De acordo com dados da Organização Mundial da Saúde , os transtornos mentais já atingem cerca de 23 milhões de pessoas ao redor do mundo todo. Mesmo assim, muitas vezes eles são neglicenciados, e seus portadores, tidos como loucos e incapazes - chegando a sofrer psicofobia (que é um crime tipificado no Brasil desde 2014). Com a intenção de fomentar debates sobre o tema, diversos cineastas buscam abordar essas patologias em seus filmes.

Leia também: Eletrizante, "Billions" é a série que todo mundo deveria estar comentando

Transtornos Mentais já atingem cerca de 23 milhões de pessoas ao redor do mundo
STOCKXPERT
Transtornos Mentais já atingem cerca de 23 milhões de pessoas ao redor do mundo

Esse não é um tema novo, e algumas produções acerca dos transtornos mentais já são bastante antigas. Apesar disso, por muitas vezes, esses personagens apresentados nas produções audiovisuais apenas contribuem para a manutenção do esteriótipo de que qualquer portador de transtorno mental é louco.

O iG fez uma seleção de 30 produções que mostram a verdadeira face dos transtornos mentais, e como eles podem afetar a vida dos indíviduos. Confira:

"13 Reasons Why"

Clay e as fitas da discórdia em 13 Reasons Why
Divulgação
Clay e as fitas da discórdia em 13 Reasons Why

Transtorno: Depressão

"13 Reasons Why" traz a história da vida (ou melhor, da morte) de Hannah Baker. A adolescente cometeu suicídio após uma série de acontecimentos catastróficos em sua vida na escola, culminados por outros estudantes. Antes de cortar os pulsos, Hannah deixa uma caixa com sete fitas cassete explicando os motivos que a levaram a colocar um fim em sua vida.

A série retrata as reações de Clay Jensen ao ouvir as fitas, e toda a sua sede de vingança ao se dar conta de que seus colegas foram os responsáveis pelo suicídio da garota que ele amava - inclusive, ele mesmo. Cada lado de cada fita revela uma pessoa, totalizando 13 pessoas e um lado em branco.

"Uma Mente Brilhante"

Divulgação
"Uma Mente Brilhante"

Transtorno: Esquizofrenia

Neste longa, acompanhamos a história de John Nash, um matemático profílico e de pensamento não convencional, com uma carreira acadêmica respeitável. E o reconhecimento de seu travalho aumenta consideravelmente após solucionar um díficil problema relacionado à teoria dos jogos, na década de 1950.

Ele é chamado, então, para fazer um trabalho de criptografia para o governo dos Estados Unidos, quando passa a ser atormentado por delírios e alucinações. Após ser internado em uma clínica psiquiátrica repetidas vezes graças a um diagnóstico de esquizofrenia, ele começa a se esforçar para usar todo seu brilhantismo matemático para distinguir a realidade da fantasia e tentar ter uma vida normal com sua esposa e seus amigos outra vez.

"O Iluminado"

Divulgação
"O Iluminado"

Transtorno: Psicose

Durante o inverno, um homem se muda com sua mulher e o filho do casal para um hotel afastado da cidade, onde conseguiu um emprego de segurança. Contudo, coisas estranhas e ruins começam a acontecer conforme o protagonista vai se embrenhando cada vez mais em seu isolamento.

Além disso, a distância do convívio em sociedade começa a deixá-lo agressivo e paranóico. Seu filho também começa a sofrer com o isolamento, passando a ter estranhas visões de fatos que aconteceram no passado naquela propriedade.

"Psicose"

Divulgação
"Psicose"

Transtorno: Psicose, Transtorno Dissociativo de Personalidade

O filme que imortalizou o psicopata Norman Bates conta a história de Marion Crane, uma secretária que pega os 40 mil dólares de seu patrão que deveria depositar no banco e foge para começar uma nova vida longe de todos que conhece. Após dirigir a noite toda, ela resolve parar em um motel à beira da estrada, chamado Motel Bates.

