Formada por grandes nomes do samba, a dupla paulistana Prettos prepara o álbum Essência da Origem , o primeiro dos irmãos Magnu SousáMaurílio de Oliveira em seu novo projeto.

Leia mais: Relembre sete músicas que marcaram as telenovelas

A dupla paulistana Prettos lança o álbum
Divulgação/Alex Pires
A dupla paulistana Prettos lança o álbum "Essência da Origem" em fevereiro

"Não foi uma produção simples por várias questões de linguagem e de sonoridade. Muitas coisas foram refeitas até atingirmos o objetivo emocional das misturas, procurando manter a identidade de cada gênero ou estilo", explicou Maurílio, em entrevista ao iG , sobre o álbum de estreia do Prettos . "É o começo de uma nova fase em nossa carreira", disse.

Depois de trabalhos com o Quinteto Em Branco e Preto e a Comunidade Samba da Vela , os irmãos agora embarcam em uma carreira solo, puxada pelo single  Sem Marcas de Dor . A música foi escrita em 1994, mas gravada só agora. "É um samba que trata o amor de forma amadurecida num momento em que tudo parece artificial", explicou. "Adoramos falar de amor, seja ele triste ou feliz. Isso é muito importante para nós e agora pudemos registrar", continuou o músico.

Leia mais: Tucuruvi leva o grafite para o carnaval de SP: "Ninguém consegue calar a arte"

Crise no samba

Inseridos no meio do samba há décadas, a dupla lança seu disco de estreia em um momento em que o ritmo mais característico do Brasil parece passar por uma crise. "O samba perdeu um tremendo espaço nos últimos dez anos. Hoje, entre as cem músicas mais tocadas, num ano em que o samba comemora o seu centenário, quase não temos uma música do segmento", contou ao iG  Magnu Sousá . "Para o Brasil, isso é menosprezar a sua identidade cultural."

Os músicos veem muitas mudanças no samba que era produzido nos anos 1990 e na música de agora. "A gente percebe que houve uma grande mudança na linguagem, o que encaramos como uma evolução", disse Magnu. "Em relação ao âmbito profissional, essa mudança tem sido bem mais demorada por conta do pouco desenvolvimento artístico muitas vezes antagônico ao sistema tecnológico", opinou. Para ele, falta investimento na formação de profissionais do meio.

Leia mais: Famosas caem no samba em final de semana recheado de ensaios para o carnaval

Com  Essência da Origem , a dulpa espera fazer uma homenagem não só a São Paulo, mas a todo o Brasil. "A nossa intenção é que o álbum tenha um impacto nacional, até porque trazemos em nosso DNA influências musicais de diversos lugares do País", explicou Magnu. "Não vemos o samba como um gênero musical regional", garantiu.

O álbum  Essência da Origem , estreia da dupla Prettos, será lançado ainda neste mês.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!