Oscars
Divulgação
Oscars

A Academia de Artes e Ciências de Hollywood anunciou nesta terça-feira (24) sua lista de indicados ao Oscar. Como era de se esperar, “La La Land: Cantando Estações” se consagrou como o grande destaque da lista. Com 14 indicações, o filme de Damien Chazelle igualou os recordes de “Titanic” (1997) e “A Malvada” (1950) com 14 indicações.

Leia mais: Confira a lista completa dos indicados ao Oscar 2017

“A Chegada” e “Moonlight: Sob a Luz do Luar” obtiveram oito indicações cada e “Até o Último Homem”, “Lion – Uma Jornada Inesperada” e “Manchester à Beira-Mar” receberam cada um seis indicações ao Oscar .

Leia mais: Globo de Ouro consagra "La La Land" e comédias sobre negros nos EUA

O último musical a ter uma presença tão maciça no prêmio foi “Chicago” em 2003. Foram 13 indicações e seis vitórias. À época, apenas cinco filmes disputavam o Oscar de melhor filme. “La La Land” vem se tornando um rolo compressor na temporada de premiações e não é exagero coloca-lo como franco favorito à principal estatueta dourada no dia 26 de fevereiro, dia da cerimônia de entrega dos prêmios.

undefined
Divulgação

Cartaz de "La La Land" comemorando as 14 indicações ao Oscar

Em um ano conturbado e de grande apreensão com a ascensão da era Trump, a Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood reagiu aos pecados do passado  e incluiu atores negros em todas as categorias de atuação. São seis negros entre as 20 atuações destacadas.  Barry Jenkins, fantástico na direção de “Moonlight”, tornou-se o quarto negro indicado ao Oscar de direção. O terceiro nesta década. Os outros foram John Singleton por “Os Donos da Rua” em 1992, Lee Daniels por “Preciosa” e Steve McQueen por “12 Anos de Escravidão” em 2013. Jenkins não é o favorito. Chazelle parece imbatível na categoria que ainda tem um dos diretores mais interessantes do momento, Denis Villeneuve por “A Chegada”. Kenneth Lonergan por “Manchester à Beira-Mar” e Mel Gibson, oficialmente perdoado das polêmicas do passado, por “Até o Último Homem”, completam a categoria.

A categoria de documentários também recebe filmes que problematizam a questão racial. O documentário de Ava DuVernay para a Netflix, “A 13ª Emenda”, concorre contra “I´m Not Your Negro” e “O.J : Made in America”. Completam a lista de pretendentes ao Oscar o italiano “Fogo no Mar” e “Life, Animated”.

"Um Limite Entre Nós", “Moonlight” e “Estrelas Além do Tempo”, indicados a melhor filme, também contribuem para uma forte presença negra no ano seguinte aos protestos do #oscarssowhite.

Atuações

A categoria de melhor ator obedeceu precisamente à disposição prevista pelo sindicato dos atores, cuja premiação acontece no próximo domingo. Casey Affleck (“Manchester à Beira-Mar”) é o principal favorito. Se Denzel Washington é o único vencedor lembrado. Além de Casey Affleck, Andrew Garfield também estreia no Oscar.

Ruth Negga e Michael Shannon, duas das surpresas do Oscar 2017
Reprodução/Twitter
Ruth Negga e Michael Shannon, duas das surpresas do Oscar 2017

Entre as atrizes, o Globo de Ouro novamente provou que ainda detém certo grau de influência junto à academia pelas presenças de Ruth Negga (“Loving”) e Isabelle Huppert (“Elle”) entre as indicadas. Se Emma Stone (“La La Land”) e Natalie Portman (“Jackie”) já eram certezas, a exclusão de Amy Adams (“A Chegada”) foi um tanto surpreendente. Meryl Streep, que não tem nada com isso, obteve sua 20ª indicação por “Florence – Quem é Essa Mulher?”.

Michael Shannon, que já havia concorrido ao Oscar por “Foi Apenas um Sonho”, surpreendeu e bateu nomes mais cotados como Hugh Grant (“Florence – Quem é Essa Mulher?”) e o colega de cena em “Animais Noturnos” Aaron Taylor-Johnson e juntou-se a Dev Patel (“Lion”), Jeff Bridges (“A Qualquer Custo”), Mahershala Ali (“Moonlight”) e Lucas Hedges (“Manchester à Beira-Mar”) na disputa entre os coadjuvantes.

Entre as atrizes coadjuvantes, nenhuma surpresa. Octavia Spencer (“Estrelas Além do tempo”), que era a possibilidade mais forte, juntou-se a Michelle Williams (“Manchester à Beira-Mar”), Viola Davis ("Um Limite Entre Nós"), Naomi Harris (“Moonlight”) e Nicole Kidman (“Lion”).

O Oscar 2017 parece suprimir, em um primeiro momento, as polêmicas. Mas elas perseguem o maior prêmio do cinema e com um presidente que não deve ter gostado nem um pouco do culto a Meryl Streep, elas podem estar mais próximas do que se imagina.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!