No local, ela é informada pelo proprietário de que é a primeira hóspede em semanas. Ao longo do filme, o telespectador vai percebendo que Norman não é um jovem tímido, e que ele pode ser muito perigoso - principalmente quando assume a personalidade de sua já falecida mãe, Norma Bates.

"Se Enlouquecer, Não Se Apaixone"

Divulgação
"Se Enlouquecer Não Se Apaixone"

Transtorno: Depressão

Após sofrer uma desilusão amorosa, Craig tenta se jogar de uma ponte, mas acaba desistindo. Determinado a voltar a ter uma vida "normal", ele segue para um hospital, onde convence um médico a interná-lo na ala psiquiátrica do hospital por, pelo menos, cinco dias.

Ao conviver com pessoas diferentes e acompanhar a rotina de uma ala psiquiátrica, ele redescobre os conceitos de loucura e realidade e de amor, após se apaixonar por uma das internas - a cura que Craig precisava para seu coração partido.

"Frankie e Alice"

Divulgação
"Frankie e Alice"

Transtorno: Distúrbio de Personalidades Múltiplas

Frankie é uma dançarina nortuna que sofre de um distúrbio de múltiplas personalidades. Ela se alterna entre ela mesma, uma criança de sete anos e Alice, uma mulher branca a extremamente racista. Cansada de estar imersa no sofrimento de perder o controle sobre si mesma, Frankie decide procurar a ajuda de um psiquiatra para resolver suas questões internas.

O filme não mostra uma cura ou mesmo um desfecho para o caso, apenas o trabalho do Dr. Oz para identificar cada uma das persoanlidades e comunicá-las à paciente, além de uma promessa de que continuariam com o tratamento, afim de encerrar o sofrimento da bailarina.

"Uma Família em Perigo"

Divulgação
"Uma Família em Perigo"

Transtorno: Esquizofrenia

"Uma Família em Perigo" trata da esquizofrenia de uma forma diferente, mostrando os riscos que uma pessoa sem tratamento pode causar aos seus familiares. Mary é diagnosticada com o transtorno e passa a agir de forma violenta, forçando seu marido e seu filho assistirem seu afastamento, sem poder fazer nada quanto a isso.

Tendo que criar o garoto sozinho e observar a loucura em que sua mulher cada vez se afunda mais, pai e filho redescobrem o verdadeiro significado de família, enquanto vão aprendendo a lidar com o transtorno de Mary e impedir que ela os machuque.

"O Lado Bom da Vida"

Divulgação
"O Lado Bom da Vida"

Transtorno: Bipolaridade

Após tomar algumas atitudes erradas e assustar as pessoas de seu trabalho, Pat Solitano Jr. perdeu sua casa, seu trabalho e seu casamento e ficou algum tempo internado em um sanatório. Ao ser liberado, seu estado ainda é delicado e ele volta a morar com os pais até se recuperar.

Em certa noite, ele vai jantar com um casal de amigos e conhece Tiffany, uma mulher problemática e eles acabam criando uma forte e conflituosa ligação. Apesar de estar determinado a reconquistar sua esposa, seus planos para o futuro vão se alterando a medida em que o envolvimento com Tiffany vai se aprofundando.

"Rain Man"

Divulgação
"Rain Man"

Transtorno: Autismo, Síndrome de Savant

"Rain Man" foi um filme pioneiro na época de seu lançamento, por abordar o autismo quando não se falava muito sobre esse transtorno. O pai de Charles Babbitt acabou de falecer e deixou sua fortuna para um homem chamado Raymond, do qual nunca ouviu falar e está internado em um sanatório.

Ao chegar lá, ele descobre que Raymond é seu irmão mais velho, e é portador de autismo. Ganancioso, ele se aproxima do irmão doente a fim de conseguir a guarda legal do jovem e poder ficar com toda a fortuna deixada por seu pai. A partir desse momento, ele passa a ter que conviver com as crises de seu irmão se quiser continuar com o dinheiro.

