Marcado por uma série de fenômenos, os anos 80 no Brasil deixaram um legado muito forte para a música brasileira. Do punk dos Ratos do Porão aos sucessos do Titãs, o novo programa do canal VIVA, “ Os Anos 80 Estão de Volta ”, traça um panorama do cenário de rebeldia que invadiu o país naquela época. Exibido desde a primeira semana do mês, a próxima edição, que acontece neste domingo (15), coloca em cena o punk e o rock brasileiro da época.  

Evandro Mesquita, um dos icônes da música brasileira por ser vocalista da banda Blitz, é um dos convidados do programa
Reprodução
Evandro Mesquita, um dos icônes da música brasileira por ser vocalista da banda Blitz, é um dos convidados do programa


Leia mais:  Renato Russo: confira as músicas mais tocadas nos últimos cinco anos

O primeiro episódio trará a história do punk do país. “O punk chegou ao Brasil através de revistas e jornais importados, ou mesmo alguns críticos que escreviam a respeito, falavam dos primeiros shows dos Sex Pistols. Era essa a informação que tínhamos no começo”, revela Kid Vinil. “Na Inglaterra, tinha cabeleireiro, loja especial para se vender roupa para punk. Tinha tudo! Na verdade, o punk, em termos de roupa, foi uma moda. E uma moda internacional”, completa o artista. Na época, a música brasileira ainda não tinha familiaridade com o estilo, mas logo em seguida nomes como a banda Inocentes, Garotos Podres e Clemente Nascimento foram surgindo.

Leia mais:  Websérie apresenta talentos femininos da música independente brasileira

Você viu?

Já o segundo, exibido na sequência, aborda a consagração do rock brasileiro na década. Dos hits “Você não soube me amar” da banda Blitz ao clássico “Menina Veneno” do cantor Ritchie, o episódio mostrará como o estilo antes visto como algo marginal e alternativo conseguiu entrar para a história da música brasileira com a ascensão de diversas bandas e casas noturnas voltadas para o estilo musical.

Leia mais:  Armin Van Buuren exalta expansão da música eletrônica e a cena brasileira

Para traçar esse panorama, os episódios de “Os Anos 80 Estão de Volta” sobre os estilos  musicais contará com depoimentos de Arthur Dapieve, Claudia Kopke, Clemente Nascimento, Dado Villa-Lobos, Felipe Lemos, Guilherme Isnard, Hermano Vianna, Kid Vinil, Nasi Paulo Ricardo, Rui Mendes, Evandro Mesquita e ainda tem Guto Garcia Mello contando como convenceu João Araújo – pai de Cazuza e criador da Som Livre – a gravar um disco do filho.  

Confira um trecho do programa:


 “Os Anos 80 Estão de Volta” vai ao ar no próximo domingo (15) às 18h, com reprise no sábado (21) também às 18h.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!