Atual campeã do carnaval paulistano exibe neste domingo (30) os pilotos do desfile sobre a evolução feminina

Maria Rita desfila como madrinha de bateria da Vai-Vai
AgNews
Maria Rita desfila como madrinha de bateria da Vai-Vai
A Vai-Vai, escola de samba campeã do carnaval paulistano deste ano, vai apresentar neste domingo (30), às 19h, os pilotos das fantasias para o desfile de 2012. A agremiação do Bixiga, bairro da região central da capital, tem a cantora Maria Rita como madrinha de bateria e a apresentadora Ana Hickmann como madrinha da escola.

Siga o iG Gente no Twitter e receba as notícias das celebridades em tempo real

A Saracura, como é conhecida, vai tentar o seu 15º campeonato falando sobre a evolução feminina. O enredo “Mulheres que Brilham – A força feminina no progresso social e cultural do país” homenageará mulheres que se destacaram na história em diversos segmentos, da pré-história à presidência da república. “A mulher será retratada desde o tempo das cavernas até a conquista de sua independência”, explica o carnavalesco Alexandre Louzada .

A apresentadora Ana Hickmann é madrinha da Vai-Vai
AgNews
A apresentadora Ana Hickmann é madrinha da Vai-Vai
O maestro João Carlos Martins , tema da escola que garantiu o título deste ano, confirmou presença na festa, que será aberta pela apresentação da companhia de dança do projeto social mantido pela agremiação. Veja algumas das personalidades que serão lembradas durante o desfile da Vai-Vai:

Anita Garibaldi
Após conhecer seu marido, o guerrilheiro italiano Giuseppe Garibaldi , durante a Revolução Farroupilha, passou a lutar em guerras. É considerada uma das mulheres mais corajosas da sua época no Brasil e na Itália.

Chica da Silva
Escrava em Diamantina, Minas Gerais, ganhou o respeito da sociedade ao ser alforriada para viver com o contratador de diamantes João Fernandes de Oliveira , um dos homens mais importantes do estado na época. A união durou mais de 15 anos e rendeu 13 filhos.

Zuzu Angel: fama internacional na lutar contra a ditadura
Divulgação/Instituto Zuzu Angel
Zuzu Angel: fama internacional na lutar contra a ditadura
Chiquinha Gonzaga
Primeira compositora popular brasileira, chocou a sociedade de sua época ao se separar de seu marido. Também foi a autora da primeira marchinha carnavalesca e a primeira maestrina a reger uma orquestra no Brasil.

Leila Diniz
Atriz carioca considerada um símbolo da revolução feminina. Ela falava abertamente sobre sua vida pessoal e defendia que a mulher poderia ter prazer sexual independente de amor. Após uma entrevista sua para o jornal “O Pasquim”, foi instaurada a censura prévia na imprensa brasileira pela ditadura militar.

Zuzu Angel
Estilista mineira de fama internacional, se destacou em sua luta contra o regime militar brasileiro. Seu filho, o estudante Stuart Jones , foi torturado e morto durante a ditadura, mas foi dado como desaparecido pelas autoridades. Zuzu se aproveitou de sua influência para combater e protestar contra o então regime brasileiro.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.