"Amnésia"

Divulgação
"Amnésia"

Transtorno: Amnésia

Um ladrão ataca um casal, mata a esposa e deixa o homem à beira da morte. Ele sobrevive, mas passa a sofrer com perda de memória recente - o que faz com que ele se esqueça dos acontecimentos poucos segundos após os fatos.

Leia também: Fãs de "The Walking Dead" selecionam vilão favorito da série

Revoltado, ele parte em uma jornada pessoal para encontrar o assassino de sua mulher e vingá-la. Mas essa não será uma tarefa fácil, uma vez que ele não consegue se lembrar de acontecimentos com precisão, e não sabe mais quem está mentindo.

"A Garota Ideal"

Divulgação
"A Garota Ideal"

Transtorno: Fobia Social

Lars é um homem tímido, que nunca sai de casa - exceto para ir ao trabalho e à igreja. Karen, a esposa de seu irmão, fica preocupada com o jeito recluso do rapaz e o convida para morar com eles, na garagem de sua casa. Sua vida, até então monótona, sofre uma reviravolta com a chegada de Bianca, uma missionária religiosa muito bonita, meio brasileira, meio dinamarquesa, e eles se envolvem romanticamente.

Só há um problema: Bianca é uma réplica de latéx inflável da moça. O problema começa quando Lars acredita piamente que ela é uma pessoa real, e passa a tratá-la como sua namorada, levando-a aos lugares que frequenta. A boneca torna-se seu apoio emocional. Preocupados, seu irmão e sua cunhada procuram ajuda profissional para Lars, que recomenda que a família continue apoiando e concordando com ele, enquanto ele resolve suas questões pessoais.

"O Justiceiro Mascarado"

Divulgação
"O Justiceiro Mascarado"

Transtorno: Depressão, Transtorno de Estresse Pós-Traumático e Esquizofrenia

Em um futuro distópico onde a religiosidade controla a vida de todos os seres humanos, Preest é um detetive mascarado (e também, o único descrente do universo). Sua missão é resgatar as pessoas do fevor religioso que se encontram, enfrentando seitas e templos.

Para tanto, ele deve enfrentar o poderoso Ministério, que é o poderoso órgão que rege a vida da humanidade apoiando-se na fé. A história se baseia em quatro personagens centrais: Milo, um jovem divorcidado; Emilia, uma estudante de artes excêntrica; Peter, um homem idoso; David, o jovem que criou toda a dimensão imaginária distópica que serve de plano para o filme.

"Garota, Interrompida"

Divulgação
"Garota, Interrompida"

Transtorno: Personalidade Borderline

Susana foi diagnosticada como vítima de "Ordem Incerta de Personalidade", com sintomas tão ambíguos que poderiam facilmente ser enquadrados como a normalidade de muitas garotas de sua idade. Após o diagnóstico, ela é enviada para um hospital psiquiátrico.

Lá, ela conhece um mundo totalmente novo, e um novo conceito de loucura. Entre as belas moças do local, a sociopata Lisa chama sua atenção. Conforme a aproximação entre as duas aumenta, o telespectador descobre que Lisa está tramando uma fuga do hospital - e precisa de sua ajuda.

"Cisne Negro"

Divulgação
"Cisne Negro"

Transtorno: Esquizofrenia

Nina é uma dedicada bailarina nova-iorquina. Quando a primeira bailarina da companhia anuncia sua aposentaria, a responsabilidade recai sobre a jovem, que deve superar a concorrência para assumir o posto. Dentre as candidatas, está a sedutora Lily. Thomas Leroy, o diretor da companhia, pede que Nina busque seu lado obsceno para interpretar o Cisne Negro, em "O Lago dos Cisnes".

