faz uma revelação que mexe com a percepção do quanto realmente a Força está presente em todos eles. Depois da grande revelação de que Darth Vader é seu pai, sobra para o Mestre Yoda a missão de fazer outra revelação impactante: existe outro Skywalker vivo.

O agora jedi Luke não demora muito a perceber de quem se trata, e descobre imediatamente porque sua ligação com a Princesa Leia Organa é tão forte (e a relação deles, condenada por quem conhecia o segredo de sua família). Como se toda a tensão da cena ainda não fosse o bastante, essas também são as últimas palavras do poderoso Mestre Jedi, que morre logo em seguida.

Princesa Leia matando Jabba

Carrie Fisher em ''Star Wars: O Retorno do Jedi''
Divulgação
Carrie Fisher em ''Star Wars: O Retorno do Jedi''

Leia nunca foi uma princesa como as outras. Temos certeza disso já em sua primeira aparição na franquia. Mas isso fica comprovado no momento em que ela é uma prisioneira do alienígena Jabba The Hut, usando o famigerado biquíni dourado. Ela tentava resgatar Han Solo, que estava congelado e sendo mantido como prisioneiro. Contudo, foi descoberta e mantida como uma escrava sexual.

Apesar de Luke ter surgido para salvar os amigos, Leia não se contentou em ser apenas a donzela em perigo, tornando-se a protagonista de seu resgate ao enforcar Jabba com a corrente que a mantinha presa a ele. Um pouco de poder feminino para a franquia!

Rey encontra o Sabre Jedi

Rey recebe o sabre de luz de Luke Skywalker das mãos de Maz Katana
Divulgação
Rey recebe o sabre de luz de Luke Skywalker das mãos de Maz Katana

O episódio VII, "O Despertar da Força", reserva uma cena para lá de emocionante. Ainda no processo de descobrir como a Força se manifesta, Rey se encontra com Maz Kanata no planeta Takodana. Lá, ela começa a descobrir vários segredos sobre seu passado e sobre quem seria sua família.

Além disso, ela é curiosamente atraída para um objeto em particular, escondido em um baú de Maz: o sabre de luz de Luke Skywalker. O sétimo episódio da franquia não deixa pistas sobre qual seria a relação de Rey com o objeto, que pertenceu a Obi-Wan Kenobi e ao lendário Luke - de quem Rey não tinha certeza se passava de lenda no começo do episódio. Contudo, as informações já divulgadas sobre o oitavo episódio mostram a personagem de posse da lendária arma.

Batalha final entre Anakin e Luke ("Eu sou seu pai!")

Batalha entre pai e filho é uma das cenas mais emocionantes de
Divulgação
Batalha entre pai e filho é uma das cenas mais emocionantes de "Star Wars"

Pode ser clichê, mas nenhuma lista dos melhores momentos da franquia "Star Wars" pode deixar de incluir a grande revelação e a frase icônica: "Luke, eu sou seu pai!". Essa cena representou a revelação do grande segredo da franquia - o grande vilão é o pai do herói. O segredo foi tão bem guardado que o ator que fez Darth Vader teve que gravar a frase "Obi-wan matou seu pai", e somente na edição a frase foi trocada. Tudo para evitar que o segredo vazasse e acabasse com o grande mistério da saga.

Leia também: Saiu! Teaser de “Star Wars: Os Últimos Jedi” mostra mais de Luke Skywalker

E toda essa revelação não aconteceu de graça. Somente após um duelo exaustivo e quase interminável, quando Luke Skywalker já está quase à beira da morte é que ele profere a frase, que ficou marcada como a mior reviravolta de toda a franquia "Star Wars".

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!