Febre mundial, os grupos de K-pop estão ganhando milhões de seguidores espalhados em todos os continentes e, como qualquer outro artista, a admiração dos fãs pelo seu trabalho só cresce. Os clipes com coreografias complexas impecáveis chamam a atenção de qualquer um, mas, principalmente para os apaixonados por dança, se tornaram fonte de inspiração para imitar as bandas e assim surgem os covers de K-pop que fazem sucesso pelo seu empenho e por replicar as façanhas dos artistas nos vídeos.

Leia também: Lista: confira os lançamentos de k-pop para ficar de olho em 2017

Grupos covers de bandas de K-pop como o BTS fazem sucesso na web e exigem muita dedicação de seus membros
Divulgação
Grupos covers de bandas de K-pop como o BTS fazem sucesso na web e exigem muita dedicação de seus membros


Mergulhando no K-pop

Thayse é líder do grupo feminino de dança “ Black Shine ” e hoje é experiente na questão, mas contou que foi pela internet que conheceu e se apaixonou pelo K-pop através do canal da dupla Waveya. “Me encantei logo de cara” falou Taty, como prefere ser chamada. A partir de então, ela decidiu dedicar-se completamente à dança e, além de fundar o grupo, abriu uma escola de dança focada, principalmente, em ensinar as coreografias do gênero asiático. Já Esdras foi convidado para entrar para o grupo "K-Hyung Max", onde ficou durante algum tempo, mas decidiu deixa-lo para investir no " Faster-Z ".

undefined
Reprodução/Facebook

Esdras é líder do grupo cover de K-pop Faster Z inspirado no mundialmente famoso BTS

Ambos ressaltaram que por meios de redes sociais é fácil encontrar pessoas interessadas em covers de K-pop, mas que o comprometimento é o principal obstáculo que encontraram para consolidar seus grupos. “A maioria [das pessoas] querem estar em um grupo, mas não o levam a sério”, disse Thayse. Devido ao alto nível das danças criadas pelos artistas coreanos, é necessário se dedicar quase que integralmente para poder reproduzir os passos dos vídeos. Tanto Taty quanto Esdras falaram que utilizam os finais de semana para treinar e “passar” as danças e que, por esse motivo, já deixaram muitos compromissos pessoais de lado. “O maior desafio é o tempo”, afirma o líder do "Faster-Z".

Você viu?

Leia também: CCXP consolida crescimento da cultura japonesa junto ao público geek brasileiro

Assim como qualquer cover , um dos maiores “problemas” que enfrentam é a caracterização para imitar os ídolos coreanos. As roupas – que nunca são fáceis de conseguir – costumam ser um ponto fundamental para a qualidade do trabalho final. Esdras brinca “figurino bonito não é de graça e não existe ninguém rico no nosso grupo ”. Thayse reforma a ideia “por ser um cover, quanto mais parecido melhor”.

Competições 

undefined
Reprodução/Facebook
Thayse criou o grupo Black Shine quando se apaixonou por K-pop e suas coreografias

Anualmente acontecem centenas de concursos de covers de K-pop pelo mundo. Um dos mais conceituados do meio é o “ K-pop Cover Dance Festival ”, onde os participantes se inscrevem com vídeos publicados na internet e vão para votação. Em 2011 o grupo brasileiro " Kolors " chegou à final do campeonato e foi para a Coréia competir pelo título de melhor cover – eles não ganharam, mas abriram o caminho para outros grupos tentarem seguir seus passos.

Leia também: Dez adaptações live-action de mangás que honram os originais

Esdras comenta que uma das metas do grupo "Faster-Z" é poder encarar o cenário internacional das competições de dança – atualmente eles só participam de torneios locais e de outros estados. Líder do girl group "Black Shine", Thayse falou que competir fora do país ainda é algo distante, mas que os concursos nacionais estão nos planos do grupo. Entretando, ambos frisam que o profissionalismo, independentemente de campeonato, é algo que faz parte da realidade de qualquer grupo cover de K-pop .

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!