Sua personalidade doce é perfeita para o Cisne Branco, enquanto que a de Lily se encaixa no Cisne Negro. Determinada a não deixar a rival ficar com o papel que almeja, Nina entra em uma busca desenfreada por seu lado mais obsceno, mas isso pode acabar destruindo sua sanidade mental e acabando com a sua vida.

"Geração Prozac"

Divulgação
"Geração Prozac"

Transtorno: Depressão

Elizabeth é uma jovem estudante de jornalismo em Harvard. Morando somente com a mãe desde os dois anos, quando seus pais se divorciaram, ela sente-se constantemente carente e deprimida. Ao se mudar para a universidade, ela passa a morar com um colega de quarto e seu comportament vai se modificando. De uma jovem apática, ela passa abusar do uso de alcóol e drogas - piorando suas crises existenciais e depressivas.

Preocupada com a saúde mental da filha, sua mãe a envia para uma clínica de tratamento mental de alta classe com o Dr. Sterling, apesar das dificuldades para pagar os custos médicos do tratamento. Após um longo período de internação e até mesmo uma tentativa de suicídio, a jovem Elizabeth consegue se recuperar e volta a ter uma vida normal em sociedade.

"Amadeus"

Divulgação
"Amadeus"

Transtorno: Síndrome de Asperger

Após uma tentativa de suicídio fracassada, Antonio Salieri confessa a um padre católico que foi o responsável pela morte do compositor Mozart. Em sua confissão, ele relata como conheceu, conviveu e passou a odiar o jovem compositor, que era irrevente, mas compunha suas melódias como se tivesse sido agraciado com algum dom celestial.

Seu maior questionamento é porque Deus abençoou o jovem Mozart com um dom tão especial quando essa pessoa tem uma vida boêmia, obscena e desregrada, e não a ele, que é tão esforçado e devoto, porém, ela muito longe de ser tão genial como o compositor.

"As Horas"

Divulgação
"As Horas"

Transtorno: Depressão

"As Horas" narra a história de três mulheres de épocas distintas, conectadas entre si pelo romance "Mrs. Dalloway", da escritora Virginia Woolf.  Clarissa Vaughn, uma nova-iorquina de vida agitada;  Laura Brown, uma dona de casa grávida e entediada e a própria Virginia Woolf, que luta contra uma depressão para tentar terminar de escrever seu livro enquanto é atormentada por ideias suicidas.

O filme se esforça para mostrar o histórico de um modelo histórico que costuma ser desprezado ao longo das gerações: a tristeza como patologia, o entendimento psiquiátrico da Síndrome da Depressão Maior e seus impactos na vida cotidiana de seus portadores.

"Jornada da Alma"

Transtorno: Histeria

undefined
Divulgação
Cena do filme "Jornada da Alma"

O longa se passa em 1905 e conta a história da jovem russa Sabrina, que sofre de histeria e recebe tratamento em um hospital psiquiátrico de Zurique, na Suíça. Lá, ela se torna paciente do jovem Carl Jung, que aproveita seu caso para colocar em prática as teorias de Sigmund Freud.

A cura vem acompanhada de um tórrido caso de amor entre médico e paciente. Anos depois, ela retorna à Rússia e acaba sendo reconhecida por montar a primeira creche que usa noções de psicanálise para a educaçã de crianças.

"Loucos de Amor"

Divulgação
"Loucos de Amor"

Transtorno: Síndrome de Asperger

Dois jovens portadores da Síndrome de Aspeger, Donald Morton, um motorista de táxi, e Isabelle Sorenson se encontram em um grupo de terapia para pessoas com transtornos mentais. Donald, que gostava de observar os pássaros e tem uma habilidade incomum com matemática, gosta de seguir um padrão em sua vida.

Isabelle, ao contrário, leva uma vida mais livre. Ela está disposta a fazer com que o jovem abandone os padrões e siga com ela em busca de liberdade - que, para ela, é o sinônimo perfeito de felicidade.

