A primeira Virada Cultural sob a gestão de João Doria (PSDB) na prefeitura de São Paulo apresentará importantes mudanças em sua estrutura. O evento, que vai deste sábado (20) a domingo (21), chama atenção pela descentralização e a adição de megapalcos.

Leia também: Cinco novidades da Virada Cultural 2017

Daniela Mercury fará um dos principais shows da Virada Cultural 2017, nos dias 20 e 21 de maio
Leon Rodrigues/ Secom
Daniela Mercury fará um dos principais shows da Virada Cultural 2017, nos dias 20 e 21 de maio

Os grandes shows, como os de Daniela Mercury, Titãs, Fafá de Belém, Alcione, MC Gui e Liniker, acontecerão em palcos inéditos na Virada Cultural : no Anhembi, Autódromo de Interlagos, Parque do Carmo e Chácara do Jockey.

Veja abaixo outros destaques da Virada e do entretenimento:

Mobilidade garantida

Durante a Virada, o Metrô e a CPTM não fecharão. Na madrugada do próximo sábado (20) para o domingo (21), com exceção da Linha 15-Prata (Oratório -Vila Prudente), todas as demais linhas operadas pelo Metrô, funcionarão de maneira ininterrupta. Na Linha 4-Amarela, só as estações Luz e República não ficarão abertas ininterruptamente.

Já a CPTM irá operar das 4h de sábado até a meia-noite de domingo. Durante a madrugada de sábado para domingo, entre 1h e 4h, o intervalo entre os trens será de 30 minutos nas seis linhas, com todas as estações abertas para desembarque. Apenas as estações com integração com o Metrô estarão abertas para embarque.

Sesc na Virada

As unidades do Sesc em São Paulo também entrarão na programação da Virada. O Sesc Santana terá shows de Gaby Amarantos e uma homenagem ao soul, além de teatro infantil, exposições e intervenções. O Sesc Pinheiros terá shows de Fanta Konatê com a Troupe Djembedon, Bloco Ilú Oba de Min, Höröyá e a orquestra Abayomy.

Leia também: "Pessoas normais não entendem minha música", diz produtor Jerry Paper

Já o Sesc Campo Limpo será o palco do hip hop, com shows das Divas do Hip Hop e a festa Discopédia, com KL Jay. Na Consolação, a música fica com Renato Teixeira, enquanto Ipiranga recebe Arnaldo Antunes + Chico Salem + André Lima. Margareth Menezes, Sandra de Sá e Simoninha promovem o Baile do Bem no Sesc Itaquera. Todas as apresentações durante a Virada são gratuitas.

Festa da moda

O livro e documentário "URBANAS" ganhou uma festa de lançamento nessa quarta-feira (17), no Shopping Iguatemi, em São Paulo. Compareceram ao evento famosos como Ricardo Feldman, Dudu Bertholini, Ana Sartori e Fernanda Pessoa.

Dudu Bertholini e Ricardo Feldman na festa de estreia de
Divulgação/Denise Andrade
Dudu Bertholini e Ricardo Feldman na festa de estreia de "URBANAS"

O projeto busca relacionar moda, empoderamento e individualidade traçando um recorte das mulheres de São Paulo. Entre as fotografadas para o "Urbanas", estão Lilian Pacce, Julia Petit, Costanza Pascolato, Vanessa Rozan, Érika Palomino, Ana Canãs, Laura Neiva e Daniele Suzuki.

"Que Mundo é Esse?"

O novo episódio da série documental da GloboNews "Que Mundo é Esse?" aborda o feminicídio no México. No programa, Felipe UFO, Michel Coeli e Rodrigo Cebrian atravessam a pé a fronteira entre Ciudad Juárez, no México, e El Paso, nos Estados Unidos.

No lado mexicano da fronteira, um dos principais problemas é o desaparecimento de jovens mulheres. Desde 2002, mais de 300 mulheres estão sumidas, principalmente adolescentes de até 13 anos. Só em 2016, 67 mulheres foram assassinadas na cidade.

