A mostra de documentários trará exibição de filmes, debates e até lançamento de livro para as salas do Unibes Cultural em dezembro

Com a curadoria de Henri Arraes Gervaiseau, Paola Prestes e Regina Jehá, o “Território Expandido, Mostra de Documentários” , vai tomar conta do Unibes Cultural a partir do dia 6 de dezembro. A temática proposta pela programação, que vai ter exibição de filmes, debates e lançamentos, é abordar as relações existentes entre os indivíduos, os grupos étnicos e as comunidades nacionais em diversos períodos da contemporaneidade.

Marcelo Brant
"Pitanga" (2016) será um dos documentários brasileiros a serem exibidos na mostra



Leia mais:  17 filmes imperdíveis da 40ª Mostra Internacional de Cinema

Da Europa ao Brasil, a mostra de documentários trará uma grande diversidade de filmes – que incluem produções da antiga União Soviética -, além de mesas que proporão debates sobre a área. A situação atual do mercado audiovisual para o documentário, com Luis González Zaffaroni e Ana Paula Mansu; a execução dessa arte na periferia, com Rafael Sampaio, Renato Candido e Guilherme Cesar e uma discussão acerca da realização do longa “Era o Hotel Cambridge”, com a diretora Eliana Caffé  e a equipe do filme serão os temas abordados nas rodas de conversa durante a semana.

A mostra de documentários contará com três produções brasileiras na programação: “Pitanga” (2016), um filme sobre a vida do artista Antonio Luiz Sampaio, o pai de Camila Pitanga; “Ori” (1989), uma discussão sobre a relação entre a África Ocidental e o Brasil e “Martírio” (2016), uma revelação sobre a vida dos Guarani-Kaiowá e seus conflitos com o agronegócio.  Todas as exibições serão procedidas de um debate com os respectivos diretores dos documentários na sala do Unibes Cultural.

Leia mais:  Camila Pitanga dirige documentário sobre o pai e o apresenta no Festival do Rio

Além disso, a mostra trará o lançamento do livro “Cinema de Fato: Anotações sobre Documentário", de Carlos Alberto de Mattos, crítico e pesquisador de cinema. A obra é uma coletânea de ensaios e resenhas críticas sobre o universo, com abordagens sobre o trabalho de grandes nomes da área, como do brasileiro Eduardo Coutinho.

A abertura da semana do “Território Expandido, Mostra de Documentários” acontece no dia 5 de dezembro, no Cine Caixa Belas Artes, com a exibição do documentário “Em Jackson Heights” (2015) de Frederick Wiseman. O 40º filme do documentarista aborda a diversidade cultural e étnica do bairro de Jackson Heights, na cidade de Nova York. A entrada é franca e os ingressos precisam ser retirados com uma hora de antecedência.

Leia mais:  Documentário "Menino 23" relembra perigoso flerte do Brasil com o nazismo

Serviço

Documentário, Território Expandido
De 5 a 10 de dezembro de 2016.
Local: Unibes Culltural (R. Oscar Freire, 2500)
Abertura: Cine Caixa Belas Artes (R. da Consolação, 2423)
Ingressos: Grátis. Retirada de Ingressos com 1h de antecedência.
A programação completa está no site do evento

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.