"Sete Dias com Marilyn"

Divulgação
"Sete Dias com Marilyn"

Transtorno: Personalidade limítrofe

"Sete Dias com Marilyn" é a cinebiografia de um período da vida da consagrada atriz de Hollywood, Marilyn Monroe. Trata-se da semana idílica em que Colin Clark decide mostrar os prazeres da vida britânica para a diva, durante uma ausência de seu marido,  o dramaturgo Arthur Miller.

No relato, ela é mostrada como uma pessoa insegura, que precisa reafirmar seu talento o tempo todo, buscando no outro um olhar de aceitação. Essa visão delicada traz uma Marilyn que poucos conheceram, em que ela se demonstra frágil e de humor volúvel, instável.

"Adaptação"

Divulgação
"Adaptação"

Transtorno: Ansiedade Generalizada

Um roteirista de sucesso recebe o convite para fazer a adaptação de um livro best seller para o cinema. Ele aceita o convite e se depara com um grande desafio. Conforme a pressão sobre seu trabalho aumenta, é possível ver que algumas coisas começam a sair do controle.

Em pouco tempo, ele passa a apresentar um comportamento  obsessivo, paranóico, depressivo e absolutamente inapto para a relação com as mulheres. Ao longo do filme, é possível perceber que o problema do protagonista vai muito além da pressão de seu novo trabalho.

"Bem Me Quer, Mal Me Quer"

Divulgação
"Bem Me Quer, Mal Me Quer"

Transtorno: Síndrome de Clérambault

Angélique é uma artista plástica de origem humilde, que desenvolve uma louca paixão pelo respeitado médico Loïc. Apesar de todas as advertências de seus amigos e todos os acontecimentos contrários, a jovem acredita piamente que o médico também está secretamente apaixonado por ela.

O começa com um paixão à primeira vista transforma-se em uma obsessão, e Angélique passa a perseguir o médico, a fim de fazê-lo revelar sua suposta paixão. Conforme o médico vai frustrando suas expectativas, a artista vai se tornando mais e mais perigosa.

"Meu Primeiro Amor"

Divulgação
"Meu Primeiro Amor"

Transtorno: Hipocondria

Vada Sultenfuss, uma pequena garotinha, é obcecada com a morte. Ela perdeu a mãe e seu pai é dono de uma funerária. Apesar de ter apenas 11 anos, ela está sempre indo ao médico por acreditar que está muito doente e vai morrer em breve.  Seu melhor amigo, Thomas J. Sennett, é alérgico a tudo.

Quando seu pai se envolve com uma maquiadora de defuntos, Vada se sente preterida e começa a traçar diversos planos com Thomas para separá-los. Contudo, Vada vai ter que lidar com emoções como amor e luto quando se apaixona por seu melhor amigo - e ele é atacado por abelhas e morre.

"Um Corpo que Cai"

Divulgação
"Um Corpo que Cai"

Transtorno: Acrofobia, Transtorno de Estresse Pós-Traumático

O longa de Alfred Hitchcock acompanha a história de Scott Ferguson, um detetive aposentado que desenvolveu um medo irracional de altura (a acrofobia) após sofrer de um Transtorno de Estresse Pós-Traumático. Seus problemas começaram quando ele ainda era detetive e ficou preso no telhado durante uma perseguição.

Em uma tentativa de resgatá-lo, seu colega de trabalho acabou caindo e morreu, por conta da altura da queda. Desde então, ele não suporta mais a ideia de estar em locais altos, e faz o possível para permanecer somente junto ao solo.

"Sentimentos que Curam"

Divulgação
"Sentimentos que Curam"

Transtorno: Bipolaridade

Cameron é um jovem maníaco-depressivo, casado com Maggie e pai de duas filhas. Seus surtos e ataques incontroláveis fizeram com que o casal não vivesse mais junto, para garantir o bem-estar e a integridade física das meninas. Contudo, eles sempre mantiveram um contato bastante próximo, com a família sempre indo visitar Cameron no hospital psiquiátrico em que ele está internado.