Os apresentadores conversam com ativistas envolvidos com o assunto para tentar esclarecer o que acontece em Ciudad Juárez. O programa vai ao ar nesta sexta-feira (19) às 23h30.

Intervenção digital

undefined
Divulgação

O SP_Urban Digital Festival já está acontecendo em São Paulo

São Paulo sedia desde essa quarta-feira (17) uma edição cápsula do SP_Urban Digital Festival. O evento apresentas obras digitais visuais e performances multimídia em pontos estratégicos da capital paulista. Nesta edição, os palcos serão a estação República, Avenida Paulista, Rua Augusta e Cinemateca Brasileira.

Em parceria com o movimento Maio Amarelo, de conscientização no trânsito, o festival tem como grande destaque a obra Street Crosser, Noobware & Nutone. O mega videogame fez sucesso em uma exposição na Fiesp e poderá ser jogado na estação República do Metrô. O evento acontece na capital paulista até 3 de junho. 

Acabou o amor

O namoro entre Leonardo DiCaprio e a modelo dinamarquesa Nina Agdal chegou ao fim. De acordo com o site  Just Jared , eles terminaram há alguns dias. "Mas eles ainda são amigos. Foi amigável", disse uma fonte à publicação. O casal estava junto desde o começo de 2016, mas só foi visto publicamente em junho do ano passado.

Leia também: A longa lista de namoradas exuberantes de Leonardo DiCaprio

Agora, Nina Agdal entra para uma recheada lista de ex-namoradas de DiCaprio. O vencedor do Oscar de melhor ator já namorou com nomes como Gisele Bundchen, Naomi Campbell, Bar Refaeli, Demi Moore e Kelly Rohrbach.

Novo festival em São Paulo

A capital paulista recebe em junho o Red Bull Music Academy Festival. Com edições em Nova York, o evento chega a São Paulo pela primeira vez neste ano e teve sua programação completa divulgada nessa quarta-feira (16).

O grande destaque é o show dos Racionais MC's, que acontece em 6 de junho no Audio Club. O grupo ainda participará de uma roda de conversa com os fãs no dia 5 de junho, na Red Bull Station. O festival também terá a festa Baile, com Egyptian Lover, no dia 2 de junho; um show gratuito de Arthur Verocai no dia 4 de junho, na Praça da Sé; e a festa Queeridxs, com Mykki Blanco e Linn da Quebrada, no dia 9 de junho, no Cine Paissandu.

Arte na Serra

Durante todo o mês de julho, a cidade de São José dos Campos, no interior de São Paulo, sediará a MAC-SFX 2017 (Mostra de Arte e Cultura de São Francisco Xavier 2017). O evento busca difundir e valorizar as produções artísticas e culturais locais, principalmente no distrito de São Francisco Xavier.

Alunos de escola pública visitam a MAC-SFX
Divulgação
Alunos de escola pública visitam a MAC-SFX

Os alunos das escolas públicas do distrito terão um período exclusivo para visitação, entre os dias 1º e 15 de agosto. A estratégia é promover a inclusão cultural e social dos jovens com a MAC-SFX 2017. Para tanto, os artistas acompanharão os estudantes nas visitas, com o objetivo de promover total interação com as obras de arte. Os artistas também realizarão atividades com os estudantes.

Diversidade em alta

A diversidade foi uma das bandeiras mais importantes da música em 2016 – e parece que o recado foi passado e deu certo. Os artistas considerados queer estão entre os mais buscados pelos festivais e eventos culturais neste ano.

A Virada Cultural não foge à regra. O evento terá o Cabaré Queer no Copan. O espaço receberá shows de Jaloo, Liniker, Rico Dalasam e Linn da Quebrada, além de saraus, peças de teatro e leitura de poesias. Todos os eventos serão gratuitos.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!