Eis que surge a oportunidade de Maggie fazer um curso de especialização com duração de 18 meses em Nova York. Para viabilizar essa possibilidade, a única solução encontrada é que Cameron volte para casa e cuide das filhas. Seu grande desafio inclui controlar a sua doença e aprender a fazer seu papel de pai de maneira efetiva.

"Dá Para Fazer"

Divulgação
"Dá Para Fazer"

Transtorno: Diversos

O filme acompanha a história de um sindicalista que assume o controle de uma cooperativa cujos funcionários são todos portadores de transtornos mentais, ex-pacientes de hospitais psiquiátricos italianos. Ele acredita na dignidade pelo trabalho e está empenhado em acabar com a política assistencialista.

Para tanto, ele oferece cargos de acordo com as capacidades e limitações de cada paciente. Com isso, é possível notar que os pacientes começam a ter melhoras significativas quando tem sua dignidade desenvolvida com a possibilidade de garantir seu próprio sustento.

"Melhor é Impossível"

Divulgação
"Melhor é Impossível"

Transtorno: Transtorno Obsessivo Compulsivo

Um escritor de romances de sucesso da cidade de Nova York é cheio de problemas e contradições, por isso, acaba se isolando do convívio em sociedade. Almoçando todos os dias no mesmo restaurante com os talheres de plástico que ele mesmo leva, acaba se apaixonando por uma garçonete do local.

Um dia, sua rotina muda completamente quando seu vizinho é internado em um hospital em decorrência de um assalto à sua casa, e ele precisa cuidar do cachorro do homem. Apesar de detestar animais, ele acaba criando laços de amizade com o cachorro, com isso, torna-se mais sociável e passa a ganhar mais atenção da garçonete.

"Um Estranho no Ninho"

Divulgação
"Um Estranho no Ninho"

Transtorno: Personalidade Antissocial

Um homem infringe várias leis e se finge de louco para tentar não ser enviado à prisão pela sexta vez. Com isso, ele é mandado para um hospital psiquiátrico, onde não cumpre as regras e enfrenta a tirania de uma enfermeira, que tenta manter a ordem no local. Com raros momentos de afetividade com os colegas do internato, aos poucos o novo paciente vai mostrando seus traços violentos.

Além disso, ele é extremamente manipulador, levando outros internos a descumprirem as regras e serem castigados. Quando isso acontece, ele também não demonstra nenhum tipo de remorso, tampouco, aprende com seus erros ou mesmo tem empatia por outros seres humanos.

"Donnie Darko"

Divulgação
"Donnie Darko"

Transtorno: Esquizofrenia e Sonambulismo

Donnie é um jovem sonâmbulo e esquizofrênico, que sofre com várias perturbações e escapa da morte através do misterioso aparecimento de um coelho gigante e com feições demoníacas chamado Frank. Essa amizade confere ao jovem poderes sobrenaturais e Frank ainda consegue prever o exato dia em que o mundo irá acabar.

Donnie não sabe exatamente se o que está acontecendo é real ou se isso é parte de um de seus delírios - fazendo com que o telespectador também fique confuso com relação as cenas de realidade e de pura imaginação.

"Tocados Pelo Fogo"

Divulgação
"Tocados Pelo Fogo"

Transtorno: Bipolaridade

"Tocados pelo fogo" apresenta a história de dois escritores maníaco-depressivos, Carla e Marco, que acabam sendo internados no mesmo hospital psiquiátrico. Ambos escrevem belos poemas, regidos por seus transtornos emocionais e sentimentos conflitantes.

Leia também: Luan Santana participa de gravação do DVD da dupla Edson & Hudson

Com a aproximação que se dá entre eles, suas emoções se tornam mais intensas, o que agrava os transtornos mentais que eles já possuem. Quanto mais os médicos e as famílias tentem separá-los, mais a paixão louca e destruitiva que sentem um pelo outro se intensifica, colocando-os em risco.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!